Como fazer inovação se inspirando na genialidade de Leonardo Da Vinci.
Leonardo Da Vinci foi um inventor e um artista incrível que teve ideias que se espalharam e que interferem até hoje no nosso jeito de pensar, na nossa mentalidade, na nossa inovação. Ele não nasceu gênio, mas se fez gênio ao longo da sua história. Iniciou a vida sem muitos talentos, e com o tempo foi se moldando e se tornando único. Depois de 500 anos ele continua a inspirar pessoas no mundo todo com sua genialidade.
Publicidade
Em um trabalho intenso sobre Da Vinci, o jornalista norte-americano Walter Isaacson, conseguiu sintetizar 10 lições sobre a sua mentalidade que podem nos inspirar hoje para inovar.
1ª Lição de inovação: Seja curioso, incansavelmente curioso: Da Vinci queria saber sobre as coisas simplesmente por curiosidade. Busque o conhecimento pelo simples prazer da busca.
2ª Lição de inovação: Observe: Experimente sair do piloto automático e ter a capacidade de ver o que está invisível. Conserve a capacidade das crianças de se maravilhar com as coisas simples.
Publicidade
3ª Lição de inovação: Comece pelos detalhes: Esteja atento aos detalhes a sua volta, no seu dia a dia, em sua empresa, mergulhe no desconhecido. Dê chance para que o perfeito seja inimigo do bom. É preciso ter chance pra você fazer algumas coisas que são perfeitas, dedicar-se àquelas coisas em que você é ótimo.
4ª Lição de inovação: Distraia-se, crie para você e não apenas para os patronos: Da Vinci além de dedicar o seu tempo aos quadros, gostava muito de cozinhar. Dedique um tempo para desenvolver algo que seja importante para você. Tenha hobbies e reserve um tempo para fazer aquilo que gosta.
Publicidade
5ª Lição de inovação: Respeite os fatos: Entenda os acontecimentos e suas limitações.
6ª Lição de inovação: Trabalhe em conjunto com outras pessoas: Cerque-se de pessoas que têm objetivos em comum aos seus. Crie sinergia!
7ª Lição de inovação: Faça listas, anotações: Realizar um planejamento, além de te ajudar a se organizar melhor, libera a sua criatividade, uma vez que você não precisará pensar no que irá fazer.
8ª Lição de inovação: Esteja aberto ao mistério: Alimente sua fantasia, tenha o equilíbrio de sonhar, imaginar o que não existe e realizar ao poucos, fazer acontecer.
9ª Lição de inovação: Pense visualmente: Criar uma mapa mental pode ajudar o cérebro a entender o seu projeto e torná-lo realidade.
10ª Lição de inovação: Faça com que seu alcance seja maior que sua compreensão: Da Vinci não sabia que muitas das coisas que ele criou iriam gerar um impacto na atualidade.
Este conteúdo faz parte dos encontros semanais do Clube de Aceleração Protagonistas. A seguir compartilho o vídeo e o podcast da primeira parte do Programa para você conhecer um pouquinho mais sobre a genialidade de Da Vinci e se inspirar com ele.
Também conhecido como Menta, Marcelo reúne as competências de jornalista, professor e empreendedor, por isso suas palestras, cursos e workshops são reconhecidas pela qualidade e pela capacidade de sensibilizar e envolver o grupo. _Pioneiro da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital. – Professor universitário desde 1996. Desde 2011 é o responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking na ESPM/SP. – Editor de livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor), Ferramentas Visuais para Estrategistas e Passo-a-passo para negócios inovadores. – Consultor credenciado ao Sebrae, nas áreas de marketing, vendas e negócios, para o qual já desenvolveu mais de uma centena de palestras, workshops e projetos de abrangência nacional e locais, em quase todos os estados brasileiros. Marcelo representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade.
1 comentário
Pingback: Florença nos inspira para o novo Renascimento - Marcelo Pimenta