FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

O impacto do novo coronavírus; por Mariana Fonseca

epidemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, infectou mais de 100 mil pessoas e já causou quase 4 mil mortes. O impacto se vê não apenas na saúde, mas também na macroeconomia e na operação de diversas empresas.

Nem mesmo as startups escapam das consequências da epidemia – e será preciso rever metas para este ano. É a opinião de diversos fundos de capital de risco, e também do espaço de inovação e de trabalho compartilhado Cubo Itaú, que fez uma transmissão ao vivo do tema.

O novo coronavírus já está sendo considerado o cisne negro de 2020 pelo fundo Sequoia Ventures, do Vale do Silício (Estados Unidos). Criado pelo autor Nassim Taleb, o termo significa um evento raro, com consequências imprevisíveis e de grandes proporções.

Mesmo com a possibilidade de ação governamental contra os efeitos da epidemia, as startups devem se preparar para o pior e reavaliar diversos pontos em sua operação. Em tempos de crise, apenas aqueles que se adaptam melhor aos cenários incertos sobrevivem.

LEIA TAMBÉM: 

DIGITAL FUTUROTOPIA: Uma websérie com profissionais de autoridade

O futuro é quântico. Quando a tecnologia nos ajuda a compreender novos paradigmas.

1 – Meta de trabalho presencial
rotina de trabalho (e de contato presencial intenso) é um dos primeiros pontos a serem revistos por qualquer startup. Alguns empreendimentos escaláveis, inovadores e tecnológicos já tomaram atitudes que servem de exemplo.

A plataforma de compra e venda de criptomoedas Coinbase sugeriu o trabalho remoto para todos os funcionários e reforçou a limpeza em seus escritórios para quem precisar comparecer presencialmente ao serviço. O aplicativo de mensagens Slack também aumentou seu número de trabalhadores remotos e deu algumas dicas de como o próprio mensageiro pode ajudar na comunicação virtual dos funcionários.

2 – Meta de vendas
Com menos conferências e eventos para participar, startups que dependem dessas atividades para promover seu produto ou serviço podem ver um baque em suas vendas.

A maior dificuldade em firmar relacionamentos sólidos usando apenas meios virtuais gera menos clientes potenciais. Mesmo que haja consumidores interessados, os ciclos de venda serão mais longos em um cenário de menos reuniões presenciais, analisa Tomasz Tunguz, sócio no fundo americano Redpoint ventures.

Por isso, ajuste sua meta de vendas e seja mais conservador para 2020. O Sequoia já percebeu que algumas startups não atingirão suas metas do primeiro trimestre deste ano.

3 – Meta de captação de investimentos
Levantar capital pode ser mais difícil em tempos de epidemia de Covid-19. De acordo com a Sequoia, muitos fundos também deixaram de investir após o estouro da bolha dos anos 2000. No caso do novo coronavírus, um agravante: as reuniões presenciais, fundamentais para fechar uma injeção de capital de risco, podem ser adiadas.

Alguns negócios sobreviveram e alcançaram muito sucesso após os anos 2000, como Google e PayPal. Pense em como você também pode superar tempos de cautela nos investimentos.

4 – Avaliação de mercado
Rodadas mais lentas também podem afetar a avaliação de mercado das startups. O valuation é definido na ocasião de um novo aporte ou evento de liquidez, como uma venda.

Se as negociações demorarão mais para acontecer, a atualização do valor do empreendimento também será afetada. Startups já investidas também podem ver seu valuation diminuir diante de uma taxa de crescimento menor do que a anteriormente projetada, segundo Tunguz.

5 – Meta de dinheiro em caixa
Se as vendas e o investimento externo podem demorar mais, é preciso que o empreendedor fique de olho no dinheiro em caixa. Esse capital de giro pode ser fundamental para enfrentar meses de crescimento abaixo do projetado.

De preferência, não conte com aportes externos de capital à sua startup no curto prazo. Pergunte-se: tenho um plano de contingência para suportar alguns meses ruins, com reserva de caixa ou com despesas que eu posso cortar sem afetar a essência do meu negócio?

6 – Gasto com marketing
Se é preciso controlar melhor o dinheiro em caixa e as vendas podem declinar, investimentos em marketing terão de ser mais eficientes. Avalie o retorno de cada ação de publicidade e propaganda, assim como o prazo de devolução do capital investido nela.

7 – Gasto com contratações
Da mesma maneira, as contratações também podem ser afetadas com a epidemia de Covid-19.

Esforços mais eficientes de marketing e projeções mais conservadoras de venda levam a uma menor contratação de funcionários. Avalie bem cada novo integrante ao seu negócio, diante de um capital de giro mais controlado. Afinal, cada funcionário é um investimento.


fonte:

O impacto do novo coronavírus

Share.
Moisés de Oliveira

Somos uma portal de conteúdo sobre tendências de futuros. Falamos sobre Tecnologia, Economia (Trabalho e Consumo), Ambiente e Sociedade, esses são os pilares de estudos furistas. Também falamos sobre transcendencialidade, assunto que ainda é tabu, porém muito necessário para entender para onde estamos indo.

Comments are closed.