FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O que vem pela frente? 22 tecnologias emergentes para observar em 2022

Este texto foi orginalmente publicado aqui.

O desenvolvimento e o lançamento surpreendentemente rápidos de vacinas contra o coronavírus têm sido um lembrete do poder da ciência e da tecnologia para mudar o mundo. Embora as vacinas baseadas na nova tecnologia de mrna pareçam ter sido criadas quase instantaneamente, elas na verdade se basearam em décadas de pesquisa que remontam à década de 1970. Como diz o ditado na indústria de tecnologia, leva anos para criar um sucesso da noite para o dia. Então, o que mais pode estar prestes a explodir em destaque? Aqui estão 22 tecnologias emergentes que valem a pena assistir em 2022.

  • Tecnologias emergentes 2022: Geoengenharia solar

Parece infantilmente simples. Se o mundo está ficando muito quente, por que não oferecer alguma sombra? Sabe-se que a poeira e as cinzas liberadas na atmosfera superior pelos vulcões têm um efeito de resfriamento: a erupção do Monte Pinatubo em 1991 resfriou a Terra em até 0,5°C por quatro anos. A geoengenharia solar, também conhecida como gerenciamento de radiação solar, faria a mesma coisa deliberadamente.

Isso é extremamente controverso. Funcionaria? Como a precipitação e os padrões climáticos seriam afetados? E isso não prejudicaria os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa? Os esforços para testar a ideia enfrentam forte oposição de políticos e ativistas. Em 2022, no entanto, um grupo da Universidade de Harvard espera realizar um experimento muito atrasado chamado scopex. Envolve o lançamento de um balão na estratosfera, com o objetivo de liberar 2kg de material (provavelmente carbonato de cálcio), e então medir como ele se dissipa, reage e espalha a energia solar.

Os proponentes argumentam que é importante entender a técnica, caso seja necessário ganhar mais tempo para o mundo reduzir as emissões. O grupo de Harvard estabeleceu um painel consultivo independente para considerar as ramificações morais e políticas. Se o teste vai adiante ou não, espere controvérsia.

  • Tecnologias emergentes 2022: Bombas de Calor
tecnologias emergentes 2022

Manter os edifícios aquecidos no inverno é responsável por cerca de um quarto do consumo global de energia. A maior parte do aquecimento depende da queima de carvão, gás ou petróleo. Se o mundo quiser cumprir suas metas de mudança climática, isso terá que mudar. A alternativa mais promissora é usar bombas de calor – basicamente, refrigeradores que funcionam ao contrário.

Em vez de bombear calor de um espaço para resfriá-lo, uma bomba de calor força o calor do lado de fora, aquecendo-o. Como eles apenas movem o calor existente, eles podem ser altamente eficientes: para cada quilowatt de eletricidade consumido, as bombas de calor podem fornecer 3kw de calor, tornando-as mais baratas do que os radiadores elétricos. E operar uma bomba de calor ao contrário resfria uma casa em vez de aquecê-la.

A Gradient, com sede em São Francisco, é uma das várias empresas que oferecem uma bomba de calor que pode fornecer aquecimento e resfriamento. Seus produtos de baixo perfil em forma de alforje podem ser montados em janelas, como aparelhos de ar condicionado existentes, e estarão à venda em 2022.

  • Tecnologias emergentes 2022: Aviões movidos a hidrogênio
tecnologias emergentes 2022

O transporte rodoviário eletrizante é uma coisa. Aeronaves são outra questão. As baterias só podem alimentar aeronaves pequenas para voos curtos. Mas a eletricidade de células de combustível de hidrogênio, que excretam apenas água, pode fazer o truque? Aviões de passageiros que serão testados com células de combustível de hidrogênio em 2022 incluem um de dois lugares sendo construído na Delft University of Technology, na Holanda. A ZeroAvia, com sede na Califórnia, planeja concluir os testes de uma aeronave de 20 assentos e pretende ter seu sistema de propulsão a hidrogênio pronto para certificação até o final do ano. A Universal Hydrogen, também da Califórnia, espera que seu avião de 40 lugares decole em setembro de 2022.

