FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O FUTURISMO APLICADO À SUSTENTABILIDADE

Essa é uma época com desafios sem precedentes. A pandemia do Covid19 não somente os evidenciou, como apresentou outros desafios mais. Mudanças em escala, em alcance, em impacto e em velocidade exigem pensamento de longo prazo para navegar com mais clareza nesse mar de incertezas.

A SUSTENTABILIDADE REVISITADA PELO FUTURISMO

Diante da situação climática e do limite que os sistemas vivos nos impõem na gestão de negócios dessa nova década, é preciso dar um passo além do que antes definíamos como sustentabilidade. Além da mitigação dos danos e da preservação que não foi suficiente, a ordem do século é a regeneração.

Nesse programa a aplicação do foresight vai oferecer abordagens alternativas para essa nova era da economia regenerativa – em que se faz necessário revisitar alguns conceitos estabelecidos pelo movimento da sustentabilidade. Nessa direção, você poderá ampliar as possibilidades de gerar inovações disruptivas, as que realmente são necessárias para o seu negócio pós-Covid.

SUSTENTABILIDADE E REGENERAÇÃO: QUAL A DIFERENÇA?

Sustentabilidade é um conceito criado no final do século 20 e vigente até 2020 quando então veio a pandemia, que tornou mais evidentes os desafios socioambientais que temos adiante para administrar nossas vidas e nossos negócios.

Diante dos desafios impostos e evidenciados pela pandemia, precisamos pensar além das demandas da sustentabilidade (preservar e mitigar os danos socioambientais); pensar no longo prazo requer adotar um compromisso com a regeneração dos ecossistemas e transcender nossos passos na direção de novas condições de vida, novos modelos de negócios e da constante renovação de tudo o que nos sustenta.

A EXPANSÃO DOS HORIZONTES TEMPORAIS QUE VÃO AMPLIAR SUA IMAGINAÇÃO

Muito pouco se compreende ou se define com clareza diante de tamanha complexidade que rege esse momento. Para podermos conectar pontos de interdependência e impactos que a pandemia deflagrou desde o ano passado, é necessário olhar mais longe.

Através do foresight estratégico você poderá ter contato com insights que jamais poderia imaginar a partir da observação (tanto sutil como explícita), da informação organizada, da análise profunda e sistêmica das mudaças e da expansão do imaginário.

IMAGINE E CRIE O NOVO

Desafie o que você pensa sobre o futuro. Aprendendo a estruturar o pensamento através do foresight e utilizando suas inúmeras ferramentas, você terá grandes revelações a partir do que ainda não conhece.

VOCÊ JÁ PENSOU QUE A INCERTEZA PODE SER UMA ALIADA?

Pode parecer desafiante planejar na incerteza. Mas se você começar a aplicar o foresight em sua gestão poderá identificar oportunidades e benefícios que a incerteza oferece.

A INOVAÇÃO EM 3 TEMPOS

Você pode achar que planejar é inútil quando tudo muda a cada dia. Mas se você se capacitar em foresight, vai aprender a se antecipar às mudanças, aprender com o passado e inovar a partir das possibilidades do futuro.

O programa: A sustentabilidade revisitada pelo futurismo

Nesse programa a aplicação do foresight vai oferecer abordagens alternativas para essa nova era da economia regenerativa – em que se faz necessário revisitar alguns conceitos estabelecidos pelo movimento da sustentabilidade. Nessa direção, você poderá ampliar as possibilidades de gerar inovações disruptivas, as que realmente são necessárias para o seu negócio pós-Covid.

Foresight Fundamentals – Futuros regenerativos – O Futurismo aplicado a sustentabilidade.

PETER BISHOP

Um dos mais reconhecidos professores de foresight no mundo. Já formou mais de 200 futuristas de todos os continentes.

Peter Bishop é professor emérito de Foresight na Universidade de Houston. Foi diretor do primeiro programa de mestrado de Estudos do Futuro já lançado no mundo. Presidente da Foresight Fundamentals, que capacita lideranças de diversos setores em foresight estratégico. Fundador e diretor executivo do movimento global Teach the Future que promove alfabetização de futuros para estudantes e educadores.

ROSA ALEGRIA

Atua como futurista há 20 anos. Uma das mais reconhecidas futuristas da América Latina.

Diretora de Foresight Fundamentals no Brasil, e Diretora do movimento Teach the Future no Brasil. Especialista em sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra. Diretora do núcleo brasileiro do Millennium Project. Membro do Board Executivo da WFSF World Futures Studies Federation.

Share.

Leave A Reply