FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Compreendendo a Quarta Revolução Industrial

Para entender a quarta revolução industrial, é interessante fazer uma retrospectiva e conhecer ou relembrar as principais tecnologias que marcaram cada uma das revoluções industriais de nossa história. 

Veja os marcos tecnológicos principais de cada revolução, na tabela abaixo:

REVOLUÇÃOPERÍODOMARCOS PRINCIPAIS
1ª Revolução IndustrialSéc. XVIII e XIX (1760-1840)Energia a vapor, ferrovias e fiação de algodão.
2ª Revolução IndustrialFinal do séc. XIX e início do séc. XXProdução em massa, através de uso da eletricidade e linhas de montagem.
3ª Revolução IndustrialSéc. XX (décadas de 1960 a 1990)Computadores de grande porte, computadores pessoais e internet.
4ª Revolução IndustrialSéc. XXI (anos 2000 em diante)Está unindo os sistemas digital, físico e biológico. Tecnologias entrantes reestruturantes: IA, IoT, Big Data, Nanotecnologia, Blockchain, Impressão 3D e Robótica.

A quarta revolução industrial é diferente das anteriores porque traz mudanças a uma velocidade, escala e força que não é comparável com nada do que experimentamos até hoje. Além disso, ela afetará a essência da existência humana: mudará o que fazemos, a forma com que fazemos e quem somos.

Transformação digital

Uma das características essenciais da Quarta Revolução Industrial é a Transformação Digital. Há várias tecnologias que causarão rupturas e mudança de paradigma ganhando escala ao mesmo tempo: IA (inteligência artificial), IoT (internet das coisas), Big Data, Nanotecnologia, Blockchain, Impressão 3D e Robótica.

Sabemos que a transformação digital afetará a forma com que as empresas fazem negócios. A grande questão atual é: “Quando e como sua empresa será afetada e como isso terá impacto em você, profissional?”.

Algumas habilidades de antes não funcionam mais com os desafios atuais da liderança. Antes, em um mundo mais estável e previsível, o líder tinha as respostas, seu conhecimento fortalecia seu poder. As empresas possuíam estrutura hierárquica e era comum ter um gestor só a quem responder.

No novo cenário, é improvável ter todas as respostas ou estar totalmente atualizado em sua área de atuação, a principal habilidade reside em saber fazer as perguntas que promoverão o avanço da empresa e das equipes. Hoje é comum que as empresas possuam estruturas matriciais, altamente complexas, e que uma mesma pessoa se reporte para 2, 3 ou até mais gestores. Algumas estruturas, inclusive, estão abolindo os cargos de gestores e todos precisam exercer liderança. Saber perguntar, construir redes de contato, cooperar e exercer influência são competências mais importantes do que ter conhecimento. 

A liderança precisa se adaptar e desenvolver novas habilidades para poder ser bem-sucedida nesse novo ambiente. 

As competências críticas para o sucesso da Liderança 4.0

Organizamos aqui uma lista de competências que farão a diferença para líderes da atualidade:

1.CComunicação

Comunicação sempre foi uma habilidade necessária para a liderança. O desafio agora é manter a proximidade e a conexão, mesmo com equipes geograficamente dispersas. 

Além disso, com a autonomia em alta nas equipes de trabalho, é fundamental ser capaz de definir uma estratégia de comunicação para disseminar o propósito e a visão de futuro e, com isso, engajar as pessoas e direcioná-las.

Também faz a diferença saber decidir que canal é mais eficaz para que tipo de comunicação: videoconferências, vídeos curtos para transmissão de informação, plataformas de colaboração e de compartilhamento de materiais etc.

2. Visão & propósito

Habilidade de inspirar as pessoas a acreditarem em uma visão de futuro e a trabalharem por um propósito é essencial para obter mobilização e engajamento. Com uma visão e um propósito claros e compartilhados por todos da equipe, pode-se dar maior autonomia sem correr o risco de perder o foco, pois todos estão cientes das principais diretrizes.  

+ Leia Também:

3. Influência e redes de contato

No novo contexto, a habilidade de influenciar e construir uma rede forte e diversificada de contatos, que possa aportar ideias e oferecer apoio quando necessário é fundamental.

