fbpx
CURSO LINKEDIN

Minimalismo: menos excessos para mais equilíbrio.

MINIMALISMO : MENOS É MAIS?

estilo de vida minimalista O que vem à sua cabeça ao ouvir a palavra minimalismo? Você aí, já parou em algum momento e se questionou “O que é essencial para mim?”. Quantas vezes você se colocou em frente ao seu guarda-roupa lotado e afirmou “Não tenho nada para vestir”?

O tema do artigo de hoje é muito abrangente, mas primeiro vamos a explicação da diferença entre o que é minimalismo e o estilo de vida minimalista.

O minimalismo, tem muitas vertentes. Ele se aplica especialmente ao design, arte, arquitetura e moda, utilizando de linhas retas e cores sóbrias. Também pode ser encontrado no âmbito político, tratando do grupo ou indivíduo que exige o mínimo de reivindicações, propostas ou mudanças no sistema político. E muito mais.

Já o estilo de vida minimalista, segue essa tendência mais simplista, que tem como foco principal, o desapego, a utilização e retenção apenas daquilo que é essencial e elementar.

Estilo de vida minimalista.

estilo de vida minimalista

Muitas pessoas tem adotado esse estilo de vida. Como é o caso do youtuber Enrique Coimbra, criador do canal Enrique sem H. Ele afirma que 99% de suas posses cabem dentro de uma mochila de 37 litros.

Em mundo consumista e capitalista como o que vivemos, é possível que você veja o Enrique como uma espécie de novo hippie ou mesmo louco.

Leia também o artigo: Novas profissões estão surgindo: Criador de Conteúdo.

Mas será que ele está errado?

Existem muitos motivos que levam alguém a querer viver dessa forma.

Posso citar por exemplo, mais liberdade, economia e, sem dúvida, comprar uma passagem só de ida rumo ao autoconhecimento.

webserie-digital-futurotopia

Eu acredito que o que leva as pessoas a se tornarem consumistas de forma excessiva é a falsa crença de que quanto mais posses, mais felicidade se tem. Agora, reflita um pouco sobre o seguinte: você acha que existem mais pessoas ricas ou pobres (materialmente falando) que sofrem de doenças psíquicas como ansiedade e depressão?

O planeta pede ajuda e o minimalismo é a chave.

estilo de vida minimalista Não é segredo que o planeta precisa de ajuda. Da nossa ajuda e é por isso que sustentabilidade é o assunto mais importante desse post.

Não à toa, aplicativos como Uber e Airbnb viralizaram quase que literalmente do dia para a noite. Esses empresários tiveram uma grande sacada: utilizar o compartilhamento como forma de monetização.

Ervin László é um filósofo da ciência, teórico de sistemas e pensador integral que certa vez disse:

“Sustentabilidade é um termo complexo porque não estamos tratando de um estado estático, de simplesmente manter alguma coisa. O termo sustentabilidade geralmente é usado como o equivalente de salvaguardar a natureza, ou manter o status quo. Esse não é um conceito dinâmico e não está correto porque tudo está em evolução, em desenvolvimento. A sustentabilidade tem que ser, realmente, um desenvolvimento que é sustentável. Um tipo de desenvolvimento com o qual podemos arcar hoje que não seja às custas do amanhã”
Lowsumerism e minimalismo.

Com essa assertiva, me sinto seguro em dizer que o minimalismo pode ser visto como um parente próximo do conceito de lowsumerism, onde a ideia é consumir menos, utilizar de consumo cooperativo e produzir, plantar tudo o que se veste e come.

Se você ainda não se sente disposto a colocar em prática nenhuma das ações aqui mencionadas, eu te proponho mais algumas reflexões:

  • Quantos objetos você tem na sua casa, guardados com o pensamento de “um dia eu posso precisar”?
  • Há quanto tempo você não o(s) utiliza?
  • Ele se quer tem um espaço específico dentro da sua casa?

Por experiência e insights de conversas com pessoas, do meu círculo e fora dele, aprendi que tudo o que de fato é importante na nossa vida nos traz felicidade e tem um lugar importante. Desapague.

Comece a utilizar o minimalismo, ou melhor, o estilo de vida minimalista aos poucos, mas faça de alguma forma. Por você, como uma forma de protesto contra um sistema que levará toda a humanidade à falência ou simplesmente pela praia e floresta que você tanto ama e quer que seus descendentes tenham a oportunidade de amar igualmente.

Estilo de vida minimalista é uma forma de respeito e amor com tudo o que lhe cerca, inclusive você.

A seguir, um excelente contraponto de tudo o que quis trazer neste artigo em uma entrevista com Versace, que afirma com veemência seu posicionamento contra o minimalismo.

curso-oratória-futurotopia

Já leu essa aqui?

Deixe um comentário