fbpx
Digital Futurotopia

Lista de um Millennial #21: Pra quem quer entender gerações

Para quem ainda não sabe, em 2018 eu havia feito uma contagem regressiva mês a mês como forma de alerta que o tempo é curto e que é melhor utilizar de forma útil. Um ano passa rápido. A Lista da Semana foi uma ideia que tive no fim de 2018 para deixar mais saudável minha relação com a internet. Ficamos horas atualizando redes sociais, assistindo vídeos, navegando, mas muita coisa é inútil ou apenas um entretenimento bobo. A Lista é uma maneira de rastrear o conteúdo que consumo e criar um histórico, além disso é uma forma de curadoria de conteúdo onde eu compartilho temas interessantes que encontrei ou pesquisei na web.

1. Coluna: Cora Rónai – O Caminho do Brejo (08/12/2016)
https://oglobo.globo.com/cultura/a-caminho-do-brejo-20606929

“Brasília criou um fosso entre a nomenklatura e os cidadãos comuns. A elite mora com a elite, convive com a elite e janta com a elite, sem vista para o Brasil.”

2. Programa de TV: Antônio Abujamra entrevista a filósofa Viviane Mosé (bloco 3)

Selecionei o último bloco da entrevista, porque está mais quente. Entretanto recomendo assistir a entrevista completa.

3. Poema: Viviane Mosé

Impossível não lembrar do Bruce Lee falando “be water, my friend”.

4. Entrevista: Emicida no Le Monde Diplomatique Brasil

Adorei ver essa última versão do Emicida. Ele cada vez ta mais consciente do contexto que ele faz parte e de tudo que movimentou.

5. Música brasileira: Julio Secchin – Jovem

Ah, até que é bonitinha, vai…

6. Memória: Paulinho da Viola e Maria Bethania – Rosa Maria (1969)

Paulinho da Viola mostrando que seu charme já vem de lá de trás.

7. Personalidade brasileira: Marcello Tupynambá

Marcello Tupynambá foi um dos caras que construíram um estilo musical verdadeiramente nacional ao lado de Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga. Cito ele pagando meus tributos ao seu trabalho. Vale visitar um cite dedicado a sua obra.

8. Arquitetura: Centro Cultural de São Paulo – SescTV

O CCSP é um dos meus lugares favoritos na cidade. Vivo e aprecio esse espaço, que tanto falta na cidade. Espaço para a arte, espaço para ver gente se relacionando, espaço de gente criando. É um cantero de obras social.

9. Álbum da semana: Antonio Adolfo – Viralata

Isso é o Brasil que quero!

10. Podcast: Fooled by Spectrum
https://www.akimbo.me/blog/s-4-e-12-fooled-by-spectrum

Esse episódio está provocador demais. Muitas perspectivas que fogem ao senso comum, por exemplo a internet é vista não como um meio de comunicação em massa, mas como um ambiente nichado, especializado e de micro alcance. E isso faz todo o sentido, porque a internet é livre e o que se consome é de escolha do usuário, portanto essa pulverização é oposta a comunicação em massa, como a televisão ou rádio são. A internet é uma ferramenta de precisão, se isso era óbvio, estava fora do meu radar. Além disso, fica a provocação, em tempos de empresas globais como Nestle e Samsung, para freiar esse desejo de querer logo ter projeção mundial e distribuição de produtos enorme, como símbolo de sucesso. A provocação feita é seja bom localmente, seja essencial localmente, pense na sua comunidade mais próxima. Isso me faz pensar que a internet é um contrassenso maravilhoso, quem acha que ela tem função apenas para projeção global se engana.

Leia também: Linkedin: Como bombar seus perfil em 2019

11. Artista nacional: Bruna Ferreira
Pupouart Instagram

12. Livro: Just Kids – Patti Smith

13. Compras: um livro e uma bolsa usada

 

 

 

 

Até a próxima semama.  : )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já leu essa aqui?