Seja forte, seja determinado, supere as expectativas. Isso pode ser feito. Isso pode ser feito.”
Stephen Hawking
No verão de 2018, a European Space Agency juntou-se ao grupo musical Vangelis e à família do cientista Prof. Stephen Hawking para transmitir uma mensagem marcando sua passagem para o Buraco Negro mais próximo. Nessa mensagem , Hawking reafirma que somos todos viajante do tempo caminhando juntos para o futuro:
“Eu estou muito ciente da preciosidade do tempo. Aproveite o momento. Aja agora. Passei a vida viajando através do Universo dentro da minha mente.
Por meio da Física Teórica, eu procurei responder algumas das grandes questões. Mas existem outros desafios e outras grandes questões que devem ser respondidas, e para isso será preciso também uma nova geração que seja interessada, engajada e tenha entendimento de ciência.
Como vamos alimentar uma população que cresce constantemente, fornecer água limpa, gerar energia renovável, prevenir e curar doenças e desacelerar mudança climática global?
Eu espero que a ciência e a tecnologia forneçam respostas para estas perguntas, mas precisaremos de pessoas, seres humanos com conhecimento e compreensão para implementar essas soluções.
Uma das grandes revelações da era espacial foi uma nova perspectiva para a humanidade. Quando olhamos a Terra do espaço vemos a nós mesmos como um todo; enxergamos a unidade e não as divisões. É uma imagem simples com uma mensagem inquestionável: um planeta, uma espécie humana.
Estamos juntos aqui e precisamos viver juntos com tolerância e respeito. Devemos nos tornar cidadãos globais.
Eu fui muito privilegiado, por meio do meu trabalho, de contribuir para o nosso entendimento do Universo. Mas este seria um Universo realmente vazio se não fosse pelas pessoas que amo e que me amam.
Somos todos viajantes do tempo caminhando juntos para o futuro. Mas precisamos trabalhar juntos para transformar esse futuro em um lugar que de fato desejamos visitar.
Seja forte, seja determinado, supere as expectativas. Isso pode ser feito. Isso pode ser feito.”
Stephen Hawking
Se você quer receber um choque de motivação, passear pelas ideias de Hawking, entender de uma forma leve e descontraída a biografia desse brilhante cientista e ser humano, sugerimos o documentário brasileiro do canal Nostalgia. Muito bem editado e num formato bem descontraído, foi assistindo a esse conteúdo que me inspirei a escrever esse artigo:
Nesse livro, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Houve um começo e haverá um fim? Existem outras dimensões além das três espaciais? E o que vai acontecer quando tudo terminar? Com ilustrações criativas e texto bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica das centenas de milhões de galáxias do universo. Para o iniciado, é uma bela representação de conceitos complexos; para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.
A Teoria de Tudo se baseia no livro de memórias “Travelling to Infinity: My Life with Stephen,” de Jane Hawking. A filme contará sobre o relacionamento do famoso físico Stephen Hawking (interpretado por Eddie Redmayne) com sua esposa Jane (vivida por Felicity Jones), desafiado pela doença de Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica. Esse filme rendeu Oscar a Eddie Redmayne em 2015.
Espero que a motivação para contribuir com o futuro desejado de Stephen Hawking encontre a sua motivação para contribuir com um futuro promissor para humanidade.