  • Tecnologias emergentes 2022: Captação direta do ar

O dióxido de carbono na atmosfera causa o aquecimento global. Então, por que não sugá-lo usando máquinas? Várias startups estão buscando a captura direta de ar (dac), uma tecnologia que faz exatamente isso. Em 2022, a Carbon Engineering, uma empresa canadense, começará a construir a maior instalação de dac do mundo no Texas, capaz de capturar 1 milhão de toneladas de CO2 por ano. A ClimeWorks, uma empresa suíça, abriu uma fábrica de dac na Islândia em 2021, que enterra CO2 capturado na forma mineral a uma taxa de 4.000 toneladas por ano. A Global Thermostat, uma empresa americana, tem duas plantas piloto. dac pode ser vital na luta contra as alterações climáticas. A corrida está para reduzir os custos e ampliar a tecnologia.

  • Tecnologias emergentes 2022: Agricultura Vertical

Um novo tipo de agricultura está crescendo. Fazendas verticais cultivam plantas em bandejas empilhadas em um ambiente fechado e controlado. A iluminação led eficiente tornou o processo mais barato, embora os custos de energia continuem sendo um fardo. As fazendas verticais podem ser localizadas próximas aos clientes, reduzindo os custos de transporte e as emissões. O uso de água é minimizado e os insetos são mantidos fora, de modo que não são necessários pesticidas.

Na Grã-Bretanha, a Jones Food Company abrirá a maior fazenda vertical do mundo, cobrindo 13.750 metros quadrados, em 2022. A AeroFarms, uma empresa americana, abrirá sua maior fazenda vertical, em Daneville, Virgínia. Outras empresas também estarão se expandindo. A Nordic Harvest ampliará suas instalações nos arredores de Copenhague e construirá uma nova em Estocolmo. A Plenty, com sede na Califórnia, abrirá uma nova fazenda coberta perto de Los Angeles. As fazendas verticais cultivam principalmente verduras e ervas de alto valor, mas algumas estão se aventurando em tomates, pimentões e frutas. O desafio agora é fazer a economia se equilibrar também.

  • Tecnologias emergentes 2022: Navios porta-contentores com velas

Os navios produzem 3% das emissões de gases de efeito estufa. A queima de combustível marítimo, um lodo de diesel sujo, também contribui para a chuva ácida. Nada disso foi um problema na era da vela – e é por isso que as velas estão voltando, em forma de alta tecnologia, para reduzir custos e emissões.

Em 2022, a Michelin da França equipará um cargueiro com uma vela inflável que deverá reduzir o consumo de combustível em 20%. mol, uma empresa de navegação japonesa, planeja colocar uma vela rígida telescópica em um navio em agosto de 2022. A Naos Design da Itália espera equipar oito navios com suas “velas de asa” rígidas giratórias e dobráveis. Outras abordagens incluem pipas, “asas de sucção” que abrigam ventiladores e cilindros giratórios gigantes chamados rotores Flettner. Até o final de 2022, o número de grandes navios de carga com algum tipo de vela terá quadruplicado para 40, de acordo com a International Windship Association. Se a União Europeia incluir o transporte marítimo em seu esquema de comércio de carbono em 2022, conforme planejado, isso dará um impulso adicional a essas tecnologias incomuns.

