FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Navegar pelos conceitos e termos utilizados no campo de Estudos de Futuros e Foresight pode ser bastante desafiador. Por isso, com o objetivo de contribuir com o esclarecimento e a difusão desses conceitos, terminologias e ferramentas, o Grupo de Estudos Futuros Plurais vem trabalhando na elaboração de um glossário colaborativo de Futuros.

Este glossário possui caráter introdutório e sofrerá constantes revisões e alterações. A versão 1.0 do glossário está disponível também em formato pdf e é distribuída de forma gratuita licenciada sob Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).

Esperamos que este material contribua com a sua jornada exploratória de Futuros Alternativos e, caso tenha dúvidas ou sugestões de revisão, não deixe de entrar em contato com a gente.


Alfabetização de futurosProcesso de desenvolvimento de habilidades antecipatórias e imaginativas. Tornar-se fluente em Futuros significa adquirir a capacidade de imaginar Futuros e criá-los no presente, transformando a realidade e caminhando em direção a um cenário possível e desejável.

Análise de CenáriosCenários são descrições de caminhos alternativos de desenvolvimento futuro. Narrativas que ajudam a explorar possibilidades futuras e planejar para futuros possíveis. O planejamento de cenários utiliza histórias de futuros para desafiar pressupostos e reformular nossas percepções do presente. 

Análise STEEP
Processo de análise de fatores que podem influenciar os futuros do objeto de estudo, como forças de mudança, sinais de mudança e tendências. STEEP é um acrônimo para as dimensões: social, tecnológica, econômica, ambiental e política. (Variações: análise PEST ou análise PESTEL, incluindo a dimensão legal).

Antecipação
Processo de gerar futuros imaginários possíveis com base na compreensão dos caminhos da mudança atuais com o objetivo de gerar ações no presente.

Backcasting
Partir de uma visão de futuro “de trás para frente”, identificando estratégias e táticas necessárias para alcançá-la. Permite identificar oportunidades e obstáculos que poderão surgir à medida que nos movemos em direção ao futuro envisionado. 

Black Swan
Ver Cisne Negro.

Cisne Negro
Eventos ou fragmentos de conhecimento que estão fora das nossas expectativas usuais e que, portanto, não podem ser previstos. Termo que simboliza a inutilidade de previsões baseadas em experiências passadas. 

Cone de Futuros
Diagrama que representa uma série de futuros potenciais, categorizados em futuros absurdos, possíveis, plausíveis, prováveis, preferíveis ou desejáveis e por fim, futuros projetados.

Cone de Plausibilidade
Ver Cone de Futuros.

Counter Trend
Efeito cascata de uma tendência, seja positiva ou negativa, utilizado em análises de futuros alternativos.

Distopia
Cenário ou narrativa de futuro com características indesejáveis. Geralmente representa uma sociedade de sofrimento e injustiça. Antítese da utopia.

Estudos de Futuros
Campo científico de pesquisa de futuros alternativos que envolve acadêmicos e pesquisadores. Disciplina composta por um mosaico de abordagens, objetivos e métodos. Tratar de futuros no plural significa que o nosso futuro não é pré-determinado.

Forças Impulsionadoras de Mudança
Chamadas também de “drivers de mudança” ou “motores de mudança” são forças internas ou externas que moldam os desenvolvimentos futuros do objeto de estudo como novas leis, movimentos sociais, inovações tecnológicas e desafios ambientais. 

Forecasting
Ato de “prever”, projetar e prognosticar tendências de médio e longo prazo, em diferentes áreas, com base na observação de dados de mudança e análise de informações de diferentes fontes, considerando relevância, riscos e incertezas.

Foresight Estratégico
Combinação de metodologias e conceitos de Estudos de Futuros com Gestão Estratégica, aplicados de maneira transdisciplinar, a fim de investigar e antecipar mudanças e criar planejamento de médio e longo prazo. 

Futures Literacy
Ver Alfabetização de Futuros.

Futures Studies
Ver Estudos de Futuros.

Futures ThinkingVer Pensamento de Futuros. 

Futurismo
Uma ampla variedade de abordagens e movimentos na busca por explorar futuros alternativos, incluindo previsões, movimentos científicos, populares e especulações da sociedade.

Futuro Preferido
Aquele escolhido, pelo indivíduo, grupo ou organização, entre o grande conjunto de futuros possíveis.

Futuros Alternativos
Pressuposto de que o futuro não é pré-determinado e que existem diversas possibilidades futuras, considerando a incerteza e a complexidade na análise de futuros possíveis, plausíveis ou prováveis. Ver também Cone de Futuros.

Horizonte Temporal
Período de tempo determinado para o estudo de futuros alternativos. Quanto mais alongado o horizonte temporal, maior a probabilidade de mudanças do ponto de vista da realidade presente. 

