FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Oficina de Futuros: LABORATÓRIOS PARA HUMANIZAR, REGENERAR E TRANSCENDER

Tendências e cenários pós-covid para a evolução da humanidade e o desenho de novos sistemas para a Terra. Já existem muitos estudos prospectivos sobre como será o mundo após a pandemia, em geral demonstram preocupação com a economia, as empresas e o mercado, mas grande parte delas demonstram a preocupação convergente com um estado mais equilibrado e harmônico de se viver de forma consciente e de alcance universal.

Uma mistura de metodologias do pensamento futurista e desenho de cenários prospectivos optei por adaptar para propor lista de certezas inevitáveis, forças culturais, cenários evolutivos e propostas de novos sistemas. Grande parte disso não é ficção, probabilidade, hipótese ou utopia, já estão sendo desenhados e já podemos ver embriões e de estratégias que podem ser colacadas em ação imediatamente. E para você como será o mundo pós-covid hoje?

Certezas inevitáveis

  • As áreas da ciência se integrarão entre si e com sabedorias ancestrais
  • A espiritualidade será comum, cotidiana e amplamente incentivada
  • Teremos a noção mais clara de destino comum da humanidade
  • Todos os setores criarão um mapa de risco
  • Nossa vizinhança planetária será sentimento partilhado
  • As polaridades encontrarão um caminho do meio
  • Inovadores se preocuparam em resolver problemas globais
  • O bem estar geral humano e natural será priorizado
  • Empresas serão guiadas por propósito e impacto positivo
  • Consumidores pela consciência e autonomia
  • Equilíbrio entre digital e presencial será valorizado
  • Tecnologia será vigiada pelo seu uso responsável
  • Profissionais escolherão sua autenticidade e paixão
  • Trabalhos terão mais flexibilidade em todos os sentidos
  • Ajudaremos as pessoas vulneráveis para que não falte
  • A família e a saúde integral serão preservadas
  • O bairro terá o verdadeiro sentido comunitário
  • Amor, compaixão, união e solidariedade serão mais compartilhados
  • Diversos sistemas econômicos complementares serão testados
  • A política será inundada por novos entrantes éticos e comprometidos
  • Valores coletivos serão priorizados por organizações
  • Novo fator de sucesso será ajudar o próximo e a humanidade a evoluir
  • Decisões feitas nas instituições e nas ruas terão o mesmo poder

Forças culturais

  • Trabalho autêntico, flexível orientado pelo propósito…
  • Educação aberta, livre e autodidata pautada na verdade universal…
  • Saúde integral mesclando tradicional e complementar…
  • Economias baseadas no compartilhamento e reciprocidade equitativa…
  • Cidades distribuídas em ilhas auto-sustentáveis e espaços de criatividade…
  • Tecnologia acessível e aplicada em todo as dimensões para tornar a vida mais fácil…
  • Sustentabilidade é ambição natural e disseminada para pessoas, empresas e governos…
  • Espiritualidade prática ensinada, religiões se atualizam e conversam…
  • Governança democrática transparente, descentralizada e distribuída…

Cenários evolutivos

1) A CONVERGÊNCIA

Nesse cenário temos o comportamento de buscar a integração das diferentes perspectivas e pontos de vistas sobre as questões comuns, locais ou globais. Redes, plataformas e ecossistemas se tornam o desenho organizacional modelo com a participação de diferentes atores e pessoas em processos de tomada de decisão e criação de soluções. Aos poucos as polaridades diminuem, não se encontram mais culpados, conflitos dão lugar para diálogos e um sentimento de perdão se estabelece entre todos com a vontade de reater os laços de humanidade. Cada um é incentivado, valorizado e respeitado por ser quem se é e existe uma mútua contabilidade sobre comportamentos e ideias que respeitem a coletividade e o sentimento de que estamos todos nos mesmo barco e precisamos de cada um para evoluir.

2)TENDÊNCIAS ANTECIPADAS

Tudo que era previsto para anos começa a acontecer antes que imaginávamos, pesquisas aceleram, investimentos são ampliados e a genialidade é ensinada. Temos mais inovadores do que empregados gerando maior preocupação com a qualidade de vida do que com o lucro ou status de trabalho. Assim as soluções coletivas são prioridade e diferentes organizações trabalham juntas para trazer o futuro para o presente. Metas de longo prazo são substituídas por experimentos ágeis no agora, é regra na vida pessoal e na vida social se ater ao presente e tirar o máximo das oportunidades atuais sem deixar para depois. A noção de tempo e ciclos de “mandatos” são substituídos pela visão do que “esta emergindo” com adaptação rápida para responder aos desafios que surgem e flexibilidade para mudar os rumos.

