fbpx
Digital Futurotopia

Lista de um Millennial #23: Pra quem quer entender gerações

Por Artur Cortucci

Para quem ainda não sabe, em 2018 eu havia feito uma contagem regressiva mês a mês como forma de alerta que o tempo é curto e que é melhor utilizar de forma útil. Um ano passa rápido. A Lista da Semana foi uma ideia que tive no fim de 2018 para deixar mais saudável minha relação com a internet. Ficamos horas atualizando redes sociais, assistindo vídeos, navegando, mas muita coisa é inútil ou apenas um entretenimento bobo. A Lista é uma maneira de rastrear o conteúdo que consumo e criar um histórico, além disso é uma forma de curadoria de conteúdo onde eu compartilho temas interessantes que encontrei ou pesquisei na web.

1. Documentário: A Ponte (2006)

Uma beleza encontrar esse documentário. Chocante saber que isso se passa na mesma cidade que vivo, é um grau de abandono e miséria revoltante. Viva a Tia Dag e quem ajuda projetos como esse. Acredito no que foi dito: quem vai mudar a realidade é a sociedade, não é o Estado ou município. Pergunto: Quando vai ser o ponto final e quando mudará tudo?

2. Conversa: Ruth Manus e Pondé

 

Apesar haver uma má interpretação da demanda da juventude de hoje por parte de ambos, a conversa é legal.

3. Roda Viva: Millôr Fernandes (1989)

Onde estão os provocadores de hoje como Millôr?

 

4. Vida doméstica: Dobrar camisetas rapidamente

foto da gavetahttp://twixar.me/bRYn

Vamos parar de perder tempo com essas coisas, tá?

5. Filme: Edifício Master

Esse filme não é fácil de se ver, ele é bem denso, mas ao mesmo tempo é de uma beleza conhecer um pouco da história de cada morador. Cada um ali com uma alegria e uma tristeza sem fim. Já tinha visto trechos desse filme anos atrás, lembro de uma sensação de repulsão. Depois de assistir novamente, me senti mais próximo de cada história contada.

6. História do Brasil: A música na Semana de 22 – Flávia Toni

7. Poema: Ouse Tudo – Lou Andreas-Salomé

Essa instalação urbana feita em São Paulo foi feita por Tadeu Jungle. Foi uma inicitiva pessoal e clandestina. Lindo, lindo, lindo

8. Arte: TUDO PODE (2003)

9. Grito entalado: Recado à quem espera mais e melhor

VOCÊS SÃO OMISSOS!

10. Arte nacional: Thomas Meira e Juline Lobão (@thomasmeira e @lobaojuline)

 

11. Compras: material de papelaria e 3 calças

12. Livro: Antologia Poética – Carlos Drummond de Andrade

 

Já leu essa aqui?