FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Nas últimas semanas, a UNESCO promoveu um evento global de Alfabetização de Futuros, o Futures Literacy Summit 2020. Foi um grande encontro com instituições de ensino, empresas, ONGs e governos para dialogar e apresentar ações relacionadas ao desenvolvimento do Pensamento de Futuros e aplicação de Estudos de Futuros no mundo. 

Mas, afinal, o que é Futures Literacy e por que a Unesco vem intensificando esforços para tornar a Alfabetização em Futuros uma realidade global?

A Alfabetização em Futuros (ou Letramento de Futuros) é um termo que refere-se à capacidade de compreender conscientemente o papel que pensar no futuro tem no presente; desenvolver habilidades antecipatórias e imaginativas para construção de futuros desejados.

A Alfabetização de Futuros utiliza metodologias diversas de Estudos de Futuros e Foresight, que fazem com que indivíduos transformem a incerteza em inspiração para enfrentar os desafios contemporâneos e planejar o amanhã de forma criativa. 

O termo “Alfabetização” é utilizado neste contexto porque, segundo a UNESCO, da mesma forma que a alfabetização em leitura e escrita é uma habilidade que todos podem e devem adquirir, a habilidade de imaginar e criar futuros também deve ser democratizada e desenvolvida globalmente. 

Por que imaginar futuros é tão importante? 

Imaginar futuros começa por questionar as origens das imagens que temos sobre o futuro. Esse processo amplia a visão para novos horizontes e cria novas possibilidades. A capacidade de “ler” sinais de mudança e imaginar futuros que inspiram esperança e fomentam a colaboração significa transformar o que as pessoas são capazes de saber, imaginar e fazer.

O Futures Literacy atende à necessidade urgente de transformação do mundo. 

É uma forma de preparar o ser humano para compreender como se preparar para crises potenciais, superar grandes desafios globais e também, aprender a lidar com a incerteza e a complexidade do mundo. 

A UNESCO considera essa uma das competências essenciais para o século 21, e desde 2012, vem incentivando e promovendo laboratórios de Futures Literacy ao redor do mundo, onde comunidades diversas se reúnem para pensar sobre o futuro e usar a imaginação de maneira “produtiva” no presente.

Share.
thayanic@gmail.com Costa

Praticante de Foresight Estratégico com especialização em Futures Thinking. Facilitadora de experiências de Estudos de Futuros. Fundadora da comunidade Futuros Plurais e Community Manager no Teach the Future Brasil.

Leave A Reply