Como a aplicar a Gestão Ágil de Projetos na sua empresa?, por Marcelo Pimenta.
O mundo está mundo rapidamente e precisamos estar preparados para as novidades do futuro. Com isso, o jeito de gerenciar projetos vem se transformando. É preciso gerenciar expectativas cada vez maiores, em prazos cada vez mais curtos. O que foi planejado muitas vezes não atende mais às necessidades, pois o cenário mudou.
Como lidar com recursos escassos, exigência de resultados, profissionais pouco preparados e orçamento restrito? A solução para isso está na Gestão Ágil de Projetos. Neste artigo, Marcelo Pimenta, especialista em inovação, nos mostra como a gestão de projetos tem mudado em consonância com a nova realidade dentro das empresas e como é possível aplicar a Gestão Ágil de Projetos na sua empresa.
Primeiramente é preciso entender quando precisamos de um projeto.
Um projeto se faz necessário sempre que você precisa sair de uma situação atual e chegar à outra, ou seja, está diretamente atrelado ao objetivo que pretende alcançar dentro de um espaço de tempo. Pode ser realizado para a construção de uma casa, para o desenvolvimento de um website, dentre outras inúmeras razões.
Já não dá mais para pensar em projetos sem levar em consideração às transformações que enfrentamos hoje e como a tecnologia e o novo perfil do consumidor influencia no modo como as empresas gerem suas atividades.
Esses são alguns fatores que interferem diretamente na gestão de projetos.
- O cidadão conectado em rede
- Startups e os novos modelos de negócio
- Propósito Lowsumerism (Menos é mais)
- Experiência e colaboração
Por isso, cada vez mais é preciso repensar e criar projetos centrados no cliente e isso é muito desafiador. Os projetos precisam estar em sintonia com a realidade do negócio de forma rápida e dinâmica.
Como aplicar a Gestão Ágil de Projetos em sua empresa?
Para que uma empresa aplique a Gestão Ágil de Projetos é preciso compreender os novos conceitos e abordagens e proporcionar um ambiente em que os processos estejam cada vez mais interligados e com foco no cliente. A seguir, veja uma comparação que elaborei para exemplificar o novo modo de gerir projetos:
ENTENDER
Antigo: Pesquisa de Mercado
Atual: Design Thinking
Para entender o cliente e o mercado, antes as empresas contavam exclusivamente com pesquisas complexas. Hoje o Design Thinking oferece uma série de passos e ferramentas que dão ao empresário conhecimento realista e dinâmico em seus projetos.
EQUIPES
Antigo: Hierárquicas
Atual: Auto-gerenciadas
A antiga hierarquia vertical nas empresas dá lugar para equipes autônomas, com características e desafios próprios.
TAMANHO DO TIME
Antigo: O que for necessário.
Atual: Que possam comer 2 pizzas
A analogia das 2 pizzas mostra que os times estão cada vez mais enxutos responsáveis por áreas específicas.
ESTRUTURA
Antigo: Departamentos
Atual: Squads
Consequentemente, as estruturas das empresas são diferentes nos tempos atuais. O que antes chamávamos de setor ou departamentos, hoje consideramos como squads (uma referência às tropas em batalha). Os squads são separados não pela tarefa, mas sim pelo objetivo e etapa de relacionamento com o cliente, por exemplo, um squad de Aquisição de Clientes, pode conter profissionais de TI, de Marketing, de Financeiro, dentre outros.
PLANEJAMENTO
Antigo: Waterfall/Cascata
Atual: Scrum/Projetos Ágeis
Como apoio no planejamento dos projetos, existem metodologias capazes de auxiliar a empresa com abordagem ágil, como por exemplo, o Scrum.
EXECUÇÃO
Antigo: Cronograma completo
Atual: Sprints
No modelo antigo a execução se baseava em períodos longos até que se considerasse o objetivo final. Atualmente vê-se a execução como corridas curtas que precisam de resultados rápidos e com adaptações durante esse percurso.
ACOMPANHAMENTO
Antigo: Periódico
Atual: Diário
Justamente devido ao fato da execução ser mais rápida e ter a possibilidade de adequações durante o processo, o acompanhamento precisa ser feito diariamente, pois se houver algum erro, a correção pode ser feita instantaneamente e não há perda de tempo e investimento.
MÉTRICAS DE SUCESSO
Antigo: Finalização do projeto
Atual: Atingimento dos resultados
As métricas de sucesso do projeto, hoje, estão relacionadas à vários resultados e não somente a um. Ou seja, haverá mais indicadores que influenciarão na consideração final sobre o desempenho das equipes.
Confira no formato ou plataforma que preferir!
Confira todos os demais episódios do Programa MENTALIDADE PROTAGONISTA na plataforma que preferir!
Blog: Mentalidade Protagonista