FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

4 Cenários Possíveis Para o Mundo Pós-Crise do Corona Vírus, tradução de Braulio Medina

A crise do Corona Vírus trará profundas mudanças na economia e na sociedade e a maioria dos especialistas e pensadores das mais diversas áreas afirmam que o mundo jamais será como era antes.

[ATENÇÃO: Link para o Artigo Completo Está no Fim Deste Post] 

Viveremos uma fase incerta de transição rumo ao desconhecido e ninguém agora tem uma bússola ou GPS apontando na direção certa. Nestes momentos, o que resta são conjecturas e um exercício de futurologia.

Quando eu encontrei este White Paper original em alemão do Instituto do Futuro (Zukunftsinstitut), o que me chamou atenção foi a  análise multi-disciplinar, levando-se em consideração aspectos geopolíticos, diplomáticos, micro e macroeconômicos, do meio ambiente, da saúde individual e pública etc.

Os 4 cenários descritos pelos autores são:

  • CENÁRIO #1: Isolamento Total – Todos Contra Todos (Pessimismo e Localismo) – Bem vindo à Sociedade Super Segura. A sociedade está novamente se definindo claramente como uma nação. A segurança só pode ser garantida se as fronteiras de uma zona de segurança estiverem claramente definidas.

  • CENÁRIO #2: Era do Sistema – Modo Permanente de Crise (Pessimismo e Globalismo) – O vírus fez o mundo colapsar e ele não consegue se mover adiante. O foco em interesses nacionais chacoalhou massivamente a confiança em cooperação global e um retorno aos hábitos do passado não é mais possível.

  • CENÁRIO #3: Neo Tribos – A Retirada Para a Esfera Privada (Otimismo e Localismo) – Após a crise do Corona, a sociedade globalizada retorna a estruturas mais locais. Produtos regionais ganham mais valor do que nunca. Pequenas comunidades emergem e se consolidam, sempre se diferenciando cuidadosamente de outras. Sustentabilidade e uma “cultura de nosso povo (We-Culture)” tornam-se valores importantes, porém, sempre pensados localmente, mas não globalmente.

  • CENÁRIO #4: Adaptação – A Sociedade Resiliente (Otimismo e Globalismo) – A sociedade mundial está aprendendo com a crise e desenvolve sistemas adaptativos e resilientes. Correntes sociais profundas na direção de Post-Growth, We-Culture, Glocalization e Post-Individualization, que já existiam antes da crise, são catapultados do nicho ao mainstream.

Antes que você prossiga com a leitura, é importante frisar que esta é uma análise de cenários ampla, que leva em considerações eventuais tendências como de-urbanização, nearshoring, privacidade, big data, glocalização, pós-individualismo, we-culture etc.

LEIA TAMBÉM: Uma crise é um oportunidade terrível a se perder. Como o Covid-19 mudou nosso mundo: o futurista Gerd Leonhard olha para trás do futuro próximo.

Caso queira visualizar quais setores econômicos específicos deverão experimentar crescimento e quais irão contrair, sugiro a leitura deste outro post aqui, que irei atualizar à medida em que for coletando novas informações e insights.

>SEM MAIS DELONGAS, AQUI ESTÁ A VERSÃO EM PORTUGUÊS DO ARTIGO “O EFEITO CORONA : 4 CENÁRIOS FUTUROS


fonte:

Share.
Braulio Medina

Além de dar aulas e palestras sobre growth hacking, empreendedorismo e marketing digital, eu ajudo as empresas crescerem, por meio da aplicação das mais eficientes táticas e estratégias de growth hacking e growth marketing. Sou um dos fundadores do Growth Team, 1a Agência de Growth Marketing na América Latina. Nossos serviços incluem inúmeras táticas e estratégias não-convencionais para crescer um negócio, bem como as mais convencionais como Anúncios no Facebook e Google, SEM-SEO, inbound e outbound marketing, cold mailing, segmentação, precificação e automação de marketing.

1 comentário

Leave A Reply