FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O que de fato é economia?

Para entender o que é economia circular, primeiramente devemos entender sobre a origem da palavra “economia”, que vem do grego, onde a prefixo ECO (oikos) significa “casa”, e o sufixo NOMIA (nomos) representa “costume ou lei” ou também “administrar”. Assim sendo poderíamos traduzir ECONOMIA para “regras da casa”, e até mesmo “como administrar a casa”. É uma ciência que estuda as atividades econômicas, basicamente é a ciência que analisa a produção, a distribuição e o consumo dos bens e serviços. Mas como assim?

Economia representa o estudo de como a sociedade administra os recursos escassos que têm acesso e isso envolve diretamente a forma como ela aloca esses recursos e as decisões que toma.

Para conseguir traduzir o significado mais fidedigno de economia, seria preciso descrever algumas teorias clássicas, neoclássicas, marxistas, keynesianas e de outras escolas. Mas o objetivo do texto não é elucidar o conceito de economia, e sim apresentar uma nova forma de enxergá-la.

Para conseguir traduzir o significado mais fidedigno de economia, seria preciso descrever algumas teorias clássicas, neoclássicas, marxistas, keynesianas, e de outras escolas. Mas o objetivo do texto não é elucidar o conceito de economia, e sim apresentar uma nova forma de enxergá-la.

Hoje vivemos dentro de um pensamento econômico linear, oriundo lá da época da revolução industrial, onde o foco principal era a industrialização, ou seja, transformar um recurso em algum produto para depois comercializar. A regra do mundo era produzir, comercializar e descartar, fazendo girar a economia e desenvolver as nações. O problema nesse movimento em linha reta é que a maioria dos recursos são finitos e a população não pára de crescer.

Crescimento da População x Recursos Naturais

Imagine a população da Terra crescendo cada vez mais, as pessoas consumindo cada vez mais e os recursos naturais acabando. Outras espécies entrando em extinção, fauna e flora sendo totalmente modificadas, ecossistemas sofrendo diretamente com o “desenvolvimento” do ser humano.


Outras espécies sofrem com o “desenvolvimento” do ser humano / Imagem por Joel Saucedo

Pois é, vivemos dessa forma. O vício desse ciclo linear acaba sempre no mesmo lugar, onde extraímos uma riqueza, transformamos em algo, acumulamos até não poder mais e depois “jogamos fora”.

Mas será que vai fora mesmo?

Pra onde vão os materiais que descartamos? Você já se fez essa pergunta?

Buscando um novo estilo de vida, principalmente na percepção sobre o que consumimos, desejando estar mais alinhado com o equilíbrio ecológico do planeta, um novo modelo surge como alternativa para “administrar a casa”:

A ECONOMIA CIRCULAR.

Relacionamento sadio com o meio ambiente

A economia circular é um novo jeito de pensar no futuro e na forma como nos relacionamos com o meio ambiente, mudando a forma como percebemos o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. O modelo circular diz que aquilo que produzimos — produtos e serviços — têm origem em fatores da natureza (recursos) e que no final de sua vida útil, deve retornar à natureza em forma de resíduos ou de outros materiais com menor impacto possível.

Esse modelo consiste num ciclo de desenvolvimento positivo de forma contínua, buscando preservar o capital natural e otimizar a produção de materiais. Ela é baseada em três princípios:

  • eliminar resíduos e poluição por princípio;
  • manter produtos e materiais em ciclo de uso;
  • regenerar sistemas naturais.

É uma alternativa atraente que busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. É claro que para isso funcionar, é preciso mudar a percepção sobre conceitos e processos. Quebrar paradigmas que já estão enraizados na cultura da sociedade e buscar novos significados.

Enxergar uma nova forma de produzir materiais e de consumir recursos, inclusive a forma como nos relacionamos como pessoas e como seres vivos integrantes de um enorme ecossistema.

Círculo de Valor

Quando se fala em economia circular é impossível não citar a . Velejadora inglesa, detentora de recorde mundial pela mais rápida volta ao mundo navegando de forma solitária, fundado em 2010, após anos de viagens solitárias em veleiros, sempre com poucos recursos disponíveis e perceber sobre a importância na preservação desses recursos. A fundação hoje é reconhecida internacionalmente como um dos principais expoentes na transição para a economia circular, tendo parceiros e projetos globais de grande influência sobre a sociedade.

Ellen MacArthur / Imagem por livingcircular.veolia.com

De acordo com o diagrama sistêmico da economia circular proposto pela Ellen MacArthur Foundation, o modelo busca reconstruir o capital, seja ele financeiro, manufaturado, humano, social ou natural. É baseado num sistema de cascatas, gerando fluxo contínuo de materiais técnicos e biológicos através do “círculo de valor”.

Diagrama Sistêmico / Imagem por ellenmacarthurfoundation.org

Mas o que isso significa?

Significa preservar o máximo possível a utilização de recursos naturais, controlar os estoques e equilibrar o fluxo de recursos que são renováveis. Otimizar a utilização desses materiais, reutilizando, redistribuindo, reciclando, fazendo de tudo para eles possam retornar ao ciclo de uso.

Arte por PIRO4D

E como aplicar isso no dia a dia?

Desde a forma como lidamos com os resíduos de casa, até o nosso comportamento de consumo. Repensar atitudes cotidianas pode refletir diretamente em nosso estilo de vida. Escrevi uma lista de 8 dicas de como perceber os resíduos de outra forma, segue o  pro texto. Vale a pena conferir! : )

Veja aqui três exemplos de economia circular na prática:

E aí fica a pergunta: será que nós podemos construir um novo modelo econômico, usando a criatividade, a inovação e a tecnologia a nosso favor?

Gostou do texto e quer discutir comigo sobre o tema? Fica o convite para conhecer o @ e continuar o debate.

Siga o Green Thinking Project no Instagram:

https://www.instagram.com/p/BwfZd4lnkPS/

 

 

 

 

 

 

 

 

Share.
Lucas Fontes

Empreendedor e Educador. Surfista e entusiasta. Ambientalista e pesquisador.

Comments are closed.