FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Uma das formas é olhando os sinais! Por exemplo, Facebook lançou oficialmente em 20 de agosto de 2021 o Horizon Workrooms, uma plataforma on-line cujo objetivo é a realização de reuniões de equipes em Realidade Virtual (VR), com os participantes sendo representados por avatares, nesse início por simpáticas figuras com aparência de vídeo game.

E para além da aparência, por que devemos prestar atenção nesse lançamento?

Simplesmente porque o nosso futuro estará lá, é o primeiro passo para o Metaverso, a próxima internet, num ambiente 3D e totalmente imersivo e cercado de tecnologias.   

A internet hoje já faz parte inseparável de nosso dia a dia, mas nem sempre foi assim, começou timidamente com textos, depois imagens e vídeos, e atualmente com interações nas Redes Sociais e com o uso de nosso smartphones, expandiu e popularizou. Se a primeira fase da internet foi marcada como um Repositório de informações e alguma comunicação com e-mail apenas, demorando até um pouco para gerar interesse, a segunda fase foi representada pela melhoria da interface com a Produção de conteúdo, seja em blogs autorais ou vídeos, evoluiu para a atual definida pelo Compartilhamento, e na futura com a constância do 5G, será marcada pela Imersão!                                                

E como me encaixo nesse novo mundo, como meu negócio, atividade, estudo ou lazer será em breve? Essa é a pergunta que precisamos fazer e nos preparar para a verdadeira revolução comportamental num mundo 3D virtual compartilhado, interativo e colaborativo, o caminho definitivo para a imersão e fusão do meio físico e digital, o figital, já sem conseguir fazer a distinção, será um mundo completamente diferente, um ecossistema.

+ LEIA TAMBÉM:

Nossa relação com esse aglomerado de mundos pelo uso de Realidade Virtual e Inteligência Artificial, mudará o consumo nos canais de compra, nas indústrias e projetos colaborativos em design e criação com uso de “digital twins”, prototipagem e simulações de fábricas do mundo real antecipando e melhorando produtos, ou ainda em ambientes educacionais ou de lazer, imagine visitar museus ou cidades, ou assistir uma partida do seu esporte favorito como se estivesse no local, com a Realidade Aumentada e a evolução dos efeitos gráficos, com a sensação proporcionada pela ultra definição das imagens, será como um verdadeiro teletransporte, acabando com fronteiras físicas e geográficas, inclusive ter sensações táteis com equipamentos vestíveis como luvas hápticas, sensoriais, potencializando a interação, coisa que uma reunião virtual numa tela 2D que agora ficou comum forçada pela pandemia, não proporciona.

Só ai, algumas novas atividades e profissões já surgem, como construtores de ambientes virtuais, sejam para aluguel de salas virtuais ou para a construção específica de ambientes particulares, corporativos ou comerciais, para ‘reunir’ colaboradores ou clientes.

O Metaverso promete ligar mundos diversos e reforçar o entrelaçamento humano com ligação definitiva com as máquinas, Robots e muita IA. Os próprios Robots serão treinados lá com muito mais segurança, e nós humanos, seremos cada vez mais exponenciais em nossas capacidades, atingindo novos e até então impensáveis universos.

Imagine só as possibilidades que a interatividade e colaboração vão proporcionar, e prepare-se.

Future-se!

Paulo Gianolla

Share.
Paulo Gianolla

Consultor de Inovação e Liderança Exponencial. Atua na implementação do Design como Estratégia e Cultura de Inovação na Educação Corporativa para a Liderança Exponencial & Empreendedorismo, envolvendo neurociências, cognição, aprendizado e processos criativos, métodos ágeis e híbridos, e em evolução de AI (Inteligência Artificial, ou melhor, Aumentada, como prefiro me referir) e implantação de IoT (Internet das Coisas). Facilitador em Prospectiva, estudos de cenários Futuros e Desejáveis.

Leave A Reply