FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Futuro da moda

A moda é conhecida pela importância de se antecipar e de se adaptar ao mundo em sua volta. Em Setembro de 2019, uma mulher se destacou diante do público ao usar uma máscara no desfile da Marine Serre em Paris

YOUTUBE IMAGE: FRANCE 24

Dando um salto para março deste ano no desfile da mesma estilista, já se via na passarela criações onde a máscara já era um acessório de destaque:

youtube image: france 24

Estratégias Cruciais

Antes da epidemia surgir, o cenário de 2020 já se mostrava desafiador. No video gráfico abaixo (em inglês) feito pela empresa de consultoria Mckinsey destaca 10 temas que serão cruciais para a sobrevivência da indústria da moda:

Economia Global: 1- Economia em alerta, 2- Mercados além da China;

Consumidor Shift: 3- Próxima Geração e Mídias Sociais, 4- Conveniência e Aproximação, 5- Sustentabilidade é Prioridade;

Sistema da Indústria da Moda: 6- Revolução dos Materiais, 7- Cultura Inclusiva, 8- Novos Competidores, 9- Novas Convenções de Distribuição,

Para o luxo, uma aceleração do inevitável

Stefano Guidi/Getty Images

Segundo o relatório “The State of Fashion 2020 Coronavirus Update” da Mckinsey, algumas empresas vão fechar o capital para gerenciar a situação sem a pressão do mercado, como pode ser o caso da gigante da cadeia de suprimentos Li & Fung. Ao mesmo tempo é sinalizado oportunidades para grupos estratégicos como LVMH e Kering, que terá capital para fazer novas aquisições de alvos que podem ser mais acessíveis uma vez quando tudo isso acabar.
Empresas independentes, incluindo Moncler e Prada, que já foram sujeitos de rumores de aquisição, agora podem ser mais receptivos a tais aberturas. O mesmo vale para casas como Salvatore Ferragamo, Brunello Cucinelli e até Ralph Lauren, enquanto as empresas de médio porte com receitas anuais na faixa de USD$ 100 a USD$ 500 milhões – vai lutar para competir contra o grupos, que controlam tudo, desde o abastecimento, cadeia até o varejo imobiliário. Na era pós-pandemia, a consolidação de o mercado de luxo só vai se intensificar.

Futuro da moda e a inovação de materiais:

Uma nova onda de inovação está alimentando uma mudança radical na moda. Tecnologia vestível, dados, automação e materiais desenvolvidos em laboratório terão um grande impacto no que as pessoas usarão no futuro. Desde o nascimento da costura e da tecelagem, a tecnologia sempre levou à evolução da moda. A Revolução Industrial mecanizou a produção permitindo a produção em massa.

Nos anos 60, materiais sintéticos como o poliéster decolaram, criando novas possibilidades para a moda. Agora, a convergência de novas tecnologias está abrindo possibilidades antes inimagináveis. A autodidata da moda, Dra. Amanda Parkes, está na vanguarda da mais recente reinvenção da indústria. Ela lidera a inovação na FT labs, uma empresa de capital de risco que investe principalmente em startups de tecnologia de moda disruptiva.

Entre essas startups está a corrida para encontrar a próxima geração de materiais renováveis ​​que podem ser cultivados em um laboratório. A seda tradicional é produzida a partir de larvas de insetos que formam os casulos, mais comumente bichos-da-seda. Mas, em vez de confiar nesses fios de insetos, está criando seda em tubos de ensaio. Os materiais bio fabricados eliminam a necessidade de animais e insetos e são uma maneira mais sustentável e eficiente de produzir matérias-primas.

Outras empresas estão criando alternativas de couro. Em vez de usar animais, os cientistas estão criando materiais bio fabricados a partir de folhas de abacaxi e até de cogumelos. A convergência de moda e tecnologia também oferece oportunidades para transformar não apenas roupas, mas também as pessoas que as usam. A Myant é uma empresa pioneira na criação de roupas que podem monitorar todos os seus movimentos. Os chamados tecidos inteligentes estão sendo apontados como a próxima fronteira da tecnologia wearable. Os fios são combinados com sensores eletrônicos para que os dados essenciais possam ser capturados do corpo humano.

Para criar roupas que possam monitorar a saúde e o preparo físico do usuário, a Myant reuniu equipes de pessoas que tradicionalmente não trabalham sob o mesmo teto. Os tecidos inteligentes podem mudar radicalmente o relacionamento dos consumidores com as roupas que usam, mas à medida que a tecnologia aumenta o ritmo das mudanças, como a indústria pode acompanhar o que os consumidores realmente querem?

Francesca Muston é a chefe de varejo da WGSN, a principal agência de previsão de moda do mundo. A equipe aqui usa dados grandes para analisar tendências políticas, sociais e ambientais, a fim de prever os novos visuais quentes de amanhã. A tecnologia está impulsionando uma explosão na escolha do consumidor, bem como a desconcertante variedade de design e criação de roupas. Para se manter, a indústria também está se voltando para a tecnologia. As tecnologias de aprendizado de máquina agora são fundamentais para a previsão de moda, identificando rapidamente padrões entre o crescente volume de dados. Da biotecnologia às mudanças demográficas, prever tendências não é mais uma arte, está se tornando uma ciência.

A reinvenção da moda

Segundo Jean Cherles de Castelbajac da Benetton, a chave para a reinvenção da moda é a valorização da aproximação e da autenticidade, sendo esse o momento ideal para dar um fim à sua arrogância.

Castelbajac acrescenta: por anos estamos falando de distopia, essa ideia que o amanhã é pior que hoje. Talvez eu seja uma cria da “era da utopia”, uma época em que o homem estava indo para a Lua maravilhando as pessoas e por isso acredito que quando tudo isso passar, surgirá uma nova renascença. Devemos tornar a moda mágica novamente. O caminho para mim é simples: Estamos em tempos do nosso renascimento, da reinvenção de nós mesmo, do repensar da nossas existências, privilegiando a esperança, o amor e os valores eternos, valores como criatividade e criação.

https://www.instagram.com/p/CDoB88AK4tl/

Fontes: The Economist, McKensey, France 24

Depois da Chuva vem o arco-íris:

Share.

Leave A Reply