FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Artigo original de: Alex Fergnani. – Traduzido por Thayani Costa.

Existem muitos nomes para se referir à disciplina que investiga futuros alternativos. Estudos de Futuros (Futures Studies), Foresight, Alfabetização de Futuros (Futures Literacy), Pensamento de Futuros (Futures Thinking), Antecipação, Futurismo, Futurologia e muitos outros. Esses termos são frequentemente usados ​​- e mal usados ​​- como sinônimos, sem explicação das razões pelas quais eles devem ser considerados sinônimos. Claramente, há muita confusão sobre qual termo devemos usar e quais termos não devemos usar. Inúmeras vezes fui solicitado a falar sobre a diferença entre esses termos, especialmente por pessoas novas na área, na ausência de diretrizes claras. Então, vamos tentar esclarecer.

Os termos mais comumente usados ​​para se referir à investigação de futuros alternativos são Estudos de Futuros e Foresight. Vejamos as semelhanças e diferenças entre esses dois termos primeiro.

Estudos de Futuros vs. Foresight

Estudos de Futuros, às vezes também abreviado como Futuros, é, como o nome diz, um campo de estudos. Envolve estudos de futuros alternativos feitos por pesquisadores acadêmicos em universidades. Na verdade, a World Futures Studies Federation, provavelmente a associação mais acadêmica na área, usa o termo Estudos de Futuros, e o define como “Um campo científico de pesquisa envolvendo acadêmicos e pesquisadores” [1]. É por isso que você também deve ter ouvido falar do termo Pesquisa de Futuros (Futures Research), que é usado como sinônimo de Estudos de Futuros e principalmente por acadêmicos, mas menos comumente do que Estudos de Futuros. Paralelamente a essa conotação acadêmica, os Estudos de Futuros têm uma conotação de ciências sociais. Isso porque muitos estudiosos e pesquisadores ativos neste campo receberam formação em ciências sociais, incluindo sociologia, ciências políticas, políticas públicas, etc., e assim, imbuem a disciplina em um ponto de vista científico social.

Foresight, por outro lado, refere-se à aplicação de métodos e técnicas de Estudos de Futuros por organizações, incluindo organizações com fins lucrativos, sem fins lucrativos e governamentais, para que se preparem para o futuro. Foresight é uma palavra usada com mais frequência por gestores e é considerada parte da estratégia corporativa. É por isso que você também deve ter ouvido falar dos termos Foresight Estratégico ou Foresight Corporativo, e menos comumente Foresight de Negócios e Foresight Organizacional [2].

Em outras palavras, embora os Estudos de Futuros e o Foresight se refiram ao mesmo conjunto de métodos e técnicas para investigar futuros, Foresight designa especificamente o uso desses métodos e técnicas como uma ferramenta de gestão. Foresight é um conjunto de práticas ou atividades utilizadas para preparar empresas para o futuro e buscar atingir um desempenho superior [3] [4].

Além desta grande diferença entre Estudos de Futuros e Foresight, existem 3 pequenas diferenças que devem ser mencionadas:

  • Em primeiro lugar, o Foresight teve uma forte ênfase no planejamento de cenários, particularmente na escola de pensamento da lógica intuitiva. Como esta escola é ocidental, o Foresight também recebeu uma conotação ocidental. Embora sua posição venha mudando recentemente, à medida que a palavra Foresight é cada vez mais usada globalmente. Os Estudos de Futuros, por outro lado, têm uma tradição consistente de levar em consideração as perspectivas asiáticas e não ocidentais, como a Análise Causal em Camadas (Causal Layered Analysis ou CLA) e os Futuros Integrais (Integral Futures) [5]. É por isso que o chamamos de estudos, no plural [6].
  • Em segundo lugar, o Foresight implica necessariamente em ação no presente [7], uma vez que a investigação de futuros conduz à mudança da estratégia da organização. Os Estudos de Futuros, por outro lado, embora um de seus princípios seja estudar futuros para mudar o presente [8], podem, na verdade, não implicar em fazê-lo. Um projeto de Estudos de Futuros poderia apenas construir cenários para uso de terceiros ou para aumentar a conscientização sobre eles.
  • Terceiro, uma vez que o Foresight está relativamente mais preocupado em preparar a organização para o futuro e aumentar seus resultados financeiros, também está relativamente menos preocupado do que os Estudos de Futuros em melhorar o futuro da humanidade em geral. Os Estudos de Futuros, por outro lado, têm uma ênfase muito mais pronunciada no aperfeiçoamento de nossa civilização. No entanto, isso tem mudado à medida que novos e mais participativos métodos de Foresight estão surgindo, envolvendo organizações e comunidades mais amplas [9].

