FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

De técnico de futebol a um quê de especialista em marketing e design, parece que todo mundo tem um pouco, não? Por que não me tornar futurista da minha vida então? É disso que se tratam os futuros pessoais, até certo ponto.

Deixe-me explicar melhor: você não precisa se especializar para criar um mote de campanha ou uma espécie de slogan para sua própria marca, certo? Seja uma marca pessoal ou de um projeto ou negócio que pense em começar.

Imagine agora o seu próprio logo. Geralmente é mais interessante contratar especialistas para desenvolvê-lo, mas francamente, quantos de nós investem nisso como ponto de partida de uma jornada em que ainda nem sabemos ao certo no que vai dar?

Sou designer e especialista em marketing, ambas por formação. Meus amigos numa situação como acima, no máximo pedem a minha opinião. Gostando de meu feedback ou não, seguem com seus próprios gostos na tomada de decisão. 

E o que isso tem a ver com futuros pessoais? Bom, também sou certificada em foresight estratégico, um campo de atuação em que aplicamos diversos pensamentos de futuros, metodologias e ferramentas para exploração de cenários futuros em muitos setores.

Um deles é o de futuros pessoais. Minha especialidade. Mas de verdade? Não acredito em um mundo onde as pessoas se tornam dependentes de especialistas para fazerem as coisas bem feitas. Se busca maestria, aí é diferente, ninguém melhor que uma pessoa especialista. 

Mas você não precisa se tornar futurista profissional para criar seus próprios cenários futuros. Esse é o ponto. O segredo é despertar algumas competências em futuros em você que já te darão todas as condições de caminhar com suas próprias pernas.

Mas o que são futuros pessoais?

Bom, expliquei acima o que pessoas certificadas em foresight estratégico fazem, meu caso inclusive. Mas particularmente, o que eu mais gosto de fazer? É simplificar todos estes conceitos e práticas de futuros & foresight e aplicar isso em prol de nossas vidas. 

Seja na esfera pessoal, social, profissional. Qualquer pessoa disposta a explorar seus cenários de forma metodológica e como futuristas profissionais fazem para os outros, podem fazê-lo em sua própria causa.

Futuros pessoais são as técnicas, ferramentas e modelos de pensamentos de futuros, utilizados por futuristas profissionais nas empresas e órgãos de governo, mas voltados para as nossas vidas em todos os âmbitos.

Cassiana Buosi

Por que eu deveria olhar para meus futuros pessoais?

Eu proponho que você olhe e cuide de seus futuros pessoais por diversas razões, mas trazendo apenas 2 das mais importantes ao meu ver:

  • 1º porque se você não tem ideia de para onde e porque está indo, dificilmente chegará em algum lugar. Sim, tem um quê de propósito de vida aqui e a relação disso e de foresight pessoal explico melhor neste artigo.

E isso também diz respeito sobre o passo que você vai dar nesse exato momento. Afinal, daqui 1 minuto, o seu futuro já terá virado presente. Ou seja, você constrói o seu futuro o tempo inteiro. Ele não vive “lá”, na frente.

  • E 2º, você deve cuidar de seus futuros pessoais porque se você não o fizer, alguém os criará para você – gostando disso ou não, sendo bom para você ou não. Aí então você viverá o futuro que “eles” desenharam para você. Melhor não, né?
Que tal? “Não, obrigado. Estamos muito ocupados agora”.

Agora, mantenha em mente: construir seus futuros pessoais não é o mesmo que fazer um processo de coaching de carreira ou ainda um planejamento estratégico pessoal. São jornadas diferentes, com propósitos diferentes.

Como as pessoas têm se tornado futuristas da própria vida?

Eu sempre acreditei na potência da auto-aprendizagem de forma intencional. Coisas que meu amigo Alex Bretas propaga bastante. Aliás, um dos precursores desse tema em nosso país.

E se ainda não o conhece e pensa em se tornar futurista da sua vida, uma dica é seguí-lo nas redes. Ele não te contará como, não te guiará nesse processo específico. Mas pode te ajudar a descobrir como se autodesenvolver nisso.

Dá trabalho? Lógico que dá! Desenvolvimento, evolução contínua sempre dá. Mas aqui está o pulo do gato: é possível pegar uma espécie de atalho nessa jornada, assegurando um pouco mais de conforto ao atravessá-la. Para isso, conte com uma espécie de guia ao seu lado. 

