FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Com a extensa pandemia do coronavírus, o mundo está quase inteiramente voltado para a busca por vacina, mas já há indícios de que, ao contrário do que se imaginava, o mundo não vai parar e em alguns aspectos dá para dizer que a pandemia até acelerou o futuro, antecipando mudanças que já estavam por vir, como o home office, com importantes impactos em áreas como empreendedorismo, o público e o privado e principalmente, e especialmente, a saúde.

Tudo indica que, pós pandemia, os cuidados com a saúde e a qualidade de vida estarão em alta. Nessa frente, o avanço da ciência genética é um dos principais trunfos da sociedade futura, com os custos de sequenciamento genético caindo mais de 10 vezes, em relação há vinte anos.

É o momento de virada da saúde. Acompanhe sete tendências que estarão mais evidentes e transformarão a nossa realidade no mundo pós pandemia:

Cliente no centro de tudo

Da mudança de modelos de negócios em hospitais a testes genéticos sem a necessidade de pedido médico, o que se vê é o paciente/cliente se tornando protagonista. A meta da indústria passa a ser o “Value-based care”, cuidado baseado em atribuir valor, no presente e no futuro, para o usuário, também conhecida como assistência baseada em valor, é um modelo de pagamento que recompensa os provedores de saúde por fornecerem assistência de qualidade aos pacientes. Sob esta abordagem, os provedores buscam atingir o triplo objetivo de fornecer melhores cuidados aos pacientes e melhor saúde às populações a um custo menor

Concorrência vem de todos os lados

A Amazon, se tornando um player de venda de medicamentos, e o Google lançando devices capazes de detectar cânceres em estágios iniciais, já dão a pista de que a concorrência na saúde vai vir de todos os lados e de lugares os quais se menos espera. Se você é empreendedor, fique atento também ao movimento de oportunidades para lançar negócios inovadores, que poderão ocupar uma falha do sistema atual. Há demanda para isso, além de estarmos caminhando para um modelo de variabilidade muito grande, com um portfólio de saúde bem mais diversificado.

Prevenção dá lugar à promoção da saúde

O acesso ao DNA, cada vez mais democratizado em testes genéticos mais baratos e sem barreiras, permitirá ao usuário e a sociedade modificarem o olhar da intervenção e tratamento de doenças, para um olhar de prevenção e promoção da saúde. O indivíduo e a sociedade estarão muito mais informados e isso modificará a forma de viver, se relacionar e planejar o futuro.

Segundo um estudo, liderado pela Universidade de Queen Mary, de Londres, publicado em julho na revista científica Cancers, testes genéticos de predisposição a doenças serão capazes de prevenir milhares de casos de câncer no mundo. 

Tratamentos customizados

Hoje, já é possível elaborar um tratamento ou um medicamento, capaz de curar uma doença grave e mortal, como o câncer, a partir do código genético do paciente e do agente causador da doença. A diferença é enorme, em relação aos remédios comuns, em termos de invasão e efeitos colaterais, sem contar a melhor resposta do paciente. 

Num futuro não tão distante, vamos ver a ampliação dessa plataforma que permite a criação de novos medicamentos e terapias, abrindo uma possibilidade de qualidade de vida a pacientes que até dez ou doze anos atrás tinham uma sentença de morte.

Telemedicina

Com o uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Seja para teleconsultas, exames de rotina ou em situações de urgência, esse é um apoio decisivo, contribuindo para a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas – tudo isso realizado à distância, ou seja, o médico e paciente não estão em contato físico.

Inteligência artificial aplicada na medicina

A inteligência artificial (ou simplesmente IA) tem sido celebrada pela sua alta capacidade de analisar dados e auxiliar no diagnóstico de doenças de maneira precisa e na recomendação de tratamentos. A IA consegue buscar, em uma vasta bibliografia, opções terapêuticas mais viáveis para cada caso analisado.

Fim da imprevisibilidade

A integração dos dados de saúde, a medicina preditiva e os avanços genéticos serão o início da jornada para minimizar a imprevisibilidade, fator principal da pandemia que estamos vivendo, e gerar cenários de saúde mais saudáveis e longevos. Ou seja, de forma conjunta e a longo prazo, conhecer o seu DNA irá empoderar o paciente na busca por prevenção e, ao mesmo tempo, contribuir para desafogar os sistemas de saúde ao diminuir a concretização de males crônicos e complexos.

Share.
Cesário Martins

Engenheiro da computação, com MBA em gestão de negócios por Harvard. Atualmente, é diretor geral do meuDNA.

Leave A Reply