Portanto, Estudos de Futuros e Foresight são, na verdade, o mesmo conjunto de métodos e técnicas aplicados em contextos diferentes e com conotações e objetivos ligeiramente diferentes. Podemos, portanto, representá-los graficamente como dois círculos amplamente sobrepostos, mas não completamente coincidentes, como este:

Image for post

A tendência recente é que esses 2 círculos estejam cada vez mais próximos, à medida que as fronteiras entre os Estudos de Futuros e Foresight começam a se confundir. De fato, um número crescente de profissionais acadêmicos está envolvido em projetos de Foresight em organizações fora de suas universidades. A conotação ocidental versus não ocidental de antes, que distinguia os Estudos de Futuros e o Foresight, está começando a se confundir, e há um número crescente de métodos e abordagens de Foresight que envolvem organizações com comunidades externas.

Em vista do exposto acima, minha sugestão é que usemos o termo Futuros & Foresight para nos referirmos à investigação de futuros alternativos, ao invés de Estudos de Futuros ou Foresight. Podemos dizer estudioso/pesquisador de Futuros & Foresight, praticante de Futuros & Foresight e projeto de Futuros & Foresight.

Mas certamente ainda é ok usar Estudos de Futuros ou Foresight, se você tiver preferência por um dos dois termos. No entanto, deve-se mencionar que provavelmente é mais correto usar o termo Estudos de Futuros em um contexto acadêmico e o termo Foresight em um contexto prático. “Estudioso/pesquisador de Estudos de Futuros” é provavelmente melhor do que o pesquisador de Foresight. Praticante de Foresight é provavelmente melhor do que o praticante de Estudos de Futuros. Mas essas diretrizes não são rígidas. Você pode ser um estudioso pesquisando Foresight em organizações, e isso o tornará um pesquisador de Foresight, em vez de um pesquisador de Estudos de Futuros. E, finalmente, no que se refere aos métodos, ambos são aceitáveis: você pode dizer que está usando métodos/ferramentas de Estudos de Futuros, bem como métodos/ferramentas de Foresight. O mesmo vale para o workshop de Futuros e workshop de Foresight.

Portanto, agora que esclarecemos as diferenças e semelhanças entre Estudos de Futuros e Foresight, vamos examinar outros termos comumente usados.

Futurismo

Futurismo se refere a uma ampla variedade de abordagens para explorar o futuro, incluindo previsões, opiniões da ciência popular e especulações leigas. Por exemplo, o último artigo que você leu na internet sobre como os robôs assumirão o controle pode ser rotulado como futurismo. Este termo se refere a um domínio muito mais amplo do que Estudos de Futuros e Foresight, então podemos representar a relação entre Futuros & Foresight e Futurismo graficamente assim:

Image for post

Nem é preciso dizer que a grande maioria do trabalho futurista é diferente de Futuros & Foresight. Futuros & Foresight não fazem previsões nem especulações sobre o futuro. Eles investigam futuros alternativos sistematicamente. Requerem métodos. Requerem treinamento. Requerem conhecimento de como usar métodos ou metodologia. Devem ser feitos com rigor.

Qualquer um, por outro lado, pode escrever uma suposição fundamentada sobre o futuro sem treinamento em Futuros & Foresight. Isso é algo a se observar. Conclui-se que não devemos nos referir a Futuros & Foresight usando o termo futurismo. Também não é preciso dizer que não devemos usar a palavra futurista para nos referirmos às profissões de pesquisador e praticante de Futuros & Foresight. Isso ocorre porque o termo futurista se refere a uma gama mais ampla de profissões, incluindo aquelas que se envolvem em especulações, que incluem, mas não se limitam à prática de Futuros & Foresight. Pesquisador/praticante de Futuros & Foresight, ou pesquisador de Estudos de Futuros e praticante de Foresight, parecem ser candidatos melhores e mais adequados.

Image for post
Pintura futurista (Claudio Marcon)

Devemos também evitar o uso dos termos futurismo e futurista, porque eles estão intimamente relacionados ao movimento artístico italiano homônimo do início do século XX. Esse movimento foi uma ideologia carregada de valores para destruir o passado, acelerar o futuro e misturar homem e máquinas. Isso é um anátema para o Futuros & Foresight, que minimiza ideologias únicas e visa desconstruí-las em favor de um ponto de vista pluralista em relação a uma gama de futuros diferentes [10].