3) UNIVERSALIZAÇÃO

Tudo, tudo se torna acessível e distribuído, a partir do ensino, compartilhamento e difusão, se respeitando a ordem da localização e adaptação. O lema “aprenda a fazer você mesmo” é uma busca por autonomia em todas as esferas da vida, gerando para as pessoas o empoderamento completo de todas as suas necessidades básicas de água, energia, alimentação, saúde, transporte. A escassez vai sumindo dando abertura para a percepção clara de abundância compartilhada, onde se algo falta ou alguém passa necessidade, o coletivo se auto-organiza para suprir. Todos tem algo para ensinar e ofertar que encontram outros todos que querem aprender e receber algo em sistemas de troca autosuficientes. As culturas e “tribos” são mescladas e aos poucos dão traços de uma identidade comum unviersal, de sermos do mesmo universo, portanto uma família que cuida um dos outros.

4) EQUILÍBRIO HARMÔNICO

A vida é equilibrada em todas as esferas. O balanço entre pessoal e profissional se tornam idênticos uma vez que as pessoas amam o que fazem e valorizam a qualidade de vida. Com isso estão em mais harmonia corpo-mente-espírito em conexão constante com a natureza. A preservação e regeneração dos ecossistemas vivos se torna hábito complementar do cotidiano social. A geração de renda e distribuição de renda acontece pelo altruísmo e senso de compaixão substituindo a meritocracia excludente do acúmulo e acesso restrito. A comunicação e as relações são empáticas e profundas gerando autoconhecimento e respeito mútuo na busca de algum lugar além do eu-você, nós-eles, para o encontro do UM. Práticas espirituais e sabedorias ancestrais são resgatadas para trazer à torna o sagrado como um hábito normal trazendo a segurança pelo amor traduzido em cuidado com o todo.

5) DEMOCRATIZAÇÃO DISRUPTIVA DA CONSCIÊNCIA

A onda da inovação que muda o mundo e que reúne o coro do ativismo é a consciência. Toda solução tem como proposta de valor entregar a elevação da consciência de seus públicos e qualquer ponto de contato entre pessoas, consumidores, cidadãos gera algum tipo de reflexão informacional, educativa, filosófica, artística, moral ou espiritual que eleva a percepção do ser para além de si mesmo e de suas verdades. O interesse incentivado pelas questões de quem sou eu, quem somos nós, da onde viemos e para onde vamos se tornam tão populares quanto futebol e olimpíadas. O mundo das selfies começam a ser substituído pelo estilo de vida consciente e os influencers se tornam autodidatas educados na arte de ajudar as pessoas a serem mais felizes, melhores e mais conscientes. O ensino, o trabalho e a vida são processos de tomada de consciência sobre si mesmo e sua contribuição para ao mundo, a consciência se torna valor comum à humanidade gerando um novo salto de evolução democratizada. 

Educação: livre em todos os níveis baseada nas leis naturais e universais que estimulam a expressão autêntico dos dons, vocações, talentos, sonhos e incentivam o espírito de união e apoio mútuo uns com os outros para se prepararem para viver em sociedade e contribuir com a evolução da humanidade e do planeta.

Meio Ambiente: plena integração com todos os elementos e reinos da natureza, regenerando ao equilíbrio original de acordo com os ciclos cósmicos e planetários e criando novos meios de uso harmônico das energias da natureza em convívio pacífico com todos os seres.

Ciência e Tecnologia: o resgate das sabedorias ancestrais junto com a pesquisa e desenvolvimento moderno trazidas para a investigação da ciência e o desenvolvimento tecnológico respeitando as verdades universais e relativizando as crenças e verdades humanas para reintegração à evolução universal de forma aberta, livre e disseminada para toda a humanidade.

Governança Compartilhada: formas de diálogo para alinhamento de acordos, necessidades e sonhos individuais e coletivos da sociedade com processos de participação e tomada de decisão amplas, transparentes e acessíveis de forma descentralizada e distribuída gerando autonomia, co-responsabilidade e interdependência para o bem comum.

Saúde e Bem Estar: resgate das medicinas naturais e fortalecimento dos tratamentos integrativos e holísticos com acesso universal que compreendam a saúde dos corpos físicos, emocionais, mentais, energéticos e espirituais no nível individual proporcionando um campo vibracional coletivo elevado que estimule o bem estar social em todos os espaços e meios públicos.

Espiritualidade e Consciência: estimular a compreensão integral da origem da vida, da humanidade e da terra trazendo a integração das diferentes perspectivas religiosas em convivência harmônica e complementar e incentivando a formas únicas de cada indivíduo buscar sua conexão com a fonte, espírito e alma na compreensão de sua natureza divina, no ancoramento de seus aprendizados evolutivos e propósitos de serviço à humanidade.

Share.
Moisés de Oliveira

Somos uma portal de conteúdo sobre tendências de futuros. Falamos sobre Tecnologia, Economia (Trabalho e Consumo), Ambiente e Sociedade, esses são os pilares de estudos furistas. Também falamos sobre transcendencialidade, assunto que ainda é tabu, porém muito necessário para entender para onde estamos indo.

Leave A Reply