FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Produtividade em casa:

Se você não for um profissional de saúde ou que trabalha em serviços considerados essenciais, deve estar, assim como eu, em quarentena nesse período pouco usual que estamos passando. Entre as diversas atividades que sigo desempenhando, a necessidade de atentar a dicas de produtividade tornou-se uma pauta constante. Como vencer esse desafio, mantendo o foco nos projetos e cuidando da nossa mente?

Nesse texto vou compartilhar alguns aprendizados e boas práticas para que todos possamos desempenhar um bom trabalho via home office nesse momento. Sempre reforçando que estamos #DistantesMasJuntos.

1. Faça uma lista de atividades por priorização

Aquela frase dita nos em vôos de avião para colocarmos primeiro a máscara de oxigênio em nós para, então, ajudar o próximo faz bastante sentido aqui: lembre-se sempre que a principal prioridade é você.

Dentro de uma lista, você pode tanto organizar e incluir tarefas do seu trabalho quanto do seu lado pessoal – como molhar as plantas da casa ou fazer um intervalo para um café, se assim fizer sentido, já que estamos trabalhando de casa.

Eu, por exemplo, começo o dia lendo os emails e mensagens que posso ter recebido no dia anterior para então dar início às atividades. Entenda quais demandas são mais urgentes e complexas e planeje seu dia de acordo com o tempo que você imagina que cada tarefa irá levar para ser concluída. Inclusive no site #DistantesMasJuntos você pode encontrar diversas ferramentas, incluindo de gestão de tarefas, que podem ajudá-los nesse sentido.

É claro que nem sempre nosso planejamento sai da forma como esperamos e, por isso, fique tranquilo caso leve alguns dias para que você entenda a dinâmica do home office e consiga colocar em prática as dicas de produtividade.

Importante: respeite seus horários. Não inclua mais atividades do que o período que dura seu expediente. Trabalhar de casa às vezes pode nos criar uma confusão em relação a isso e é o que veremos no próximo tópico.

2. Organize seus horários

Acompanhado da lista de atividades por priorização, essa é a segunda das dicas de produtividade para se trabalhar de casa. Crie uma agenda e anote seus compromissos diários.

Uma questão que foi importante para conseguir adaptar durante esse período de mudança foi em relação aos momentos das refeições. Para quem mora sozinho, com os restaurantes oferecendo apenas serviços para entrega, a opção é organizar um momento da manhã para encomendar o delivery ou montar um planejamento de refeições e prepará-las no dia anterior – ou até mesmo no final de semana. Dessa forma, o impacto no horário do seu expediente será menor.

A organização dos horários irá ajudar na sua produtividade e no foco, sobretudo quando se trabalha com demandas diferentes, paralelas e time com várias pessoas.

3. Adapte seus hábitos

Para conseguirmos colocar em prática as dicas de produtividade é preciso adaptar alguns de nossos hábitos. Quem percorria um trajeto longo de casa até o trabalho, por exemplo, pode aproveitar esse período para investir em uma nova atividade ou até mesmo para meditar ou ler.

Cada pessoa está sendo desafiada a adaptar a rotina, pensando na melhor forma de ter o mínimo de impacto possível na produtividade diária.

Com esses cuidados você terá mais chances de aproveitar o tempo do seu dia de forma mais organizada, calma e produtiva.

4. Evite distrações

Estabeleça algumas regras e cerimônias durante seu dia.

Como estamos trabalhando de casa, para quem está fazendo home office, as distrações são diferentes daquelas que estávamos acostumados a lidar quando estamos nas nossas empresas. Se for necessário, mantenha o celular no silencioso e evite redes sociais por determinados momentos do dia nos quais é necessário ter um foco maior.

Caso você precise participar de reuniões online, minha sugestão é que você teste bem as ferramentas de videoconferência com antecedência, pois caso venha ter algum problema técnico, você terá tempo de resolver e não causará atrasos nas outras pessoas que se organizaram para estar com você no compromisso marcado.

Uma sugestão é sempre manter suas questões pessoais nos horários em que não estiver trabalhando, assim fica mais fácil manter o foco nas atividades profissionais. Precisa pagar uma conta ou resolver algum problema com alguma prestadora de serviço? Aproveite o tempo que você usaria para voltar do trabalho até sua casa para alinhar essas questões paralelas.

5. Alimentação, atividades físicas e sono

Pode parecer que esses três tópicos de nada tem a ver com dicas de produtividades para quem trabalha home office, mas são essenciais para conseguirmos manter nosso foco e atenção às atividades da nossa rotina.

Especialistas em saúde física e mental aconselham a manutenção de exercícios físicos como forma de manter o corpo e mente saudável, alinhado com meditação e práticas mindfulness.

A alimentação também entra como um pilar essencial nesse momento, com a ingestão de alimentos saudáveis e muita hidratação.

É claro que tem sido um momento no qual temos buscado conforto para curar um pouco a apreensão vivida por conta do Covid-19, muitas vezes acabamos encontrando no paladar, o abraço que não podemos receber dos nossos pais ou avós, e escolhemos alimentos que possam nos lembrar da infância, como um doce que nossa mãe fazia, por exemplo.

Importante reforçar que está tudo bem caso a gente procure nos alimentos e em sentidos, como olfato e audição, um conforto que não estamos tendo neste momento. Contudo, cabe ter bom senso e não exagerar, afinal não é bom trabalhar com uma dor de estômago – a produtividade pode cair pelo ralo.

Conheça o movimento #DistantesMasJuntos e faça parte.

Diante do cenário desafiador do novo Coronavírus (Covid-19) que estamos enfrentando, lançamos o movimento #DistantesMasJuntos. Trata-se de uma iniciativa que se propõe a ajudar profissionais e empresas, que desejam realizar o trabalho remoto, com conteúdos, dicas e ferramentas para viabilizar esse processo e torná-lo mais acolhedor e produtivo. Afinal, mesmo estando fisicamente distante uns dos outros, como é recomendado nesse momento de isolamento físico e social, ainda assim nos mantemos conectados e unidos pelo bem comum.

Ter a possibilidade de realizar trabalho remoto  é um privilégio de posições e negócios que não exigem a presença física para suas atividades, ainda assim, reforçamos que essa é uma mobilização que apoia a todos, diminuindo o impacto e a circulação de pessoas não só nas empresas e organizações, mas também em locais e transportes públicos.

No site do #distantemasjuntos você vai encontrar:

  • Informações sobre o projeto;
  • Conteúdos para trabalhar auxiliar no trabalho remoto;
  • Ferramentas para videoconferência;
  • Ferramentas para edição de texto colaborativo;
  • Ferramentas de acesso remoto;
  • Ferramentas de gestão de projetos;
  • Ferramentas de gestão de tarefas;
  • Ferramentas de comunicação;
  • Ferramentas de produtividade;
  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Informações sobre como fazer parte do movimento.

Conheça o site Distante Mas Juntos

Share.
Ivan Guevara

Sólida experiência em produção de conteúdo estratégico com foco em performance online. Entusiasta de conexões humanas, inclusão e diversidade.

Leave A Reply