Futurologia

Futurologia é um nome usado por não especialistas para se referir a Futuros & Foresight. Normalmente encontrado em enciclopédias, seu objetivo é soar explicativo para leitores que nunca ouviram falar das palavras Estudos de Futuros e Foresight. Nem é preciso dizer que, se estivermos pesquisando ou praticando Futuros & Foresight em nossa profissão, devemos evitar o uso do termo futurologia, quanto mais futurologista, pois essas palavras soam estranhas e enciclopédicas para qualquer um que tenha uma vaga ideia do que é Futuros & Foresight. Isso é auto explicativo, pois ocorre em nossa vida diária: quando nos referimos a animais, por exemplo, não usamos seus nomes enciclopédicos, que podem ser uma palavra latina obscura. Usamos seu nome mais comum.

Estudos de Futuro

Aparentemente que alguns profissionais estão usando o termo Estudos de Futuro, no singular, para se referir à investigação de futuros alternativos. Em minha experiência como revisor de vários revistas acadêmicas na área, incluindo Futures, Technological Forecasting and Social ChangeFutures & Foresight Science e On the Horizon, tenho notado consistentemente que pesquisadores e profissionais que usam este termo parecem não estar cientes do crescimento da literatura utilizando o termo Estudos de Futuros, no plural. Isso é correto, pois o plural, futuros, é um sinal de que devemos investigar muitos deles, não um único futuro. Alternativamente, o termo Estudos de Futuro, no singular, pode ser usado para se referir a uma abordagem para o futuro que enfatiza a observação e previsão de tendências (trends) (por exemplo, a abordagem da Singularity University). Embora intrigante, essa abordagem exibe uma desconexão saliente da crescente comunidade de pesquisadores e praticantes de Futuros & Foresight. Portanto, eu desencorajaria o uso desse termo, pois pode sinalizar uma falta de profissionalismo para outros pesquisadores e profissionais da área.

Alfabetização de Futuros

A Alfabetização de Futuros (Futures Literacy) refere-se à competência de compreender conscientemente o papel que o pensamento sobre o futuro tem no presente [11]. Este termo é frequentemente usado para se referir a configurações pedagógicas de estágios iniciais, quando usamos ferramentas de Futuros & Foresight para aumentar a capacidade antecipatória de indivíduos que provavelmente nunca ouviram falar sobre Futuros & Foresight antes. A UNESCO usa esse termo quando promove laboratórios para que comunidades pensem sobre o futuro e usem a imaginação de maneira produtiva no presente, ou se tornem “alfabetizadas em futuros” [11]. No entanto, é errado usar este termo para se referir à disciplina de Futuros & Foresight.

Pensamento de Futuros

Image for post

Pensamento de Futuros (Futures Thinking) é um termo muito controverso porque é erroneamente usado por pesquisadores e praticantes de Futuros & Foresight como sinônimo de Estudos de Futuros. Se Futuros & Foresight desenvolveram uma tradição de práticas, o Pensamento de Futuros se refere aos processos cognitivos habilitados por essas práticas. O primeiro está no nível prático; o último está no nível psicológico. Os dois termos se referem a processos em dois níveis diferentes de compreensão e análise. Portanto, embora não seja errado dizer que Futuros & Foresight permitem que os indivíduos desenvolvam Pensamento de Futuros, é errado usar o termo Pensamento de Futuros para se referir à disciplina de Futuros & Foresight, ou dizer que Futuros & Foresight fazem parte do Pensamento de Futuros. A confusão sobre essa distinção foi, infelizmente, alimentada por profissionais que têm usado o Pensamento de Futuros para se comercializar, já que esse termo é inegavelmente legal, especialmente considerando a palavra da moda Design Thinking. Por exemplo, o Institute for the Future lançou uma série de cursos online no Coursera chamados de Futures Thinking [12]. Esses cursos incluem técnicas de imaginação que não fazem parte da tradição de Futuros & Foresight, juntamente com métodos de Futuros & Foresight estabelecidos. Nesta série de cursos, Foresight também é considerado parte do Pensamento de Futuros. Este é um bom exemplo de praticantes alimentando ativamente a confusão porque, embora a qualidade do material fornecido nos cursos seja alto, a nomenclatura não é correta.

