FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Os impactos do mundo VUCA no futuro da educação, por Marcelo Pimenta

Você já ouviu falar que estamos vivendo em um Mundo VUCA? E que um futuro promissor depende de entendermos o que isso realmente significa e impacta em nós e na nossa educação? Pois é, estes avanços tecnológicos que vemos acontecendo e a velocidade das transformações desta geração, influenciam diretamente na sociedade como um todo, e tudo começa pela a área da educação.

“Vivemos em um mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.”

De forma sintética, pode-se dizer que o cenário traz diversos impactos por ser muito fluido e líquido, onde tudo muda muito rápido (volatilidade), temos dificuldade em enxergar e prever o futuro (incerteza/uncertainty). Além disso, fica cada vez mais difícil compreender o resultado das situações, pois não existe uma regra apenas (complexidade) e os problemas podem ter múltiplas saídas e respostas (ambiguidade).

Portanto a única coisa certa que temos é que o Mundo VUCA muda tudo. Nem mesmo a educação, que por muitos anos tem resistido às mudanças, está passando ilesa a este fenômeno. As principais mudanças? Confira a seguir:

 

O futuro da educação – Veja os impactos do mundo VUCA na educação:

1. Aprender a aprender

Com um cenário totalmente veloz com transformações rápidas, não basta apenas decorar ou ter informações sobre um conteúdo em si. Os estudantes precisam aprender a aprender, compreender e aceitar novos métodos, mais eficazes e criativos para absorver a informação e fazer dele um efetivo conhecimento.

2. Aprender a DESaprender

Além de provar novas fórmulas, é preciso abrir mão de velhos paradigmas e esquecer velhos caminhos em busca de outras possibilidades de aprendizado. É preciso que tanto o professor quanto o alunos estejam dispostos a reconstruir uma nova maneira de chegar ao conhecimento em conjunto e não mais de uma forma unilateral sem participação e interação.

3. O professor como facilitador

Neste Mundo VUCA, o professor deixa o papel do único detentor do conhecimento e senhor da verdade. Ele passa a ser um orientador, que aponta algumas direções, tira dúvidas, oferece problemas e desafios de forma que o próprio aluno tenha autonomia para encontrar a solução.

4. O estudante como protagonista

Como as informações em si estão distribuídas e acessíveis a todos, o aluno também é um agente “dentro da sala de aula”, que acrescenta, atualiza, recorre às suas experiências para criar um ambiente totalmente inovador e sem um padrão pré-formatado de aprendizado.

5. Engajamento, Experiência e Gamificação

A antiga sala de aula com carteiras enfileiradas devem ser urgentemente repensadas, assim como a dinâmica e os métodos de avaliação. A gamificação vem para trazer uma nova perspectiva de começo, meio e fim, vitórias derrotas e aprendizado com os erros. Quanto mais o aluno for exposto a situações mais parecidas com a realidade do mundo, melhor preparado ele vai estar e menos propenso a decepções e frustrações.

6. A experiência emocional é a que fica

Esqueça os imensos currículos que apenas listam por onde você passou. O que vai contar mesmo é como você passou, quais foram as suas contribuições e seus aprendizados. O conhecimento, sem dúvidas, continua sendo um fator chave, mas a emoção e a forma como você lida com todas as complexidades do mundo faz de você uma pessoa melhor e mais preparada.

7. Online e Offline estão cada vez mais integrados

Engana-se quem afirma que no futuro somente o virtual vão prevalecer. Somos seres sociais por essência e isso tecnologia alguma vai acabar. O que acontece é que as ações físicas e virtuais vão ficar cada mais alinhadas e integradas de forma complementar. Por exemplo, os alunos podem contar com a orientação do professor online e fazer pesquisas em casa, mas a concretização do projeto é feita offline, de modo que permita o debate e o compartilhamento dos aprendizados. Isso vale também para os novos formatos de trabalho.

LEIA TAMBÉM:

[Cenários Diga Olá – Diga Adeus]: O Futuro em 2025 – Como passaremos nosso tempo livre.

Em uma perspectiva ampla, pode-se afirmar que a educação já vem se adaptando a todas essas transformações, mas ainda há um bom caminho pela frente. Tentar frear as transformações será em vão, portanto sofrerá menos quem se adaptar mais rápido ao mundo VUCA e todas as oportunidades e avanços que ele tem a nos oferecer.


O futuro da educação

Share.
Marcelo Pimenta

Também conhecido como Menta, Marcelo reúne as competências de jornalista, professor e empreendedor, por isso suas palestras, cursos e workshops são reconhecidas pela qualidade e pela capacidade de sensibilizar e envolver o grupo. _Pioneiro da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital. – Professor universitário desde 1996. Desde 2011 é o responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking na ESPM/SP. – Editor de livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor), Ferramentas Visuais para Estrategistas e Passo-a-passo para negócios inovadores. – Consultor credenciado ao Sebrae, nas áreas de marketing, vendas e negócios, para o qual já desenvolveu mais de uma centena de palestras, workshops e projetos de abrangência nacional e locais, em quase todos os estados brasileiros. Marcelo representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade.

Comments are closed.