fbpx
Digital Futurotopia

Lista de um Millennial #22: Pra quem quer entender gerações

Para quem ainda não sabe, em 2018 eu havia feito uma contagem regressiva mês a mês como forma de alerta que o tempo é curto e que é melhor utilizar de forma útil. Um ano passa rápido. A Lista da Semana foi uma ideia que tive no fim de 2018 para deixar mais saudável minha relação com a internet. Ficamos horas atualizando redes sociais, assistindo vídeos, navegando, mas muita coisa é inútil ou apenas um entretenimento bobo. A Lista é uma maneira de rastrear o conteúdo que consumo e criar um histórico, além disso é uma forma de curadoria de conteúdo onde eu compartilho temas interessantes que encontrei ou pesquisei na web.

1. Antropologia: Rosana Pinheiro – Made in China

Gosto do comparativo entre as políticas brasileiras e as chinesas em relação aos pequenos comerciantes e ambulantes, geralmente irregulares. A china abraçou esses pequeninos e descobriu uma forma de proteger e até fomentar suas atividades, enquanto no Brasil uma verdadeira guerra foi e é declarada ao mercado informal. As leis aqui dificultam a a regularização desses comércios, há uma propaganda negativida que coloca o comerciante em uma posição vulnerável, de risco e de ansiedade. Apesar de estranhamentos com alguns hábitos da cultura oriental, essas políticas deveriam ser aplicadas no Brasil.

2. Provocação: Internacionalização da Amazônia – Cristovam Buarque

Olha, sou 100% essa opnião. Ou internacionaliza tudo ou a Amazônia continua nossa!

 

3. Roda Viva: Paulo Francis (1994)

Não conhecia essa figura. Crítico feroz, mas ao mesmo tempo lúcido. Gostei da personalidade dinâmica dele, falava as maiores bobagens e logo em seguida grandes provocações inteligentes.

 

4. Engenharia e design: Formas nao convencionais e printer 3d

Não sei pra que serve, mas parece que um dia vai ser importante. Eu chuto que vamos usar pra peças de foguetes que vão pra Marte.

5. Poema: Nesta Pedra – Paulo Leminski

hahaha simples assim, né?

 

6. Literatura: Marçal Aquino – Encontros de Interrogação (2014)

Interessante sua visão sobre a concepção da criação de obras;

7. Memória nacional: Carlos Gomes

Ele tem várias estátuas espalhadas pelo país, inclusive está na Fonte dos Desejos perto do Teatro Municipal. Foi um compositor de várias obras de música erudita, do tempo antes de Villa Lobos. Tem músicas que todos conhecemos, deve ter sido um dos primeiros brasileiros a ser reconhecido lá fora, apesar de eu supor que nessa época ainda não havia um senso de nacionalidade forte.

 

8. Personalidade brasileira: Procópio Ferreira

Esse foi outro personagem interessantíssimo. O Procópio é pai da Bibi Ferreira, foi um grande ator do século XX. Gostei de sua história de vida, fascinante seu amor e dedicação pela arte

9. Música brasileira: Mariana Froes – Moça

Novíssima na área, mas já simpatizei.

 

10. Artista nacional: Kelvin Yule

Contraste de cor e objetos, impressões, estranhamento, provocador.

11. Compras: dois livros de sebo e ingressos para teatro

Dois livros de Carlos Drummond de Andrade.

12. Livro da semana: Just Kids – Patti Smith

 

Sigo lendo…

 

 

 

 

 

 

Já leu essa aqui?