FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Jovem brasileira ganha um prêmio graças a uma iniciativa que estimula o debate, uma habilidade humana que tem o uso desestimulado na atualidade.

Neste momento em que “conversas sobre política, religião e futebol” são coisas praticamente impossíveis, um projeto da brasileira Alice Machado emite um sinal pequeno, porém positivo para a sociedade sobre o papel essencial das discussões entre grupos de pessoas. A jovem conquistou a primeira colocação do prêmio “Next Generation Foresight Practitioners” — ou Nova Geração de Praticantes de Futurismo, como uma das responsáveis pelo projeto Mundo, que coloca no centro das atenções o debate como estratégia para a busca de soluções para os problemas do planeta.

O prêmio tem o objetivo de identificar projetos e premiar jovens envolvidos e preocupados com a disseminação de conhecimentos sobre estudos do futuro, sendo promovido pelo movimento Teach The Future e pela School of International Futures.

A vencedora do prêmio 2021 NGFP-Young Voices é Alice do Brasil que ganha o prêmio de $ 1.000.

Apaixonada por educação, música, teatro e debate, Alice é co-fundadora do campeonato internacional do projeto Debate MUNDO, um campeonato internacional de debate online para jovens, com foco em soluções para os desafios globais contemporâneos.

O Young Voices 2021 foi uma parceria @teachfutures
@soifutures

Com exemplos como os dos estudantes, a brasileira Alice e o filandês Ruhan, o espaço digital se apresenta como um lugar para os jovens, com idades entre 13 e 20 anos, compartilharem suas vozes, construir interações entre as diversas culturas do mundo e criar conexões enquanto buscam soluções viáveis para diversos desafios globais.

+leia também

Por que é importante

Em tempos de debates interditados, os jovens terão um papel essencial na mudança de comportamentos em relação ao diálogo. Em algum momento, os filhos do século 21 vão entender a herança complexa que está sendo deixada pelas gerações antecessoras.

Angustiados diante do tamanho das incertezas, jovens tendem a ser os promotores dos debates necessários para conectar ações favoráveis à maioria. Há uma crise de dimensões planetárias, filha da sociedade que, nos últimos séculos, relegou a discussão saudável, promotora de conhecimento, para segundo plano. Temos de enfrentar a impossibilidade de refletir, um dos males do século.

O estímulo ao debate, promovido por Alice no campeonato do Mundo, precisa ser a oportunidade de resgate de hábitos perdidos na antiguidade. Os gregos valorizavam o diálogo como meio ideal para a busca de significado e da compreensão do mundo. A troca de conhecimentos e opiniões em praças públicas era visto há mais de 2 mil anos como uma forma de interação, um exercício intelectual. Um desafio capaz de gerar envolvimento, compartilhamento de ideias, reflexão, questionamento e novos conhecimentos. Além, naturalmente, de soluções para as grandes questões do mundo e das coletividades.

Share.
Carlos Teixerira

Jornalista, criador e produtor do Radar do Futuro, site de notícias e análises, especializado em identificação de tendências e dos impactos das transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas nas profissões, setores e na sociedade.

Leave A Reply