As profissões do futuro serão construídas ao longo do caminho. O que já sabemos é que não podemos mais investir em profissões do passado.
Já existem pessoas que trabalham apenas algumas horas ao dia. Eu sou uma delas. Desde o ano passado venho pensando que trabalhar mais de 8h ao dia não era uma boa fórmula. Me roubava de boa parte do tempo de vida e há mais coisas que precisam ser vividas além do trabalho.
Em 2018, entrei a onda do “9 x 17” (trabalhar das 9 às 17h), e jamais pensar em trabalho no final de semana ou à noite em minha casa, onde descanso, estudo, cozinho e invisto meu tempo no degustar e observar a vida.
Comecei a trabalhar melhor, estou mais atenta, sou mais eficiente. A prosperidade, a abundância e o impacto do meu trabalho se multiplicaram de forma impressionante. Trabalharemos menos e melhor.
Queremos saber das profissões do futuro, mas será que é esta a pergunta?
As competências da moda serão irrelevantes em 2030 e 2050, o mundo digital já se tornou nossa nova rotina e a tendência é que o trabalho passe a ser uma parte da vida, mas não mais a maior ou a que nos define.
As profissões do futuro serão construídas ao longo do caminho. O que já sabemos é que não podemos mais investir em profissões do passado.
A tecnologia 5G se aproxima e ela é perigosa para a raça humana, porque nos desconecta cada vez mais da nossa essência coletiva e nos pluga de forma cada vez mais intensa à grande rede manipulada de sempre. Não podemos perder nossa identidade como raça em evolução.
As profissões que estão em extinção rapidamente deixarão de existir.
Como estão as suas habilidades para este mundo novo? Você já pesquisou sobre o futuro de sua profissão e quais são seus caminhos alternativos?
As crianças de hoje já nascem equipadas para a nova era. A grande crise não está na economia e sim no despreparo da maioria da população trabalhadora que ainda busca formatos que comprovadamente deixarão de existir.
Precisamos nos engajar nos movimentos coletivos e encontrar nosso espaço individual. Daqui para frente teremos mais de uma carreira e mais do que um trabalho ao longo da vida.
Leia também: [Mashup} Quem estará dirigindo? Um mashup sobre o futuro da industria automobilística.
Os jovens querem ser felizes no trabalho, que significa ser qualificado de forma transversal e trabalhar em algo nutritivo e não pautar as escolhas pelo salário ou pelo dinheiro, que passa a ser a ferramenta de uma vida plena.
Não terão a vida que tiveram as gerações anteriores. Serão livres para mudar sempre que necessário.
Você quer pertencer ao mercado nos próximos anos?
Dedique algum tempo para ver para onde seu segmento está andando, que outros trabalhos você poderia abraçar e o que precisa para estar preparado para as profissões que vem por ai.
Ser digital é condição, deixar a preguiça e a reclamação de lado também, assim como abandonar o sofá da vida onde as coisas caem no seu colo de forma automática ou acidental.
Somos os criadores de nossas vidas e de nossas carreiras. Não delegue seu futuro para empesas, para modismos, mentores ou para qualquer outro piloto que não você mesmo. A hora de ser e viver como adulto chegou.