fbpx
CURSO LINKEDIN

Banco do Tempo – Uma alternativa ao sistema econômico.

Quem já leu o livro O Vendedor de Tempo muito provavelmente se encantou com a sacada do escritor Fernando Trias De Bes. Na história, a personagem principal procura virar empresário e depois de algumas dificuldades burocráticas, consegue uma espécie de licença ou patente para vender tempo. As confusões que isso acarretam, junto com o sucesso crescente de vendas, fazem com que a economia global quebre. No fundo, no fundo, trate-se de uma crítica ao sistema econômico e que ao mesmo tempo nos faz refletir sobre o bem mais valioso que possuímos: o tempo.

Agora, falando da vida real, existe algo muito parecido (tanto em potencial alternativo ao capitalismo, quanto em valorização do tempo de uma forma mais humana e justa), que é o Banco do Tempo.

Banco de Tempo é um sistema de organização de trocas solidárias que promove o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. No Banco de Tempo troca-se tempo por tempo; todas as horas têm o mesmo valor e quem participa compromete-se a dar e a receber tempo.

Leia também o artigo: Um pequeno guia para educar a sua mente

O que existe de mais valioso do que o nosso tempo? O banco de tempo é um espaço para trocas indiretas de habilidades, serviços e produtos não mediadas por dinheiro. Cada participante expõe o que tem a oferecer. A cada hora de serviço que realiza, recebe uma hora de crédito para se utilizar dos serviços disponíveis. Não tem juros, não tem dívidas, não tem burocracia complicada e nem enganações, pelo contrário – tem vizinho se conhecendo e se ajudando, tem espírito de solidariedade se desenvolvendo, tem paradigmas sendo quebrados e novos sendo criados, tem pensamento fora da caixinha, tem trabalho social e voluntário, tem sociedade inteira se beneficiando! Vamos reformular o conceito enganoso de que tempo é dinheiro, porque tempo é, na verdade, VIDA !

Veja essa episódio do canal Teze Onze do youtube uma entrevista com a responsável do Banco do Tempo de Brasília Nádia Nádila:

Banco do Tempo – Missão

Promover o intercâmbio entre talentos e necessidades da comunidade de forma responsiva baseada nos valores universais de qualidade de vida.

 

Banco do Tempo – Objetivos

Promover a melhora da qualidade de vida da comunidade através de projetos e oficinas gratuitas. – Criar estruturas envolventes para articulação dos sonhos e talentos – Promover um canal de comunicação aberto , reflexivo e responsivo.

A ideia central do Banco do Tempo é fazer com que as pessoas se tornem menos dependentes do sistema monetário, permitindo utilização de habilidades ou talentos como forma de pagamento pelos serviços prestados e o melhor: as trocas não precisam ser somente entre os o Joãozinho que faz bolo e quer aprender violão e a Maria que toca violão e precisa de um bolo de aniversário: uma vez que você prestou os seus serviços, você ganha horas que vão para um banco e você pode utilizá-las da forma como bem entender.

Curta a  ṕágina: Banco de Tempo de Florianópolis (https://goo.gl/tN3bEP) Assista aos videos em nosso canal do youtube: http://goo.gl/yo1RBL

Se você achou interessante segue informações retiradas da página de Facebook do Banco de Tempo de Florianópolis:

Para saber como o grupo funciona, siga as dicas abaixo

Para publicar no grupo, você precisa ser cadastrado (um associado):

👉 Formulário de cadastro: https://goo.gl/forms/a7ULyhu23Rr16LBW2

O que é o Banco de Tempo? https://www.powtoon.com/c/foIDcYSF9bP/2/m

👉 (Formulário de Transferência) Transferir créditos: https://goo.gl/mDKArN

👉 (Planilha de Créditos) Saldo e Movimentações: https://goo.gl/BqsCcz

👉 (Alteração de Cadastro) Informar alteração no nome ou descadastramento: https://goo.gl/fRcrJh

👉 Lista de Talentos www.btfloripa.com.br

👉 Alteração na Lista de Talentos: inbox com a Nessa Veiga

👉 Regras do BTF: https://goo.gl/hj3ZxY

Não ofereça serviços com pagamento em dinheiro, não somos um grupo de classificados! Membros que descumprem as regras são excluídos.

curso-oratória-futurotopia