  • Tecnologias emergentes 2022: Treinos através de RV
tecnologias emergentes 2022

A maioria das pessoas não faz exercício suficiente. Muitos gostariam, mas falta motivação. Os fones de ouvido de realidade virtual (VR) permitem que as pessoas joguem e queimem calorias no processo, enquanto perfuram ou cortam formas que se aproximam, ou se agacham e se movem para desviar de obstáculos. Os exercícios de vr se tornaram mais populares durante a pandemia, quando os bloqueios fecharam as academias e um fone de ouvido poderoso e de baixo custo, o Oculus Quest 2, foi lançado. Um modelo aprimorado e novos recursos de fitness estão chegando em 2022. E Supernatural, um aplicativo de treino de realidade virtual altamente considerado disponível apenas na América do Norte, pode ser lançado na Europa. O aplicativo matador para realidade virtual poderia ser a aptidão física?

Compre o seu VR aqui.

  • Tecnologias emergentes 2022: Vacinas para HIV e malária
tecnologias emergentes 2022

O impressionante sucesso das vacinas contra o coronavírus baseadas no mensageiro rna (mrna) anuncia uma era de ouro no desenvolvimento de vacinas. A Moderna está desenvolvendo uma vacina contra o HIV baseada na mesma tecnologia mrna usada em sua vacina contra o coronavírus altamente eficaz. Ele entrou em testes clínicos em estágio inicial em 2021 e os resultados preliminares são esperados em 2022. A BioNTech, desenvolvedora conjunta da vacina contra o coronavírus Pfizer-BioNTech, está trabalhando em uma vacina mrna para malária, com ensaios clínicos previstos para começar em 2022. Não- vacinas de mrna para HIV e malária, desenvolvidas na Universidade de Oxford, também estão se mostrando promissoras.

  • Tecnologias emergentes 2022: Implantes ósseos impressos em 3D

Há anos, pesquisadores desenvolvem técnicas para criar órgãos artificiais usando impressão 3D de materiais biológicos. O objetivo final é pegar algumas células de um paciente e criar órgãos totalmente funcionais para transplante, eliminando assim longas listas de espera, testes de correspondências e o risco de rejeição.

Esse objetivo ainda está longe para órgãos carnudos. Mas os ossos são menos complicados. Duas startups, Particle3d e Adam, esperam ter ossos impressos em 3D disponíveis para implantação humana em 2022. Ambas as empresas usam minerais à base de cálcio para imprimir seus ossos, que são feitos sob medida com base nas tomografias dos pacientes. Os testes do Particle3d em porcos e camundongos descobriram que medula óssea e vasos sanguíneos cresceram em seus implantes em oito semanas. Adam diz que seus implantes impressos em 3D estimulam o crescimento ósseo natural e se biodegradam gradualmente, eventualmente sendo substituídos pelo tecido ósseo do paciente. Se tudo correr bem, os pesquisadores dizem que os vasos sanguíneos impressos em 3D e as válvulas cardíacas são os próximos.

  • Tecnologias emergentes 2022: Táxis elétricos voadores
tecnologias emergentes 2022

Há muito vistos como uma espécie de fantasia, táxis voadores ou aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (evtol), como a indústria incipiente os chama, estão ficando sérias. Várias empresas em todo o mundo intensificarão os voos de teste em 2022 com o objetivo de obter a certificação de suas aeronaves para uso comercial no próximo ano ou dois. A Joby Aviation, com sede na Califórnia, planeja construir mais de uma dúzia de seus veículos de cinco lugares, com autonomia de 150 milhas. A Volocopter da Alemanha pretende fornecer um serviço de táxi aéreo nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Outros concorrentes incluem eHang, Lilium e Vertical Aerospace. Fique de olho nos céus.

  • Tecnologias emergentes 2022: Turismo espacial

Após um ano de destaque para o turismo espacial em 2021, com uma sucessão de esforços apoiados por bilionários disparando civis para os céus, as esperanças são altas para 2022. A Virgin Galactic de Sir Richard Branson acabou de vencer a Blue Origin de Jeff Bezos no limite do espaço em julho , com os dois bilionários viajando em sua própria espaçonave em viagens suborbitais. Em setembro, a empresa de Elon Musk, SpaceX, enviou quatro passageiros em um cruzeiro orbital de vários dias ao redor da Terra.

