FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Será que devemos dedicar 12 horas do nosso dia, 6 dias por semana, por um chefe bilionário, sacrificando saúde e vida familiar por alguns dólares? Muitos chineses estão dizendo não. Eles querem uma vida mais saudável, equilibrada, onde possam viajar, fazer atividades, passar mais tempo com família e amigos.

tempo-996-china-futurotopia

A cultura do 996 (trabalhar das 9 am às 9 pm, 6 dias por semana) é parte do sucesso das gigantes de tecnologia por aqui, grupos como Alibaba, Tencent, Huawei, Baidu, DJI, Meituan, BYD, Bytedance entre outros. Mas é possível perceber que este conceito parece estar se esgotando à medida que a nova geração de chineses não está disposta a abrir mão de seu principal ativo: TEMPO! O millenial não acha justo que Jack Ma (e outros CEOs) encha mais os cofres em troca de seu sacrifício.

Leia também o artigo: Profissões do futuro exigem tempo livre.

Conforme a renda sobe, essa geração, que é apoiada por um pai com recursos, vai mudando sua visão sobre a vida. Marcas e empresas que não perceberem a tempo essa guinada podem sofrer um revés.

tempo-996-china-futurotopia

As gerações anteriores tinham como meta principal colocar comida na mesa. Um analista do meu time, nos seus 37 anos, me disse que só comia carne no dia do seu aniversário, quando era criança. Hoje ele come todos os dias!

Apesar desta cultura, muito necessária para compensar o atraso, ter feito (e ainda fazer) com que a China esteja hoje à frente em muitas áreas, os sinais mostram que haverá mudanças grandes no futuro. Outros centros da Ásia podem se beneficiar.

Um ponto importante pra reflexão é que o equilíbrio é importante demais na nossa vida, não se orgulhe de ser o colaborador com mais horas no escritório ou o que responde emails mais tarde. Isso não leva a nada.

Mude a régua, seja o mais eficiente, seja o que entrega mais, com mais qualidade, no menor tempo. Seja o mais efetivo. Seja o que trabalha melhor, não o que trabalha mais!

Um tempo a mais com os filhos tem muito mais valor do que algumas polegadas a mais na TV.

Até os chineses estão enxergando isso agora!

via GIPHY

Share.
Gilberto Carvalho

Head Of Marketing | Building Brands in China. Acredito firmemente na aprendizagem contínua e sei que quem somos hoje e o que podemos fazer pelos nossos clientes vem do desejo de estar sempre à frente da curva e do melhor que podemos ser.

Comments are closed.