FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

A transformação às vezes chega embalada pela crise. A solução que serve para um chega para muitos. A história que vou contar agora pode ser sua também.  Desde 2020 nos adaptamos compulsoriamente a uma nova forma de viver: distantes e mascarados. Para preservar a vida, fomos obrigados a nos reinventar. A casa virou sala de aula, escritório, salão de beleza ou consultório. O mundo virou de ponta a cabeça e nos obrigou a enxergar as coisas de outra forma. Por sorte, existem ferramentas que nos ajudam a nos equilibrar e ser um ser humano capaz de se transformar frente aos desafios da nossa sociedade há milênios…

Em 2012 a Organização das Nações Unidas estabeleceu 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável global. Não é por acaso que saúde e bem estar fazem parte desta lista. Precisamos de integridade física e mental para seguir o baile. Entretanto, confinados e solitários, o desafio de manter-se equilibrado tornou-se maior. Também queremos que família e amigos estejam bem, afinal, crescemos em grupo. Quanto melhor nos sentimos, maior a capacidade de nos transformar positivamente. Por isso, o autoconhecimento faz parte da construção de um futuro desejável e possível. O autoconhecimento não impede que o imprevisível aconteça, mas permite que ações sejam tomadas de forma consciente e restauradoras.



Uma ferramenta que tem dado sinais de ser efetiva na conexão pessoal com o corpo, mente, espírito e as leis universais, é o Yoga, prática física e filosófica que tem se popularizado no Ocidente desde o século XX. A facilidade de transportes e comunicação permitiu o acesso a essa cultura ancestral. Conhecida principalmente pelas posturas exuberantes, o Yoga vai bem além disso. É uma ferramenta onde corpo e mente trabalham juntos. A respiração funciona como uma ponte entre a materialidade física e os sentimentos da alma. Praticar uma posição complexa é um convite também para pensar fora da caixa. Aprimorar uma postura é como seguir mais fundo por uma trilha, sempre uma nova descoberta. E aqui está a magia do Yoga. No limite do tapete cabe um universo inteiro… Pois bem, se o exterior está caótico, harmonizando o ambiente interno é reencontrar a trilha que leva a tranquilidade em qualquer lugar, em qualquer momento. Já falamos sobre meditação e emoções aqui. Cada vez mais a ciência tem pesquisado o impacto positivo do Yoga no corpo e nas emoções. Foi o caso de Rodrigo Thomazin (executivo de vendas numa empresa de tecnologia e co-fundador do Futurotopia).

Rodrigo começou a praticar Yoga na sala de casa. Precisava de uma atividade que aliviasse o estresse, fortalecesse a musculatura e fosse indoor. Inicialmente começou com aulas online no Youtube. A prática superou as expectativas. Começou a sentir o coração mais leve e tranquilo, ao mesmo tempo cheio de energia e vitalidade. Ganhou mais concentração para executar tarefas do dia a dia, além de  melhorar sua postura da coluna vertebral e a capacidade respiratória. Ficou mais fácil lidar com os desafios que iam para além da pandemia (problema com saúde de familiares, metas de trabalho maiores por conta de sua recente promoção). Quando o corpo se libera das dores e tensões, a mente fica livre. Encontrar a paz em meio ao caos foi algo tão incrível que precisava ser dividido. Rodrigo convidou mais pessoas para se juntar às aulas que passaram a ser conduzidas online, especialmente para aquele grupo. De repente, quase 30 pessoas de várias partes do Brasil estavam praticando juntas e mais gente querendo participar. A ideia de incluir mais pessoas, passar para frente os benefícios transformadores do equilíbrio da mente e do corpo e visões de Futuros (uma metodologia futurista) fez com que surgisse o Movimento Yoga PraTudo.

A mente quieta

A espinha ereta

E o coração tranquilo”

Walter Franco

A iniciativa reúne profissionais de diferentes linhas do Yoga ministrando aulas 100%. A cientista e praticante experiente de Yoga, Lili Carva, faz a ponte entre os professores e o público. O  Movimento Yoga PraTudo, abre as portas para que qualquer pessoa inicie o contato com essa ferramenta ancestral. A ideia é que a prática dos 7 dias de Yoga e Meditação instigue as pessoas a se abrirem ao novo e a se conectarem  com o próprio corpo, mente e espírito, fazendo com que estejam mais preparadas para os desafios do futuro. Além de proporcionar essa experiência, a proposta serve também como um minilab para entender as necessidades das pessoas e as transformações que as práticas do Yoga e das visões de futuro geram em um público diverso.

Os praticantes são incentivados a se exercitarem de forma coletiva e virtual. O Movimento Yoga PraTudo cria uma comunidade para troca de experiências onde quer que as pessoas estejam. É preciso manter o distanciamento por segurança, mas a conexão humana se fortalece por vias digitais.

A imagem pré-concebida do futuro é tecnológica e prateada. Ao mesmo tempo, a sociedade atual sonha com um modo de vida desacelerado e maior contato com a natureza. O futuro não significa um rompimento com o passado, pelo contrário. A sabedoria ancestral pode auxiliar a corrigir problemas que a própria humanidade gerou. O presente se torna então um grande laboratório para testar possibilidades. Desde 2018, o Futurotopia propõe conexões entre  pessoas e ideias. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a construção coletiva de futuros harmônicos, plurais e promissores. O Futurotopia desejava há tempos colocar a mão na massa. Experimentar hoje promessas de futuro e testar na vida real os futuros sonhados. O Movimento Yoga Pratudo vem como uma oportunidade de ação. 

É um projeto semente no campo de futuros regenerativos, um tema que ainda estou desvendando, mas que já abracei como uma causa.

Moisés Moss (co-fundador do Futurotopia).

Entre pensar futuros e colocá-los em prática é necessário ação. com essa premissa surgiu o Futurotopia Co-criações, que abarca projetos de regeneração humana e ambiental, estudos de futuros e novas formas de trabalho e estudos, em parceria com colaboradores que buscam resultados palpáveis que possam ser aperfeiçoados e replicados. O Movimento Yoga PraTudo é o projeto que inaugura este nova célula de trabalho. Fica o convite para esta caminhada.

Entre os dias 24 e 30 de maio  de 2021, acontecem 7 Dias de Práticas Gratuitas de Yoga e Meditação! Uma jornada totalmente online. Você pode participar de qualquer lugar no mundo. Cada dia será trabalhado um chakra diferente buscando clareza mental e fortalecimento das virtudes. Ainda não sabe o que é chakra, o link da inscrição está no botão abaixo.

Namastê.

Share.
Milena Rêgo Rêgo

Administradora por formação, desbravadora por natureza. Turismóloga por acaso. Atua desde 2003 como Consultora de Gestão, aplicando ferramentas customizadas para inovação em negócios. Especialista em Turismo e Educação, pesquisa metodologias de startups para solucionar problemas em pequenas empresas. Escritora visceral acredita que a disrupção ocorre primeiro no pensamento.

Leave A Reply