Todas as três empresas esperam transportar mais turistas em 2022, que promete ser o primeiro ano em que mais pessoas vão ao espaço como passageiros pagantes do que como funcionários do governo. Mas a Virgin Galactic está modificando seu veículo para torná-lo mais forte e seguro, e não deve voar novamente até o segundo semestre de 2022, com o serviço comercial começando no quarto trimestre. A Blue Origin planeja mais voos, mas não disse quando ou quantos. Por sua vez, a SpaceX fez um acordo para enviar turistas à Estação Espacial Internacional. Próximo? A lua.

  • Tecnologias emergentes 2022: Drones de entrega
tecnologias emergentes 2022

Eles estão demorando mais do que o esperado para decolar. Mas novas regras, que entraram em vigor em 2021, ajudarão as entregas de drones a ganhar altitude em 2022. Manna, uma startup irlandesa que entrega livros, refeições e remédios no condado de Galway, planeja expandir seu serviço na Irlanda e na Grã-Bretanha. A Wing, empresa irmã do Google, está fazendo entregas de teste na América, Austrália e Finlândia e expandirá seu serviço de entrega de shopping para domicílio, lançado no final de 2021. A Dronamics, uma startup búlgara, começará a usar drones alados para transportar cargas entre 39 aeroportos europeus. A questão é: o ritmo das entregas de drones aumentará ou diminuirá?

  • Tecnologias emergentes 2022: Aeronaves supersônicas mais silenciosas

Por meio século, os cientistas se perguntaram se as mudanças na forma de uma aeronave supersônica poderiam reduzir a intensidade de seu estrondo sônico. Só recentemente os computadores se tornaram poderosos o suficiente para executar as simulações necessárias para colocar essas teorias de redução de ruído em prática.

Em 2022, o x-59 Quest da nasa (abreviação de “Quiet Supersonic Technology”) fará seu primeiro voo de teste. Fundamentalmente, esse teste ocorrerá em terra – especificamente, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Concorde, o primeiro e único avião comercial supersônico do mundo, não foi autorizado a viajar mais rápido que o som ao sobrevoar a terra. Espera-se que o estrondo sônico do x-59 seja apenas um oitavo tão alto quanto o do Concorde. Com 75 decibéis percebidos, será equivalente a uma tempestade distante – mais um “pancada” sônico. Se funcionar, a Nasa espera que os reguladores possam suspender a proibição de voos supersônicos sobre terra, inaugurando uma nova era para voos comerciais.

  • Tecnologias emergentes 2022: Casas impressas em 3D
tecnologias emergentes 2022

Os arquitetos costumam usar a impressão 3D para criar modelos em escala de edifícios. Mas a tecnologia pode ser ampliada e usada para construir a coisa real. Os materiais são esguichados de um bocal como uma espuma que depois endurece. Camada por camada, uma casa é impressa – no local ou como várias peças em uma fábrica que são transportadas e montadas.

Em 2022, a Mighty Buildings, com sede na Califórnia, concluirá o desenvolvimento de 15 casas impressas em 3D ecologicamente corretas no Rancho Mirage. E a icon, com sede no Texas, planeja começar a construir uma comunidade de 100 casas impressas em 3D perto de Austin, que seria o maior empreendimento desse tipo.

  • Tecnologias emergentes 2022: Tecnologia do sono
tecnologias emergentes 2022

Tornou-se uma mania no Vale do Silício. Não satisfeitos em maximizar sua produtividade e desempenho durante as horas de vigília, os geeks agora também otimizam seu sono, usando uma variedade de tecnologias. Isso inclui anéis e faixas de cabeça que registram e rastreiam a qualidade do sono, máquinas de som relaxantes, dispositivos para aquecer e resfriar colchões e despertadores inteligentes para acordá-lo no momento perfeito. O Google lançou um tablet de cabeceira de rastreamento de sono em 2021, e a Amazon deve seguir o exemplo em 2022. Parece loucura. Mas a falta de sono está ligada a doenças de doenças cardíacas à obesidade. E o que o Vale do Silício faz hoje, todo mundo acaba fazendo amanhã.