Liderança sempre esteve conectada com a influência e, na atualidade, isso é ainda mais importante. Não é mais possível mobilizar pessoas que não desejem se engajar. O líder precisa conquistar o apoio de seus colaboradores, pares, superiores e stakeholders diversos. Para isso, cultivar uma rede ampla e diversificada de contatos é essencial.

4. Saber fazer perguntas 

A postura de líder coach é cada vez mais necessária, em um mundo com realidades complexas, caóticas e imprevisíveis. Ter todas as respostas se tornou impossível, e saber fazer as perguntas certas, que mobilizarão a equipe para as melhores decisões se tornou crucial.

Por isso, o papel de líder coach está em alta. Quando o gestor assume este papel, ele fará perguntas e aplicará a escuta ativa para ativar a inteligência coletiva de sua equipe, apoiando assim a busca pelas melhores respostas e soluções.

5. Fluência digital

Fluência digital significa facilidade de aprender e incorporar novas tecnologias e recursos digitais disponíveis em sua prática profissional. Os nativos digitais (aqueles que já cresceram com acesso a tecnologias como computador pessoal, internet, smartphones) possuem mais facilidade do que os imigrantes digitais, que são pessoas de gerações anteriores ao uso dessas tecnologias e, em geral, apresentam mais dificuldades de incorporá-las em sua rotina e trabalho.

Os líderes imigrantes digitais terão de fazer um esforço para acompanhar as mudanças e adquirir novas habilidades no uso de tecnologias, se desejarem permanecer atraentes para o mercado de trabalho.

6. Liderar a transformação digital

Há a necessidade de uma clara estratégia para a transformação digital em cada organização e incentivar a cultura digital será parte importante desta estratégia.

Os líderes terão de estar dispostos a assumir um papel de protagonista, investindo os recursos e conduzindo as mudanças necessárias para a realização da transformação em suas áreas e empresas. 

7. Inovação

A liderança tem que estar aberta a investir em novas tecnologias e tentar novas abordagens.

Ao buscar formas de inovar, o líder estará estimulando a adaptabilidade e flexibilidade em sua equipe, habilidades essenciais para o êxito em tempos de mudanças exponenciais.

8. Adaptabilidade

A habilidade de lidar com mudanças será cada vez mais importante, em um mundo onde as realidades mudam com muita velocidade e os negócios precisam se adaptar com agilidade para sobreviver. Adaptabilidade também inclui a capacidade de se reorganizar diante de oportunidades e abraçar a incerteza.

9. Assumir riscos

Colocar inovação e velocidade antes de soluções testadas envolve correr maiores riscos.

Os líderes precisarão de coragem para tomar decisões em cenários incertos e imprevisíveis. Mas, lembre-se: “O maior risco não é não tomar nenhum risco. Em um mundo que está mudando tão depressa, a única estratégia que é garantia de fracasso é não assumir riscos.” (Mark Zuckerberg)

10. Detecção de talentos

Líderes precisam ser capazes de contratar e desenvolver os melhores talentos, com habilidades digitais e sociais que fortaleçam a cultura digital necessária para se sobreviver na fase de transformação digital.

Percebeu que a liderança precisa estar em constante atualização para se manter forte diante dos desafios atuais?

Investir em desenvolvimento de sua liderança é investir no seu sucesso profissional. 

Recomendações de leitura:

Você, eu e os robôs – pequeno manual do mundo digital, GABRIEL, MARTHA

Você, eu e os robôs – pequeno manual do mundo digital, GABRIEL, MARTHA

A quarta revolução industrial, SCHWAB, KLAUSS
Share.
Meiling Canizares

Coach executiva credenciada pela ICF (International Coach Federation) e facilitadora de programas de desenvolvimento de liderança no Brasil e América Latina. Criadora do curso online “Liderança 4.0” e autora do e-book “Liderança de Sucesso”. Trabalhou no mundo corporativo até 2014, tendo feito carreira em Recursos Humanos e ocupado posições de diretoria, antes de abrir a M’Canizares, empresa focada em soluções para o desenvolvimento humano e organizacional.

Leave A Reply