FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O que está acontecendo no mundo hoje?

Eu ando me perguntando com muita frequência. Você não?

Converso com amigos, leio, ouço. Bebês geneticamente modificados, computadores quânticos, singularidades, mentes se desgarrando de corpos. pós-digital, humanos pré-divinos (só essa semana, risos).

Vivemos tempos maravilhosos. O Harari viu isso com mais profundidade que qualquer outro autor que conheço. Porque de alguma maneira, ele conseguiu condensar e destilar alguns milênios de conhecimento humano, construindo uma meta-narrativa, uma SAGA ÉPICA, onde os personagens são terríveis e fascinantes. Basicamente, todos nós.

Em Sapiens, ele investigou como um macaco insignificante dominou o mundo. Em em Homo Deus ele explorou nosso futuro como espécie.

Em 21 Lições para o Século 21 ele analisa o aqui e o agora. Mais: ele usa nosso passado para entendermos o presente e sugerir que não precisamos ser reféns do futuro. Verdade, pós-verdade, fake news, filmes, liberdade, justiça, trabalho, igualdade, nacionalismo, religião, educação, Deus, sentido da vida, mente… nada fica de fora nesse painel do mundo que ele propõe.

A partir de hoje, escreverei um tópico ao dia a respeito de cada um dos 21 capítulos. Vou tentar trazer as principais idéias resumidas, com comentários. Já aviso, algumas serão osso de digerir. O cara é polêmico.

E para que você entre na obra dele com o espírito desarmado, é legal entender algumas coisas dele e ter as seguintes premissas:

1) ele é cético (se pergunta tudo antes de aceitar qualquer resposta), secular e ateu (tem um código de ética baseado em valores humanos e não divinos), vegano (tem uma relação pessoal com qualquer forma de vida), judeu, europeu e do Oriente Médio (é um filho da globalização com profundas raizes históricas e filosóficas).

2) esqueçam esse papo que ele é fatalista ou distópico; isso é coisa de quem não entendeu a sua obra. Ou seja, ele acha que nunca vivemos em uma época tão abençoada. Mas não existe almoço grátis.

3) ele sempre aponta as conexões de revoluções de nossa era e nossa vida interior. Uma sem a outra é impossível.

4) para qualquer assunto, ele foca a análise simultânea sob a ótica da ciência, filosofia, teologia, história, economia. Se expressa com liberdade quase absoluta.

5) ele sabe que pode desagradar a gregos e troianos. Inclusive a você.

LEIA TAMBÉM: Precisamos falar de sustentabilidade e resiliência: O futuro está dentro de nós!
 Se você está ok com isso, aperte o cinto, liga os fones e vãobora. Prometo tentar não te entediar.

Serão quatro blocos, cada um com vários temas:

  • Desafio tecnológico: desilusão, trabalho, liberdade, igualdade
  • Desafio político: comunidade, civilização, nacionalismo, religião, imigração
  • Esperança e desespero: terrorismo, guerra, humildade, Deus, secularismo
  • Verdade: ignorância, justiça, pós-verdade, ficção científica
  • Resiliência: educação, sentido, meditação.

Voltaire dizia (e o cara era um badass): A dúvida é uma condição desconfortável, mas a certeza é ridícula. Então se segura aí.

Vale a pena entrar no mundo de Harari, assista esse TED onde o historiador sugere uma razão surpreendente para a ascensão da humanidade.

Há mil anos, nossos ancestrais humanos eram animais insignificantes, apenas cuidando de seus próprios negócios em um canto da África com todos os outros animais. Mas agora, poucos discordam que os humanos dominam o planeta Terra; nós nos espalhamos por todos os continentes e nossas ações determinam o destino de outros animais (e possivelmente a própria Terra). Como chegamos de lá até aqui?

Beijos

Anna Flavia

Ps: gostou? É seu para compartilhar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share.
Anna Flavia

Filósofa, pesquisadora de criatividade e de polimatia. Co-founder Associação Polímata. Professora e facilitadors de insights, encantando serpentes. Co-fundadora do Tomorrow X. Future Hunter e professora da Oli - Aerolito.

Comments are closed.