Antes de migrar para Inside Sales, trabalhei por mais de 4 anos com marketing digital, desenhando estratégias para diferentes empresas e, muitas vezes, colocando a mão na massa.

Só que durante todo esse tempo, nunca cheguei a me especializar em área alguma – ainda que tenha estudado mais afundo alguns temas, como SEO.

E hoje em dia eu percebo o quanto esse lado generalista me trazia certa crise de identidade!

 

Afinal, o que eu sabia de verdade sobre marketing digital?

Mas, crises existenciais à parte, esse papel mais holístico é o que faz os projetos rodarem dentro da área, não é mesmo?

Foi por isso que resolvi compartilhar aqui alguns conteúdos que me salvaram nos momentos em que precisei ser designer, desenvolvedor ou copywriter – mesmo sem ser nada disso…

Design

Mesmo que não domine o pacote Adobe, todo profissional de marketing precisa criar algumas artes uma hora ou outra.

E como eu sempre tive pouca habilidade com criação, o Canva já me ajudou bastante com tarefas simples, por facilitar a edição de gráficos, peças para redes sociais, apresentações e fotos – contando, inclusive, com templates muito bem feitos.

 

Além dele, o remove.bg também era outro site com lugar marcado nos meus favoritos: com um clique, você remove o fundo das suas imagens com um grau de fidelidade bastante alto!

 

Quando meu objetivo era incluir uma imagem em algum dispositivo (como a capa de um eBook na tela de um iPad), o MockUPhone é que salvava o meu dia. #gratidão

 

 

Outro site bacana nesse sentido é o Coolors, que gera combinações aleatórias de paletas de cores para você que, assim como eu, usa calça verde com camiseta vermelha…

 

Por fim, não posso deixar de destacar o TinyPNG, que comprime suas imagens mantendo a qualidade dos arquivos (eu mesmo “passei” várias das imagens acima no compressor do site, para não deixar a página deste artigo muito pesada).

 

Desenvolvimento

Já que esta seção é sobre o mundo dos devs, prometo que ela será bem objetiva!

Para adicionar scripts às páginas do seu site WordPress sem precisar editar o código-fonte, você, do marketing, pode utilizar o plugin Tracking Code Manager.

Outra dica importante para o WordPress é a deste artigo da Theme Skills, que explica como incluir vídeos do YouTube de forma responsiva nos seus blog posts (sim, isso é manual…).

 

Leia também: Como a aplicar a Gestão Ágil de Projetos na sua empresa?

Para criar botões de contato para o seu site sem precisar programá-los do zero, o widget do WhatsHelp é uma ótima solução, 100% à prova de amadores.

PS: se você já entende um pouco mais sobre o assunto, as documentações da W3Schools são de grande ajuda na hora de fazer ajustes de HTML, CSS, JavaScript etc.

Copywriting

Voltando à crise sobre a falta de especialização, me deparei por vezes com certa dificuldade para criar textos realmente persuasivos.

Por sorte, sempre encontrei boas referências sobre o tópico na página épica da Rock Content sobre Copy e no artigo 50 Tons de Copywriting, da CopyCon.

E, como bônus, quero indicar ainda três blog posts sensacionais:

Mídia Paga

Começando pelo AdWords, acredito que o melhor artigo para iniciantes é este aqui, do Neil Patel, que explica na prática como evitar erros comuns na plataforma.

 

Caso o seu interesse seja melhorar campanhas já existentes, outro artigo de leitura essencial é o Dicas de Otimização de Anúncios no Adwords, do Tiago Tessmann.

Para o Facebook Ads, o básico pode ser aprendido no blog da Orgânica Digital, que traz um passo a passo bastante atualizado (em agosto de 2019, pelo menos).

Mas o artigo mais interessante que já li sobre Facebook Ads ainda é o da Karola Karlson, que traz dicas com exemplos práticos para a criação de imagens de anúncios.

 

E, para que a análise das suas campanhas (de um modo geral) seja bem estruturada, não esqueça de salvar nos seus favoritos o gerador de UTMs do Google e a calculadora de testes A/B da Resultados Digitais!

Outros Temas

Se você realmente é “pau pra toda obra” no marketing digital, sugiro que salve também mais alguns links que fizeram parte dos meus favoritos nos últimos anos:

 

Para finalizar, me sinto na obrigação de explicar para os millennials a capa deste artigo!

O homem da foto é o Severino, personagem do Zorra (Total) que, apesar de ser porteiro de um estúdio, sempre assumia outras funções, como substituir objetos do set de filmagem.

Viu só? Você não está sofrendo sozinho(a)! #marketingdigital #inboundmarketing #marketing