Forecasting

Forecasting refere-se a previsões acerca do futuro de curto prazo. Isso é diferente de Futuros & Foresight por vários motivos:

  • Enquanto o Forecasting é realizado utilizando técnicas de extrapolação quantitativa, Futuros & Foresight consistem, em geral, em abordagens qualitativas.
  • Forecasting envolve previsões, que Futuros & Foresight evitam, favorecendo futuros alternativos.
  • Forecasting envolve estimativas pontuais e únicas de futuro, por exemplo, o crescimento do PIB em 5 anos, enquanto Futuros & Foresight antecipam uma variedade de elementos para construir cenários abrangentes.
  • Forecasting olha para o futuro de curto prazo (1 a 5 anos), enquanto Futuros & Foresight olham para os futuros de longo prazo (5 a 50 anos).

Finalmente, há uma variedade de outros termos menos usados, incluindo Antecipação (Anticipation), Pensamento de Perspectiva (Perspective Thinking), Futuristics e outros. Esses termos são usados ​​por profissionais ou pequenos grupos de profissionais para se referir à sua própria abordagem ou ponto de vista dos Estudos de Futuros, e não falam da tradição crescente de Futuros & Foresight. Por exemplo, o autor Roberto Poli vê a Antecipação como um conjunto de atitudes e atividades voltadas para o futuro em uma ampla gama de campos científicos, incluindo as ciências naturais e humanas [13]. Esse nome não designa Futuros & Foresight, que é apenas um componente da Antecipação, de acordo com essa visão. Outro exemplo é o Pensamento de Perspectiva. Originário do francês La Prospective, ou Prospectiva, este termo indica um grupo circunscrito de praticantes de Futuros & Foresight [14], que não representa todo o campo de Futuros & Foresight. Portanto, eu também recomendaria não usar esses termos, a menos que você faça parte dessas escolas menores de pensamento.

Referências e Notas

[1] What is Futures Studies, WFSF Website. Disponível em: https://wfsf.org/about-us/futures-studies

[2] Rohrbeck, R., & Bade, M. (2012). Environmental scanning, futures research, strategic foresight and organizational future orientation: a review, integration, and future research directions. XXIII ISPIM Annual Conference, Barcelona, Spain.

Rohrbeck, R., Battistella, C., & Huizingh, E. (2015). Corporate foresight: An emerging field with a rich tradition. Technological Forecasting and Social Change,101: 1–9.

[3] UNDP (2018). Foresight, The Manual. Obtido de: https://www.undp.org/content/undp/en/home/librarypage/capacity-building/global-centre-for-public-service-excellence/ForesightManual2018.html

[4] Nota da tradução: A tradução literal em português da palavra Foresight seria algo como “olhar para frente” ou “visão à frente”. Em alguns casos o termo Foresight também pode ser traduzido como Previsão, da mesma forma que Forecast. No Brasil, praticantes de Foresight costumam manter o termo em inglês, sem tradução. Também é possível encontrar profissionais que utilizam o termo Prospectiva. A aplicação da palavra “Prospectiva” ou “Prospectiva Estratégica” tem origem no termo francês “La prospective”, criado por Michel Godet. Ver 14.

[5] Se Integral Futures é realmente uma abordagem não ocidental ainda está em debate.

[6] Sardar, Z. (2010). The Namesake: Futures; futures studies; futurology; futuristic; foresight — What’s in a name? Futures, 42(3): 177–184.

[7] ibid.

[8] Bell, W. 1997. Foundations of Futures Studies. New Brunswick: Transaction Publishers, Volume 1.

[9] Ramos, J., Sweeney, J. A., Peach, K., & Smith, L. 2019. Our futures: by the people, for the people. Nesta. Obtido de: https://www.nesta.org.uk/report/our-futures-people-people/

Popp, R. 2013. Participatory futures research. Research or practice consulting? European Journal of Futures Research, 1:16.

[10] Ver 5,7.

[11] UNESCO (n.d.). What is Futures Literacy? Obtido de: https://en.unesco.org/themes/futures-literacy

[12] Futures Thinking specialization on Coursera: https://www.coursera.org/specializations/futures-thinking

[13] Poli, R. (2017). Introduction to Anticipation Studies. Springer.

[14] La Prospective: http://en.laprospective.fr/

CRÉDITOS DOS ICONES (The Noun Project): Chanaky, David

Share.
thayanic@gmail.com Costa

Praticante de Foresight Estratégico com especialização em Futures Thinking. Facilitadora de experiências de Estudos de Futuros. Fundadora da comunidade Futuros Plurais e Community Manager no Teach the Future Brasil.

1 comentário

Leave A Reply