FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Como a aplicar a Gestão Ágil de Projetos na sua empresa?, por Marcelo Pimenta.

O mundo está mundo rapidamente e precisamos estar preparados para as novidades do futuro. Com isso, o jeito de gerenciar projetos vem se transformando. É preciso gerenciar expectativas cada vez maiores, em prazos cada vez mais curtos. O que foi planejado muitas vezes não atende mais às necessidades, pois o cenário mudou.

Como lidar com recursos escassos, exigência de resultados, profissionais pouco preparados e orçamento restrito? A solução para isso está na Gestão Ágil de Projetos. Neste artigo, Marcelo Pimenta, especialista em inovação, nos mostra como a gestão de projetos tem mudado em consonância com a nova realidade dentro das empresas e como é possível aplicar a Gestão Ágil de Projetos na sua empresa.

Primeiramente é preciso entender quando precisamos de um projeto.

Um projeto se faz necessário sempre que você precisa sair de uma situação atual e chegar à outra, ou seja, está diretamente atrelado ao objetivo que pretende alcançar dentro de um espaço de tempo. Pode ser realizado para a construção de uma casa, para o desenvolvimento de um website, dentre outras inúmeras razões.

Já não dá mais para pensar em projetos sem levar em consideração às transformações que enfrentamos hoje e como a tecnologia e o novo perfil do consumidor influencia no modo como as empresas gerem suas atividades.

Esses são alguns fatores que interferem diretamente na gestão de projetos.

  • O cidadão conectado em rede
  • Startups e os novos modelos de negócio
  • Propósito Lowsumerism (Menos é mais)
  • Experiência e colaboração

Por isso, cada vez mais é preciso repensar e criar projetos centrados no cliente e isso é muito desafiador. Os projetos precisam estar em sintonia com a realidade do negócio de forma rápida e dinâmica.

 

Como aplicar a Gestão Ágil de Projetos em sua empresa?

Para que uma empresa aplique a Gestão Ágil de Projetos é preciso compreender os novos conceitos e abordagens e proporcionar um ambiente em que os processos estejam cada vez mais interligados e com foco no cliente. A seguir, veja uma comparação que elaborei para exemplificar o novo modo de gerir projetos:

ENTENDER

Antigo: Pesquisa de Mercado

Atual: Design Thinking

Para entender o cliente e o mercado, antes as empresas contavam exclusivamente com pesquisas complexas. Hoje o Design Thinking oferece uma série de passos e ferramentas que dão ao empresário conhecimento realista e dinâmico em seus projetos.

EQUIPES

Antigo: Hierárquicas

Atual: Auto-gerenciadas

A antiga hierarquia vertical nas empresas dá lugar para equipes autônomas, com características e desafios próprios.

TAMANHO DO TIME

Antigo: O que for necessário.

Atual: Que possam comer 2 pizzas

A analogia das 2 pizzas mostra que os times estão cada vez mais enxutos responsáveis por áreas específicas.

 

ESTRUTURA

Antigo: Departamentos

Atual: Squads

Consequentemente, as estruturas das empresas são diferentes nos tempos atuais. O que antes chamávamos de setor ou departamentos, hoje consideramos como squads (uma referência às tropas em batalha). Os squads são separados não pela tarefa, mas sim pelo objetivo e etapa de relacionamento com o cliente, por exemplo, um squad de Aquisição de Clientes, pode conter profissionais de TI, de Marketing, de Financeiro, dentre outros.

PLANEJAMENTO

Antigo: Waterfall/Cascata

Atual: Scrum/Projetos Ágeis

Como apoio no planejamento dos projetos, existem metodologias capazes de auxiliar a empresa com abordagem ágil, como por exemplo, o Scrum.

EXECUÇÃO

Antigo: Cronograma completo

Atual: Sprints

No modelo antigo a execução se baseava em períodos longos até que se considerasse o objetivo final. Atualmente vê-se a execução como corridas curtas que precisam de resultados rápidos e com adaptações durante esse percurso.

ACOMPANHAMENTO

Antigo: Periódico

Atual: Diário

Justamente devido ao fato da execução ser mais rápida e ter a possibilidade de adequações durante o processo, o acompanhamento precisa ser feito diariamente, pois se houver algum erro, a correção pode ser feita instantaneamente e não há perda de tempo e investimento.

MÉTRICAS DE SUCESSO

Antigo: Finalização do projeto

Atual: Atingimento dos resultados

As métricas de sucesso do projeto, hoje, estão relacionadas à vários resultados e não somente a um. Ou seja, haverá mais indicadores que influenciarão na consideração final sobre o desempenho das equipes.

Confira no formato ou plataforma que preferir!

Confira todos os demais episódios do Programa MENTALIDADE PROTAGONISTA na plataforma que preferir!

Blog: Mentalidade Protagonista

Share.
Marcelo Pimenta

Também conhecido como Menta, Marcelo reúne as competências de jornalista, professor e empreendedor, por isso suas palestras, cursos e workshops são reconhecidas pela qualidade e pela capacidade de sensibilizar e envolver o grupo. _Pioneiro da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital. – Professor universitário desde 1996. Desde 2011 é o responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking na ESPM/SP. – Editor de livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor), Ferramentas Visuais para Estrategistas e Passo-a-passo para negócios inovadores. – Consultor credenciado ao Sebrae, nas áreas de marketing, vendas e negócios, para o qual já desenvolveu mais de uma centena de palestras, workshops e projetos de abrangência nacional e locais, em quase todos os estados brasileiros. Marcelo representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade.

Comments are closed.