Aí, nessa parte definitivamente eu posso ajudar. Digo, sendo essa pessoa que cuidará para que você não se perca ou ainda consuma coisas desnecessárias ao longo do caminho. 

E com isso, você evita desperdiçar seu tempo, seu dinheiro e até sua empolgação inicial de mudar possíveis rotas da sua vida. Eu imagino que você não queira desperdiçar nada, né? Tão anti-sustentável isso, não combina com você. Eu imagino. Rs.

Algumas pessoas que já passaram por esta jornada comigo por perto, para auxiliá-los, dividiram com o nosso público como suas visões de mundo foram transformadas – e olhe que muitas delas já se consideravam bem antenadas! Confira a seguir.

+LEIA TAMBÉM:

Casos reais de criação de futuros pessoais e seus impactos

Eu te convido a assistir estas três “Trocas que Transformam”, um programa semanal oferecido pela Lifelong Workers em nosso canal no Youtube. Nelas, futuristas da própria vida detalham ainda mais todo esse processo e impactos em suas decisões atuais mais importantes.

  • Troca 1: Como pensamentos de futuros nos ajudam a fluir melhor em contextos tão incertos.

Entenda na prática, com quem desenhou seus mapas de futuros pessoais, como perceber que as possibilidades de futuros são muito mais amplas e diferentes do que tendemos a enxergar hoje.

  • Troca 2Eu, futurista da minha vida.

Todo mundo imagina como será o futuro, não é mesmo? Mas, e se muito além de imaginar de forma aleatória, você desenhar – e cuidar – de seus cenários de futuros possíveis?

Aqui um papo com quem já se iniciou no desenvolvimento da habilidade de “futures thinking”.

  • Troca 3Transição pós carreira executiva e corporativa: Futuros que desconhecia

Duas mulheres incríveis que enxergaram Futuros Pessoais até então desconhecidos e fora de seus radares. Uma troca em torno de “Por que não me contaram isso antes? Poderia ser tão mais simples!”.

Ambas já atuaram em empresas de grande porte e por alguns bons anos, inclusive, em cargos executivos e de liderança.

Vantagens e benefícios de zelar pelos seus futuros pessoais

Mas vamos lá, por que se tornar futurista da sua própria vida? Bom, vou pontuar algumas vantagens e benefícios de você assumir a direção de sua vida. 

Especialmente em um mundo cheio de incertezas e que a tendência para os próximos anos é que elas se tornem cada vez mais presentes em nosso dia a dia – e não o inverso. 

Segue então uma breve lista das vantagens de uma jornada de futuros pessoais e profissionais na sua vida?

  • ampliar sua compreensão de curto, médio e longo prazo em torno de sua vida profissional e geração de renda
  • te preparar melhor para imprevistos e como não permitir que eles te distraiam de sua visão e sonho maior
  • ter uma melhor compreensão sobre no que energizar com mais afinco hoje para viver um dia o seu futuro preferido 
  • ter mais clareza do que gostaria de evitar que acontecesse com você e sua vida num futuro próximo
  • te despertar e aprimorar para uma das grandes habilidades do século: o pensamento de futuros
  • aumentar o seu range de possibilidades futuras, assim como a sua resiliência, flexibilidade e criatividade

E os riscos que corro em não zelar por meus futuros futuros, quais são?

Ah, aí te recomendo a leitura de outros artigos meus, parte destes riscos são mencionados neles. Estes aqui ó:

Você precisa praticar ser seu “futuro eu”.

Falta de tempo e autocuidado: que futuro do trabalho e vida estamos construindo?

Quer trocar um pouco mais comigo em torno de tudo isso? Vem pro papo comigo, não paga nada.

Vem me contar como você vê seus futuros pessoais possíveis! Prometo compartilhar um pouco dos meus também! : )

Conheça o Workshop Design de Futuros Pessoais, assim como os seus benefícios. Aproveite e inscreva-se para a nossa próxima turma que vai começar em outubro, clicando aqui.

Share.
Cassiana Buosi

Negócios em Rede | Foresight | Novos Modelos de Trabalho e Renda em prol de mais felicidade e integralidade em nossas vidas, especialmente nas transições.

Leave A Reply