Comunidade Futuros Plurais: FAÇA PARTE E AJUDE A CONSTRUIR FUTUROS PLURAIS
Estamos nos estágios iniciais de uma das grandes tendências do mundo dos negócios: há um crescente movimento global de conscientização sobre os impactos sociais e ambientais gerados por empresas de todos os tamanhos. Entre pequenos negócios e multinacionais, a busca de equilíbrio entre propósito e lucro está em pauta.
Como seria um futuro em que todas as empresas gerenciassem seu impacto com o mesmo rigor que fazem com seus retornos financeiros?
Os problemas mais desafiadores da sociedade não podem ser resolvidos apenas por governos e organizações sem fins lucrativos. Podemos aproveitar o poder dos negócios utilizando lucros e crescimento como um meio para um fim maior: impacto positivo para funcionários, comunidades e meio ambiente.
Em paralelo, observamos uma evolução significativa na consciência ambiental dos consumidores. A opção por escolhas sustentáveis e o aumento da pressão da sociedade pela produção e o consumo consciente.
Tais tendências nos levam a considerar um futuro alternativo em que seja comum que todas as empresas passem a medir e gerenciar seu impacto com o mesmo rigor com que medem seus retornos financeiros.
Um dos grandes atores deste movimento global é a certificação de empresas pelo Sistema B. O Sistema B está acelerando uma mudança de cultura global para redefinir o sucesso nos negócios e construir uma economia mais inclusiva e sustentável.
O que é Sistema B?
O Sistema B é um movimento global de líderes empresariais que procuram redefinir o conceito de sucesso nos negócios, para que um dia todas as empresas possam competir não apenas para ser as melhores DO mundo, mas para serem as melhores PARA o mundo.
A Certificação B trabalha para reduzir a desigualdade, diminuir os níveis de pobreza, um meio ambiente mais saudável, comunidades mais fortes e a criação de mais empregos de alta qualidade com dignidade e propósito.
A Empresa B:
- Compromete-se a criar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente (Propósito)
- Aumentar o dever fiduciário de acionistas e gestores incluindo interesses não financeiros (Mudança de Estatutos)
- Compromete-se a operar com altos padrões de gestão e transparência (Certificação)
- Forma parte de uma Comunidade (Declaração de Interdependência)
Empresas certificadas pelo Sistema B são organizações que atendem à altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito.
Como certificar minha empresa no Sistema B?
A certificação de empresas B vai além da certificação de produtos ou serviços. Ela mede todo o desempenho social e ambiental da empresa. A Avaliação de Impacto B avalia como as operações da sua empresa e como o modelo de negócios impacta seus colaboradores, a comunidade, o meio ambiente e os clientes. Desde a cadeia de suprimentos e materiais até possíveis doações de caridade e benefícios para funcionários.
O impacto positivo é apoiado por requisitos de transparência e responsabilidade. A Certificação B não comprova apenas onde sua empresa se destaca no momento atual – ela compromete a empresa a considerar o impacto das partes interessadas a longo prazo.
Conheça todos os requisitos para certificação, no site do Sistema B do Brasil.
O Sistema B oferece também um programa personalizado que ajuda as empresas a entenderem os impactos sociais e ambientais que geram e a descobrir as oportunidades de melhoria. Nesse programa, o Sistema B e seus parceiros facilitam o processo de diagnóstico da empresa, otimizando o tempo e o rigor da medição de seus impactos, direcionando a organização para que ela seja uma força de mudança para uma nova economia, mais humana e sustentável.