FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Trabalho Remoto: Projeto #matrix foi desenvolvido pela equipe de Engenharia e Produto e está disponível em plataforma Open Source para empresas que optarem pelo home office

 

O trabalho remoto há anos é apontado como uma das principais tendências para o futuro do trabalho. Desde a semana passada, porém, passou a ser uma realidade imposta mesmo a empresas que não estavam exatamente preparadas. Em tempos imprevisíveis da pandemia do Coronavírus, grande parte das companhias está preocupada com a segurança e saúde de seus funcionários e tem optado pelo trabalho remoto. Um número que só deve crescer com o avanço do vírus nas próximas semanas no Brasil.

Para prover uma experiência que se aproxime ao máximo da encontrada no escritório físico, a equipe de Engenharia e Produto da Resultados Digitais desenvolveu uma ferramenta open source chamada #matrix. É um escritório online que permite que as pessoas visualizem os seus colegas de trabalho e interajam por meio de salas virtuais.

A ideia veio da dificuldade enfrentada pela própria equipe de tecnologia da RD, que hoje possui mais de 180 pessoas, das quais 50% trabalham de forma remota, espalhadas por várias cidades do Brasil. “Estávamos sempre tentando adaptar as ferramentas para quem estava remoto, mas nunca era uma experiência ideal, então decidimos mudar a nossa forma de pensar e nos tornamos remote first“, comenta Juliemar Berri , Gerente de Desenvolvimento da RD.

Segundo Berri, a inspiração veio do mundo dos games, especialmente dos modos multijogador dos games online. “Isso significa que qualquer conversa, reunião ou dinâmica seria modelada como se todos estivessem remotos e assim pudemos olhar para os problemas de comunicação com mais profundidade”.

LEIA TAMBÉM:

Trabalho Remoto: Guia Coronavírus para continuidade dos negócios e estudos

O impacto do novo coronavírus: 7 metas que qualquer startup precisa rever

Como funciona a #matrix

A #matrix é um escritório virtual, que traz a experiência do escritório físico, com várias salas e espaços de trabalho. As pessoas podem entrar e sair, mostrar onde estão presentes, comunicar-se e fazer videoconferências.

A ferramenta gratuita/Open Source funciona em três pilares fundamentais:

• Presença. É possível ver todas as pessoas online no momento e suas interações (com quem estão falando, se estão em reunião ou se estão disponíveis).

• Disponibilidade. Conversar com alguém torna-se tão fácil quanto ir à mesa da pessoa e trocar duas palavras. Para citar um exemplo: a função chamada “Get” (acionada com o botão Direito do mouse) avisa rapidamente que você quer falar com o seu colega de trabalho e o convida para entrar numa sala de reuniões virtual.

• Visibilidade. É possível ver quais as conversas que estão acontecendo no escritório naquele momento. O usuário pode optar por participar dessas conversas (como se estivesse batendo à porta de uma sala em que uma reunião está ocorrendo), ou ainda esperar a reunião terminar para interagir com os participantes quando eles estiverem disponíveis.

Tecnologia

Diferentemente dos softwares da RD, que são intuitivos para pessoas leigas em tecnologia, a #matrix é uma ferramenta open source que demanda a atenção de uma pessoa com algum conhecimento técnico em programação. A implementação, no entanto, tem configurações simples e em apenas dois minutos é possível criar o escritório virtual. Todo o projeto está publicado no GitHub da RD e pode ser executado seguindo os passos no arquivo README.md

Outros projetos Open Source da RD: http://opensource.resultadosdigitais.com.br.


 

Conheça o Instagram do Futurotopia:

https://www.instagram.com/p/B91iAtZBAGK/

Share.

Comments are closed.