Letramento em Futuros
Ver Alfabetização de Futuros.

Mega TendênciaMovimentos e mudanças de larga escala ocorrendo nos campos sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos, que se manifestam de forma consistente na realidade atual e que conduzem decisivamente o futuro. Mudanças aparentes e transformadoras que podem mudar a trajetória da economia global, alterando prioridades das sociedades, impulsionando inovação e redefinindo modelos de negócios.

Pensamento de FuturosFutures Thinking, ou Pensamento de Futuros, diz respeito às habilidades desenvolvidas pela prática de Estudos de Futuros e Foresight. Ver também Alfabetização de Futuros.

Prospectiva Estratégica
Ver Foresight Estratégico

ProtopiaNão é uma utopia e nem uma distopia. É uma realidade onde as coisas são melhores hoje do que ontem, embora só um um pouco melhores. Termo cunhado por Kevin Kelly.

Questão Focal
Do inglês “focal issue”. Questão ou decisão que é crítica ao futuro do objeto de estudo em um dado momento. 

Roda de Futuros
Ferramenta visual que ajuda a mapear impactos vinculados a mudanças específicas de um setor, indústria, empresa etc. Tem o objetivo de antecipar possíveis implicações e identificar oportunidades e ameaças para um negócio ou organização. Pode ser utilizada para levantamento de ideias para tomada de decisão e planejamento estratégico.

TendênciaUm padrão de mudança ao longo do tempo em alguma variável de interesse. Ter dados de tendência para alguma variável implica múltiplas instâncias dessa variável. Por exemplo: uma revolução na África é um evento; duas ou três revoluções exigiram estudos de caso comparativos; quinze revoluções em países da África em cinco anos constituiria uma tendência. Uma das mais óbvias e maiores tendências hoje é o aumento da população mundial.

Trends
Ver Tendência.

UtopiaUma realidade idealizada que pode ser construída no futuro. A palavra é atribuída a tentativas de construir modelos socioeconômicos melhores que os atuais. Qualquer sociedade real ou imaginária com muitas características desejáveis.

Vieses cognitivosTendência psicológica que resulta em “erros” recorrentes na maneira com que humanos recebem, processam, mantém ou se lembram de informações, fazem inferências ou previsões.

Visão
Declaração ou imagem aspiracional de futuro que um indivíduo ou organização está comprometido em criar. Diferente de cenário e futuro preferido.

Wild CardsEventos ou situações de baixa probabilidade e altamente impactantes. São frequentemente reconhecidos e conhecidos, mas subestimados. Possíveis de imaginar porém impossíveis de afirmar se acontecerão e quando acontecerão.


Referências e Fontes de Pesquisa:

Practical Foresight Guide Chapter 11 – Foresight Glossary. Shaping Tomorrow, 2013.
Futures Intelligence: How to Turn Foresight into Action, Edited by Tuomo Kuosa and Max Stucki. Futures Platform,  2021.
Foresight glossary, Centre for Strategic Futures & Civil Service College, Singapore.
A SELECTED FUTURES STUDIES GLOSSARY, Sohail Inayatullah, Dennis List, Ivana Milojevic, Wendy Schultz, and Shaping Tomorrow.
A Glossary of Terms commonly used in Futures Studies, Forward Thinking Platform, 2014.
The Millennium Project – Futures Research Methodology. V. 3.0. The Futures Wheel.  GLENN, Jerome C.
The Futures Cone, Use and History. VOROS, Joseph. 2017.
The Trend Management Toolkit: a practical guide to the future. KJAER, Anne Lise.  2014.
Future savvy: Identifying trends to make better decisions, manage uncertainty, and profit from change. GORDON, Adam. 2008.
Futures Studies, Foresight, Futurism, Futurology, Futures Thinking…What Name??? FERGNANI, Alex. 2020.


Participaram da pesquisa e elaboração do glossário:
Andrea Silva Pinto
Beatriz Liscano Rech
Cida Sampaio
Daniel Martins
Fabrícia Botelho
Fernanda Ebert
Fernanda Raquel de Chaves
Gisele Cristina Canhette
Graziela Morelli
Gustavo Machado
Juliana Brandão Magalhães
Karine Renata Oliveira Fetti
Kerlyng Cecchini
Laura Oliveira
Lorena Gurjão
Natalia Escallón Liévano
Pamela Celestino Alves
Pedro Ceron
Renato Caetano
Thayani Costa
William Albuquerque
Créditos da Imagem: Max Böhme on Unsplash
Última atualização: 24/06/2021
https://www.futurosplurais.com.br/glossario-de-futuros/
Share.
thayanic@gmail.com Costa

Praticante de Foresight Estratégico com especialização em Futures Thinking. Facilitadora de experiências de Estudos de Futuros. Fundadora da comunidade Futuros Plurais e Community Manager no Teach the Future Brasil.

Leave A Reply