FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Na vida de todo empresário ou empreendedor existe essa possibilidade: a de falhar. E eles vivem com essa possibilidade todos os dias.

Mas se a empresa entrar em “crise” por alguma falha do empresário ou do empreendedor, não fazer algo para mudar essa situação não é e nunca será uma opção.

Alguns empresários ao primeiro sinal de crise já pensam em mudar o posicionamento do negócio. E essa tem sido uma prática cada vez mais comum atualmente.

Mas antes de qualquer atitude precipitada alguns fatores precisam ser considerados e analisados com muita inteligência.

Uma marca pode ficar mal falada por inúmeros motivos, mas neste artigo serão abordados apenas dois.

Leia também:

1- 12 Benefícios que uma Viagem Desafiadora Traz para sua Vida e Carreira

2- CRISPR: A Nova Ferramenta de Edição de DNA

3-Desenvolvendo a Intuição: Você é um Adulto Índigo?

Comunicação ofensiva

Essa é a primeira possibilidade de um negócio entrar em colapso.

Hoje em dia, de maneira muito mais forte do que há dez anos atrás, as empresas precisam se comunicar. E as grandes propulsoras disso foram a internet e as redes sociais.

Por um lado, poder se comunicar em diversos canais diferentes é um potencial gigantesco de crescimento, mas por outro, um simples desalinhamento na comunicação pode fazer o seu negócio declinar de maneira desproporcional em segundos.

Essa é uma das formas mais fáceis de uma empresa ficar mal falada atualmente.

E, ainda assim, muitas empresas repetem erros e negligenciam completamente a forma de se comunicar com seus clientes e com os usuários em geral.

É muito difícil sair de uma crise como essa e, muitas vezes, fazer uma ‘atualização’ pode mesmo parecer a melhor opção.

O mais importante é ter humildade o suficiente para assumir o erro e inteligência o suficiente para transformar esse erro em uma oportunidade de crescimento haverão resultados significativos.

Algumas atitudes são essenciais, como alterar o tom da comunicação, mudar as associações e os assets que estava sendo construindo até então e, acima de tudo, não tentar “apagar” esse erro, mas sim usá-lo estrategicamente e convencer o público de que ele nunca mais vai se repetir.

Operação falha

Pode parecer óbvio dizer que uma das causas possíveis de uma empresa entrar em crise é porque a operação não é eficiente.

Acredite, a maioria das pessoas não acham isso.

Como citado, a comunicação é um pilar essencial para a estrutura de um negócio, mas se a falha está na entrega do produto não há comunicação que salve.

Na maioria das vezes o empreendedor sabe que a operação é falha e que a entrega do produto não cumpre com o que a empresa comete, e mesmo assim ele não faz absolutamente nada para mudar. E esse é o maior erro que um empreendedor pode cometer.

Então se a sua empresa está em crise por conta da falha entrega de valor na ponta do cliente, você precisa ajustar agora a entrega do seu produto. Seja lá qual ele for.

Conclusão, não existe hack de conteúdo, campanha de mídia ou um criativo genial que recupere uma marca que entrega um valor horrível para o consumidor. A única forma de consertar isso é começando a tomar as atitudes corretas na ponta do seu negócio. Nada acontece rápido no mundo dos negócios. E não seria diferente com uma gestão de crise.

Infelizmente ou não, o próximo passo depois de consertar a sua entrega é esperar o tempo passar para que todos os consumidores que foram lesados pela sua operação anterior possam se reacostumar e reconquistar a confiança no seu negócio.

Seu produto é a sua reputação

No fim do dia, o que constrói a sua marca é o seu produto.

Esse sempre vai ser o maior driver de reputação e respeito que um empreendedor pode construir para o seu negócio.

Comunicação é fundamental, mas apostar todas as fichas nela é um erro extremamente amador.

Quem encara seriamente o seu negócio sabe o quão imprescindível é garantir a qualidade do serviço e fazer a operação funcionar.

Nenhuma crise acontece sozinha. E quando ela aparece é o momento de dar um passo para trás, olhar para o negócio, encontrar o erro, afinal, ele existe em 100% dos casos, e começar a agir imediatamente.

Os erros mais óbvios são os que mais causam estragos. E isso ocorre justamente porque ninguém está olhando para eles.

Fonte: Rapha Avellar

Saiba mais sobre como gerenciar uma crise com Christian Barbosa, considerado o maior especialista em produtividade no Brasil:

Esteja sempre por dentro de nossas publicações. Siga o Futurotopia no Instagram:

https://www.instagram.com/p/B5d5O86FOfS/

Não siga tendências, antecipe-as e saia na frente. Clique aqui e se inscreva em nosso WEBINAR GRATUITO com a caçadora de tendências, pesquisadora de comportamento e palestrante, Sabina Deweik.

Share.
Rapha Avellar

Fundador & CEO da Avellar.

Comments are closed.