FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Deep Fake, uma siglonimização de “deep learning” e “fake”, é uma técnica de síntese de imagens ou sons humanos baseada em técnicas de inteligência artificial. É mais usada para combinar a fala qualquer a um vídeo já existente. Wikipédia

Para entender melhor o conceito de Deep Fake, primeiramente devemos entender o que é Deep Learning que é uma tecnologia digital está alcançando níveis de refinamento extraordinários;

O que é Deep Learning?

NO VIDEO ACIMA: “Se eu morrer, gostaria de morrer completamente.” Trinta anos após sua morte, suas palavras assumem um novo significado no Museu Dali, em São Petersburgo, Flórida. "Dali Lives" usa inteligência artificial para que os visitantes experimentem sua personalidade maior que a vida de maneira íntima e pessoal.

O deep learning (aprendizado profundo) é um subconjunto de inteligência artificial, baseado na maneira como engenheiros e cientistas acreditam que os cérebros biológicos funcionam.

O “profundo” no aprendizado se refere ao número de camadas (profundidade) da transformação de dados no “cérebro” da máquina.

Também conhecidos como aprendizado hierárquico ou redes neurais, os sistemas de deep learning aprendem por tentativa e erro.

Dito de forma diferente, ao contrário de ser explicitamente programado para reconhecer um objeto em particular, um sistema de deep learning aprenderá como reconhecer um objeto após várias tentativas.

Sua utilidade serve para a identificação de quase tudo, como determinar animais em imagens ou identificar a marca de uma torneira em uma foto de uma cozinha.

Há um número ilimitado de bons usos para sistemas de aprendizado profundo. Eles têm o poder de mudar verdadeiramente o nosso mundo. Mas há usos mal-intencionados, como pode ser o caso do deep fake.

O que é o Deep Fake

Em dezembro de 2017, alguém usou um algoritmo de deep learning para pegar o rosto de Gal Gadot (a atriz que interpretou a Mulher Maravilha) e colá-lo no corpo de uma atriz adulta em um vídeo pornô.

A semelhança é próxima, embora não seja próxima o suficiente para enganar quem olha com mais atenção.

O vídeo veio de um post do Reddit, de um usuário chamado “deepfakes”, que usou ferramentas de aprendizado de máquina de código aberto para criar o vídeo.

Está longe de ser a primeira vez em que esse tipo de coisa acontece. No entanto, foi a primeira vez que a tecnologia foi utilizada para algo potencialmente prejudicial à imagem de alguém.

Para os olhos destreinados, ambos os tipos de imagens parecem reais. Assim, chegamos a um paradoxo: o que significa “real”?

Como o deep fake pode influenciar um mundo pós-verdade

À medida em que a tecnologia promove melhoras em ritmo exponencial, fica mais difícil discernir o que é real e o que é falso.

Há uma diferença, tanto na dificuldade técnica quanto na responsabilidade ética, entre fazer uma figura pública dizer o que você quer que ela diga.

E trocar o rosto de uma celebridade pelo rosto de uma atriz de cinema adulta representa o início dessa discussão.

As ferramentas de deep learning estão se tornando mais fáceis de usar e mais prontamente disponíveis todos os dias.

É só uma questão de tempo até que essa tecnologia seja tão fácil de aplicar quanto um filtro do Instagram.

Quando todos estiverem a um toque de criar uma realidade alternativa, viveremos firmemente na era pós-verdade, ou seja, a perda da importância do que é verdade (real) ou não.

Quer se aprofundar sobre o tema? Assista:

PÓS VERDADE, FAKE NEWS E FAKE ETHICS

O que é verdade e o que é mentira na era digital? Hoje, o professor Luis Mauro Sá Martino se aprofunda e te convida a refletir sobre as questões mais humanas, pragmáticas e sociais das fake news.

DEEP FAKE: Vídeos falsos de pessoas reais – e como identificá-las

Você acha que é bom em detectar vídeos falsos, onde pessoas famosas dizem coisas que nunca disseram na vida real? Veja como eles são feitos nesta conversa surpreendente e demonstração de tecnologia. O cientista da computação Supasorn Suwajanakorn mostra como, como estudante de graduação, ele usou modelagem de IA e 3D para criar vídeos falsos fotorrealistas de pessoas sincronizadas com áudio. Saiba mais sobre as implicações éticas e as possibilidades criativas dessa tecnologia – e as medidas que estão sendo tomadas para combater seu uso indevido.

 

 

 

 

 

 

Share.

Comments are closed.