fbpx
Digital Futurotopia

Gerando oportunidades: 9 dicas sobre como bombar o seu perfil no LinkedIn em 2019.

O LinkedIn está se tornando uma importante ferramenta para encontrar influencers, prospects, sócios e novos talentos. Você cuida bem do seu perfil? Aqui vão 9 passos para arrasar no seu perfil em 2019.

1. LinkedIn: Cuide da sua foto de perfil e de capa.

Use uma foto de alta qualidade, de preferência 400 x 400 pixels – e deixe-a visível para todos.

Para controlar a sua visibilidade, vá para o seu perfil, clique em “Editar perfil público e URL”, na parte superior do canto direito. Na coluna direita você verá uma lista de opções, a partir daí basta selecionar a opção “Público” e permitir que todos os usuários do LinkedIn possam te encontrar e visualizar o seu perfil de forma completa.

É importante também escolher uma foto de alta qualidade para a capa, escolha de preferência algo que carregue um grande significado sobre quem você é enquanto profissional, nada de fotos de praia, a não ser que você seja um surfista profissional, o tamanho ideal é de 1584 x 396 pixels.

2. LinkedIn: Escreva uma headline e um perfil concisos e assertivos.

Em sua headline, descreva o que você faz em apenas 120 caracteres. Seja original e criativo, mas principalmente claro e informativo. Procure incluir palavras chaves dentro do seu setor de atuação, isso irá facilitar na hora de ser encontrado pela pessoa que procura alguém no seu nicho.

O seu resumo também deve ser breve e interessante. Não esqueça de revisá-lo regularmente para ter a certeza de que está atualizado com o que você tem feito e também com os seus objetivos. Ah, e se você está desempregado uma boa ideia é simplesmente colocar a área de atuação. Ex: Marketing Digital, Advocacia Criminal, Engenharia de Produção, etc.

O resumo permite que você adicione fotos, imagens e documentos, então adicione apenas o que realmente for relevante e agregador sobre o seu trabalho.

Uma das tendências mais emergentes dentro do LinkedIn é que as pessoas estão começando a focar nas próprias ambições e objetivos. Invés de fazer uma lista sobre o que você conquistou nos últimos 15 anos, considere oferecer uma simples porém audaciosa imagem do seu futuro, objetivos e ideias.

Essa é uma boa pedida para aqueles que estão em um estágio inicial da carreira ou até mesmo em estado de reinvenção, mudança profissional, já que o foco passa a ser o seu futuro em detrimento do seu passado.

futurotopia-linkedin

3. LinkedIn: Inclua informações (relevantes) sobre trabalhos anteriores. 

Não faça uma lista de absolutamente todos os seus trabalhos anteriores – a menos que todos eles sejam relevantes para o que você está buscando, é melhor falar sobre as suas experiências nos locais onde trabalhou: pinte a sua carreira de uma forma positiva e leve.

Não esqueça de dar aquele update na sua atual posição. Se você receber uma promoção, ganhar alguma espécie de prêmio, publicar um artigo ou se envolver com um projeto interessante, é importante informar no seu perfil, pois isso lhe dá mais credibilidade.

4. LinkedIn: Insira as suas Competências.

Adicione as competências, certificações e habilidades que possua, peça aos seus amigos que o recomendem. Tenha em mente que relevância é o termo certo na hora de pensar em LinkedIn: é melhor listar poucas habilidades e ser elogiado por elas do que ter uma grande lista e não ser recomendado.

Aqui também é importante fazer uma atualização regular – pelo menos quando você aprender algo novo ou para excluir alguma competência que já não seja  tão relevante para você.

futurotopia-linkedin

5. LinkedIn: Edite a sua URL

Naquela mesma parte onde você torna o seu perfil público, também é possível alterar a URL do seu perfil, o que facilita bastante que o seu perfil seja encontrado -até mesmo fora do LinkedIn, em buscadores como Google e Bing, a dica é usar o seu nome mesmo, com o hífen (-) entre os sobrenomes e o nome.

6. LinkedIn: Adicione os certificados

Você possui qualquer tipo de certificação profissional? Acabou de se graduar em um curso ou recebeu alguma espécie de treinamento online? Não tenha vergonha, mas orgulhe-se e exiba estas informações em seu perfil.

Leia também o artigo:  Futuro do trabalho: Precisamos acessar o potencial humano criativo e re-inventarmos nossas vidas.

7. LinkedIn: Peça por recomendações.

Recomendações descritivas e subjetivas de seus atuais ou antigos colegas de trabalho são de grande valor. Talvez seja a forma mais persuasiva de convencer alguém a te contratar. Escreva recomendações para os outros de forma espontânea, mas não se envergonhe na hora de pedir o retorno do favor.

Você encontra os botões para pedir e escrever recomendações através do perfil do seu contato e clicando no botão “Mais…”, próximo ao “Enviar mensagem”.

8. LinkedIn: Publique artigos.

Se o que você procura é aumentar a sua visibilidade enquanto profissional, o LinkedIn talvez não seja o melhor local para adicionar arquivos. Mas, de qualquer forma, publicar artigos é uma excelente maneira de mostrar a sua expertise.

Tente escrever um novo artigo pelo menos a cada 3 meses, cubra todos os tópicos que sejam quentes na sua indústria. Preste atenção para as imagens e o tamanho do título, pois ele não deve exceder os 60 caracteres e elas devem conversar com o texto.

Se você pensa em atingir pessoas específicas com a sua publicação, mande para elas por mensagem também. A busca orgânica do LinkedIn é um tanto quanto baixa, mas adicionar palavras chaves e marcar pessoas na publicação é uma boa maneira de aumentar o seu alcance e ajudar o artigo a ganhar visibilidade.

futurotopia-linkedin9. LinkedIn: Otimize a visibilidade do seu perfil.

Assim como qualquer outra plataforma de mídia social, o Linkedin tem algoritmos.

Não existe uma fórmula mágica para jogar o seu perfil ao topo das buscas, mas existe uma série de ações que você pode executar para torná-lo mais visível:

  • Inclua palavras chave relvantes no seu headline;
  • Adicione a sua cidade no perfil;
  • Insira exemplos impactantes do seu trabalho;
  • Complete as suas informações de contato;
  • Mostre o seu interesse por filantropia e caridade;
  • Faça parte de grupos sobre o seu nicho.

O LinkedIn já se tornou uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional e para gerar negócios, seu crescimento continua exponencial. Independente da indústria em que você atua ou da sua situação de trabalho, vale a pena dar um gás no seu perfil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já leu essa aqui?