FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Como resolver problemas:

Pare de apagar incêndios. Encontre soluções definitivas para os problemas

Quando falamos de liderança e empreendedorismo no futuro, vemos que é preciso adquirir algumas habilidades para conseguir permanecer e se destacar no mercado. Uma delas é saber lidar com problemas e o principal: encontrar a solução para eles.

Neste artigo, Paola Tucunduva, especialista em empreendedorismo, aborda sobre uma melhor forma de identificar e solucionar um problema sem correr o risco de enfrentá-lo novamente.

Eu posso não ter 100% do controle sobre o que acontece, mas eu posso controlar como eu vou reagir ao que me acontece.”

O que gera a solução definitiva de um problema é um trabalho com planejamento envolvendo a equipe e as ferramentas certas. Quando se resolve um problema no âmbito do óbvio, esse problema é resolvido numa superfície rasa, não é possível descobrir a verdadeira causa do problema e é por isso que ele volta a aparecer. Assim como a aspirina soluciona a febre mas não resolve a doença, é necessário encontrar a causa para que o problema não volte a acontecer.

Como diagnosticar o meu problema?

Primeiro de tudo é preciso saber quais são os fatores críticos de sucesso, entender o que é capaz de me levar a alcançar o objetivo e a meta que eu tenho na minha empresa. Com isso é preciso ter em mãos indicadores monitorados que mostram o que está caminhando bem e o que não está e, a partir disso, esses resultados me darão sinais. Os sinais podem ser positivos e significar oportunidades e avanços nos resultados, como também podem ser negativos, surgindo o problema, a partir daí é preciso seguir alguns passos para te ajudar a encontrar a solução desse problema.

1. Identifique o problema

Identificar o problema é o primeiro passo. O primeiro ajuste depois que um indicador nos mostra resultados negativos parece óbvio, mas deve ser feito da forma correta. A síntese do problema deve ser objetiva e precisa, não dando margem às suposições. Busque detalhes através dos indicadores e chegue com exatidão ao problema que acontece na sua empresa.

2. Analise o fenômeno

Analisar o fenômeno do problema é necessário para evitar cair nas armadilhas comuns como:

  • tomar decisões precipitadas,
  • acreditar que já se tem consciência do problema e partir para a ação,
  • especular a respeito da causa,
  • recorrer a ações interinas de maneira permanente (gambiarras),
  • usar inadequadamente a informação disponível ou não usá-la.

3. Analise a causa identificando a raiz do problema

Não pense apenas em solucionar os sintomas mas se aprofunde no que pode ser melhorado e terá a causa muito clara para que seja resolvida. Busque fontes de informação e criatividade ouvindo pessoas envolvidas, colaboradores, clientes, fazendo reuniões. Muitas vezes a solução aparece quando você consegue sair da empresa, do problema.

Leia Também: O 996 da China está morrendo.

Plano de ação

O plano de ação é importante para garantir que um desejo futuro se materialize através das ações concretas, além disso, acompanhar a realização efetiva das ações que levam aos resultados esperados é de suma importância para não deixar que as ações iniciadas no passado caiam no esquecimento.

Como construir um plano de ação?

  1. Divida seu Plano de Ação em PARTES (atividades) de um mesmo ASSUNTO.
  2. Construa um plano TRIMESTRAL e realize acompanhamentos SEMANAIS (utilize o formato de CRONOGRAMA).
  3. Priorize as ações que necessitam de maior ATENÇÃO.
  4. Aponte um RESPONSÁVEL para cada AÇÃO.
  5. Em cada revisão mensal ADICIONE NOVAS AÇÕES de acordo com a necessidade (oportunidade ou problema) e REVISE PRAZOS de ações que não foram realizadas no tempo planejado
  6. Após um trimestre FAÇA uma REVISÃO para verificar se todas as ações foram realizadas.
  7. Então CONSTRUA outro plano de ação para o PRÓXIMO TRIMESTRE (que pode conter ações antigas não terminadas).

Seguindo esses passos você obterá os indicadores de desempenho, as informações da análise de causa e efeito e a solução eficaz do problema.

Este conteúdo faz parte dos encontros semanais do Clube de Aceleração Protagonistas. A seguir compartilho o vídeo e o podcast da primeira parte do Programa  para você compreender como parar de apagar incêndios diários e chegar a soluções definitivas e eficazes.

Confira no formato em que preferir!

 

OUÇA O CONTEÚDO NO FORMATO PODCAST:

Confira todos os demais episódios do Programa MENTALIDADE PROTAGONISTA na plataforma que preferir!

 

 

 

 

Share.
Paola Tucunduva

Sou apresentadora do Programa Business Time, um programa de entrevistas voltado aos empreendedores que querem empreender nos Estados Unidos, transmitido ao vivo pelo Guia Brasil América ao vivo toda sexta-feira as 16h de Miami

Comments are closed.