  • Tecnologias emergentes 2022: Nutrição personalizada

Dietas não funcionam. Crescem as evidências de que o metabolismo de cada pessoa é único, e as escolhas alimentares também deveriam ser. Entre na nutrição personalizada: aplicativos que informam o que comer e quando, usando algoritmos de aprendizado de máquina, testes de seu sangue e microbioma intestinal, dados sobre fatores de estilo de vida, como exercícios e rastreamento em tempo real dos níveis de açúcar no sangue usando o tamanho de uma moeda dispositivos ligados à pele. Após lançamentos bem-sucedidos nos Estados Unidos, as empresas de nutrição personalizada estão de olho em outros mercados em 2022. Algumas também buscarão aprovação regulatória como tratamentos para doenças como diabetes e enxaqueca.

  • Tecnologias emergentes 2022: Rastreadores de saúde vestíveis

As consultas médicas remotas tornaram-se comuns. Isso pode transformar as perspectivas de rastreadores de saúde vestíveis, como o Fitbit ou o Apple Watch. Atualmente, eles são usados ​​principalmente como rastreadores de condicionamento físico, medindo os passos dados, as velocidades de corrida e natação, frequências cardíacas durante os treinos e assim por diante. Mas a linha entre o consumidor e os usos médicos de tais dispositivos agora está se esvaindo, dizem analistas da Gartner, uma consultoria.

Os relógios inteligentes já podem medir a oxigenação do sangue, realizar eletrocardiogramas e detectar fibrilação atrial. A próxima versão do Apple Watch, prevista para 2022, pode incluir novos sensores capazes de medir níveis de glicose e álcool no sangue, além de pressão arterial e temperatura corporal. A Rockley Photonics, empresa que fornece a tecnologia de sensores, chama seu sistema de “clínica no pulso”. A aprovação regulatória para tais funções pode demorar um pouco, mas enquanto isso os médicos, não apenas os usuários, estarão prestando mais atenção aos dados dos wearables.

  • Tecnologias emergentes 2022: O metaverso
tecnologias emergentes 2022

Criada em 1992 por Neal Stephenson em seu romance “Snow Crash”, a palavra “metaverso” se referia a um mundo virtual persistente, acessível por meio de óculos especiais, onde as pessoas podiam se encontrar, paquerar, jogar, comprar e vender coisas e muito mais. . Em 2022 refere-se à fusão de videogames, redes sociais e entretenimento para criar novas experiências imersivas, como nadar dentro de sua música favorita em um show online. Jogos como Minecraft, Roblox e Fortnite são todos trampolins para um novo meio emergente. O Facebook se renomeou Meta para capitalizar a oportunidade – e distrair de seus outros problemas.

  • Tecnologias emergentes 2022: Computação quântica

Uma ideia que existia apenas em quadros-negros na década de 1990 se transformou em uma disputa multibilionária entre governos, gigantes da tecnologia e startups: aproveitar as propriedades contra-intuitivas da física quântica para construir um novo tipo de computador. Para alguns tipos de matemática, um computador quântico poderia superar qualquer máquina não quântica que pudesse ser construída, fazendo um trabalho rápido de cálculos usados ​​em criptografia, química e finanças.

Mas quando essas máquinas chegarão? Uma medida da capacidade de um computador quântico é seu número de qubits. Uma equipe chinesa construiu um computador com 66 qubits. A ibm, uma empresa americana, espera atingir 433 qubits em 2022 e 1.000 em 2023. Mas as máquinas existentes têm uma falha fatal: os delicados estados quânticos dos quais dependem duram apenas uma fração de segundo. Corrigir isso levará anos. Mas se as máquinas existentes puderem ser úteis nesse meio tempo, a computação quântica poderá se tornar uma realidade comercial muito mais cedo do que o esperado.

