FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O mundo como conhecíamos parece desmoronar. Você sente isso? Que vivemos uma crise – não só econômica, mas da desigualdade, da realidade, da democracia, da saúde mental, do planeta? As grandes questões – sobre trabalho, consumo, economia, política, clima, desigualdade social, etc – que foram levantadas antes da pandemia continuam sem resposta e se tornaram ainda mais complexas com a percepção sistêmica das crises que vivemos. Nosso modelo de viver focado unicamente em resultados quantitativos levou a níveis extremos o planeta e os seres vivos que dele fazem parte. Para atravessar esse momento, lançamos o convite para um futuro a partir de outras formas: multicêntricas, orgânicas, não hierárquicas, diversas, potentes.

O YOUPIX Talks, simplesmente nos enche de energia ao nos convidar a descer pelas rachaduras e envisionar outras formas de ser, estar e fazer no planeta, através do estudo vivo Futuros Regenerativos! Estudo realizado e apresentado pela equipe da White Rabbit e Futuro Possível.

Sobre o Estudo da White Rabbit e Futuro Possível:

O estudo foi estruturado e baseado no pensamento complexo e sistêmico, buscando a origem da estrutura fundacional da nossa sociedade, passando pelas crises interligadas em que estamos vivendo, o momento de transição entre histórias e os sinais de Futuros Regenerativos.

  1. Substrato: A NARRATIVA FUNDACIONAL
  2. Desintegração: RACHADURAS NA HISTÓRIA
  3. Integração: O PROCESSO DE TRANSIÇÃO
  4. Rizoma: O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
  5. Espero: NARRATIVA EMERGENTES

Entendendo as origens para encontrar caminhos:

”Para nutrir futuros regenerativos não precisamos criar novos mundos, mas sim resgatar vislumbres de outros mundos possíveis que já existem mas são constantemente invisibilizados pela narrativa hegemônica.”

Ailton Krenak

O quanto você ouviu falar recentemente sobre descolonização? Começamos a perceber que partimos de uma narrativa hegemônica, pautada por uma visão única de mundo do imaginário patriarcal, branca, europeu-americano cêntrico. Sem invalidar essas narrativas, e se pudermos nos permitir imaginar mais longe?

No estudo vivo “Futuros Regenerativos” que foi debruçado sobre as lúcidas e precisas palavras do filósofo Ailton Krenak, autor dos livros “Ideias para Adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, escrito a partir de palestras e entrevistas realizadas durante a pandemia. Krenak faz uma crítica mordaz a essa visão de humanos que se distanciam da natureza criando ficções de futuros ultra tecnológicos e que anseiam pela “volta da normalidade”.

Essa conversa promovida pelo YOUPIX, White Rabbit e Futuro Possível é super relevante para nos inspirar e vislumbrar alternativas poderosas para os desafios em que estamos vivendo.

Segundo o estudo, parte de um dos caminhos para construir Futuros Regenerativos é educar, motivar e habilitar comunidades transformadoras, isso envolve tecer redes de pessoas com interesse voltados para o que é comum, sustentando o espaço para diversidade de pontos de vista através da capacidade de observação e comunicação sensível, tendo como base a cidadania participativa e a voz política.

Ficamos tão energizados e sintonizados com o que foi proposto nesse estudo vivo, que o Futurotopia quer ampliar esse debate e está convidando você para participar da nossa comunidade que está em formação.

Encontre pessoas que queiram continuar essa discussão. Entre na comunicadade do Futurotopia:

Share.

Leave A Reply