FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O tema do artigo de hoje é muito abrangente, mas primeiro vamos a explicação da diferença entre o que é minimalismo e o estilo de vida minimalista.

O minimalismo, tem muitas vertentes. Ele se aplica especialmente ao design, arte, arquitetura e moda, utilizando de linhas retas e cores sóbrias. Também pode ser encontrado no âmbito político, tratando do grupo ou indivíduo que exige o mínimo de reivindicações, propostas ou mudanças no sistema político. E muito mais.

Já o estilo de vida minimalista, segue essa tendência mais simplista, que tem como foco principal, o desapego, a utilização e retenção apenas daquilo que é essencial e elementar.

Estilo de vida minimalista.

estilo de vida minimalista

Muitas pessoas tem adotado esse estilo de vida. Como é o caso do youtuber Enrique Coimbra, criador do canal Enrique sem H. Ele afirma que 99% de suas posses cabem dentro de uma mochila de 37 litros.

Em mundo consumista e capitalista como o que vivemos, é possível que você veja o Enrique como uma espécie de novo hippie ou mesmo louco.

Existem muitos motivos que levam alguém a querer viver dessa forma.

Posso citar por exemplo, mais liberdade, economia e, sem dúvida, comprar uma passagem só de ida rumo ao autoconhecimento. Eu acredito que o que leva as pessoas a se tornarem consumistas de forma excessiva é a falsa crença de que quanto mais posses, mais felicidade se tem. Agora, reflita um pouco sobre o seguinte: você acha que existem mais pessoas ricas ou pobres (materialmente falando) que sofrem de doenças psíquicas como ansiedade e depressão?

O planeta pede ajuda e o minimalismo é a chave.

estilo de vida minimalista

Não é segredo que o planeta precisa de ajuda. Da nossa ajuda e é por isso que sustentabilidade é o assunto mais importante desse post.

Não à toa, aplicativos como Uber e Airbnb viralizaram quase que literalmente do dia para a noite. Esses empresários tiveram uma grande sacada: utilizar o compartilhamento como forma de monetização.

Ervin László é um filósofo da ciência, teórico de sistemas e pensador integral que certa vez disse:

Sustentabilidade é um termo complexo porque não estamos tratando de um estado estático, de simplesmente manter alguma coisa. O termo sustentabilidade geralmente é usado como o equivalente de salvaguardar a natureza, ou manter o status quo. Esse não é um conceito dinâmico e não é um conceito dinâmico e não está correto porque tudo está em evolução, em desenvolvimento. A sustentabilidade tem que ser, realmente, um desenvolvimento que é sustentável. Um tipo de desenvolvimento com o qual podemos arcar hoje que não seja às custas do amanh`ã.

Lowsumerism e minimalismo.

Com essa assertiva, me sinto seguro em dizer que o minimalismo pode ser visto como um parente próximo do conceito de lowsumerism, onde a ideia é consumir menos, utilizar de consumo cooperativo e produzir, plantar tudo o que se veste e come.

Se você ainda não se sente disposto a colocar em prática nenhuma das ações aqui mencionadas, eu te proponho mais algumas reflexões:

Por experiência e insights de conversas com pessoas, do meu círculo e fora dele, aprendi que tudo o que de fato é importante na nossa vida nos traz felicidade e tem um lugar importante. Desapague.

Comece a utilizar o minimalismo, ou melhor, o estilo de vida minimalista aos poucos, mas faça de alguma forma. Por você, como uma forma de protesto contra um sistema que levará toda a humanidade à falência ou simplesmente pela praia e floresta que você tanto ama e quer que seus descendentes tenham a oportunidade de amar igualmente.

Estilo de vida minimalista é uma forma de respeito e amor com tudo o que lhe cerca, inclusive você.

A seguir um excelente contraponto de tudo o quis dizer neste artigo em um entrevista com Donatella Versace

Share.
Brendo Vitoriano

Copywriter em portal digital voltado para empreendedores e early adopters. SEO: utilização de diretrizes que melhoram o posicionamento dos artigos e do blog nos mecanismos de buscas. Wordpress: utilização da plataforma para escrita, edição e programação de conteúdos.

Leave A Reply