FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Futuro dos escritórios: Escritórios icônicos se tornaram marca registrada das empresas de tecnologia. O Google tem o Googleplex, em Mountain View. A Amazon tem o escritório bolha, em Seatle. A Apple tem o Disco Voador, em Cupertino. A Salesforce tem a Tower, o arranha-céu de 61 andares em São Francisco. Mas, em março de 2020, quando o coronavírus chegou nos EUA, os fantásticos escritórios destas empresas ficaram vazios. E, agora, pode ser que eles nunca mais sejam como antes.

Twitter, Square e Shopify já avisaram que os funcionários não precisam voltar ao escritório este ano – todo mundo pode trabalhar de casa por quanto tempo achar adequado. Mas o anúncio mais elaborado partiu do Facebook: semana passada, em um livestream para funcionários, Mark Zuckerberg detalhou o plano para que, em cinco a dez anos, metade dos funcionários da empresa trabalhe fora do escritório. 

Empresas distribuídas, como a Automattic, Gitlab e Basecamp, já consolidaram anos de boas práticas, ferramentas e vantagens de ter uma força de trabalho remoto, a saber: trabalho assíncrono, aumento de satisfação e produtividade, possibilidade de contratar os melhores profissionais espalhados pelo mundo, menos tempo no trânsito e mais tempo perto da família. Mas as grandes empresas de tecnologia ainda estavam céticas. Então, o coronavirus aconteceu.

Entre as estatísticas de trabalho remoto com base no desempenho, 85% das empresas confirmam que a produtividade aumentou em sua empresa devido à maior flexibilidade. Além disso, 90% dos funcionários dizem que permitir acordos e horários de trabalho mais flexíveis aumentaria o moral dos funcionários, enquanto 77% dizem que permitir que funcionários trabalhem remotamente pode levar a custos operacionais mais baixos. O estudo da Amerisleep com 1.001 trabalhadores remotos descobriu que eles têm 57% mais chances do que o americano médio de estarem satisfeitos com seu trabalho. Além disso, quase 80% dos entrevistados descreveram seu nível de estresse típico durante a semana de trabalho como “não estressado”, ou apenas “moderadamente estressado”.

A crítica que o Facebook está recebendo é que irá diminuir o salários dos funcionários que optarem por morar em uma região mais barata do que o Vale do Silício. Mark pretende construir hubs menores, para apoiar funcionários espalhados pelo mundo. Os funcionários que começarão a trabalhar remoto serão aqueles que trabalham na empresa há mais tempo. O gigantesco espaço de escritórios em Menlo Park será povoado por novos funcionários, aqueles que precisam absorver a cultura da empresa.

futuro dos escritórios

Por mais que alguns funcionários estejam querendo voltar o quanto antes para o trabalho presencial, boa parte das pessoas que está trabalhando de casa pode nunca mais querer voltar ao escritório. Assim como a pandemia fortaleceu as compras online de uma forma irrevogável, pode estar transformando definitivamente nossa relação com nossas empresas.

Conheça os encontros virtuais Em Tempos de Quarentena com Marcos Piangers

Share.
Marcos Piangers

Autor best-seller, palestrante premiado e uma das maiores referências sobre paternidade e família do Brasil.

Leave A Reply