  • Tecnologias emergentes 2022: Influenciadores virtuais
tecnologias emergentes 2022

Ao contrário de um influenciador humano, um influenciador virtual nunca se atrasará para uma sessão de fotos, ficará bêbado em uma festa ou envelhecerá. Isso porque influenciadores virtuais são personagens gerados por computador que conectam produtos no Instagram, Facebook e TikTok.

A mais conhecida é Miquela Sousa, ou “Lil Miquela”, uma fictícia brasileira-americana de 19 anos com 3 milhões de seguidores no Instagram. Com US$ 15 bilhões previstos para serem gastos em marketing de influenciadores em 2022, os influenciadores virtuais estão se proliferando. Aya Stellar – uma viajante interestelar criada pela Cosmiq Universe, uma agência de marketing – chegará à Terra em fevereiro. Ela já lançou uma música no YouTube.

  • Tecnologias emergentes 2022: Interfaces cerebrais

Em abril de 2021, o empresário irreprimível Elon Musk twittou animadamente que um macaco estava “literalmente jogando um videogame telepaticamente usando um chip cerebral”. Sua empresa, a Neuralink, havia implantado dois pequenos conjuntos de eletrodos no cérebro do macaco. Os sinais desses eletrodos, transmitidos sem fio e depois decodificados por um computador próximo, permitiram ao macaco mover a raquete na tela em um jogo de Pong usando apenas o pensamento.

Em 2022, a Neuralink espera testar seu dispositivo em humanos, para permitir que pessoas paralisadas operem um computador. Outra empresa, a Synchron, já recebeu aprovação dos reguladores americanos para iniciar testes em humanos de um dispositivo semelhante. Sua prótese neural “minimamente invasiva” é inserida no cérebro por meio de vasos sanguíneos no pescoço. Além de ajudar pessoas paralisadas, o Synchron também está procurando outros usos, como diagnosticar e tratar doenças do sistema nervoso, incluindo epilepsia, depressão e hipertensão.

  • Tecnologias emergentes 2022: Carne e peixe artificiais

Winston Churchill uma vez refletiu sobre “o absurdo de cultivar uma galinha inteira para comer o peito ou a asa”. Quase um século depois, cerca de 70 empresas estão “cultivando” carnes em biorreatores. As células retiradas de animais, sem prejudicá-los, são nutridas em sopas ricas em proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e minerais. Em 2020, a Eat Just, startup de carnes artificiais com sede em São Francisco, tornou-se a primeira empresa certificada a vender seus produtos, em Cingapura.

Espera-se que se junte a um punhado de outras empresas em 2022. No próximo ano, uma startup israelense, a SuperMeat, espera obter aprovação para vendas comerciais de hambúrgueres de frango cultivados, cultivados por US$ 10 por unidade – abaixo dos US$ 2.500 em 2018, o empresa diz. A Finless Foods, com sede na Califórnia, espera aprovação para vender atum rabilho cultivado, cultivado por US$ 440 o quilo – abaixo dos US$ 660.000 em 2017. Bacon, peru e outras carnes cultivadas estão em andamento. Os amantes de carne com consciência ecológica em breve poderão ter seu bife – e comê-lo.

Pelos correspondentes de ciência e tecnologia do The Economist■

Este artigo apareceu no What Next? Seção da edição impressa do The World Ahead 2022, sob o título “E agora?”.

Participe Aqui do Grupo Entusiastas de Futuros no Telegram do Futurotopia

Share.
Moisés de Oliveira

Somos uma portal de conteúdo sobre tendências de futuros. Falamos sobre Tecnologia, Economia (Trabalho e Consumo), Ambiente e Sociedade, esses são os pilares de estudos furistas. Também falamos sobre transcendencialidade, assunto que ainda é tabu, porém muito necessário para entender para onde estamos indo.

Leave A Reply