Futuro dos escritórios: Escritórios icônicos se tornaram marca registrada das empresas de tecnologia. O Google tem o Googleplex, em Mountain View. A Amazon tem o escritório bolha, em Seatle. A Apple tem o Disco Voador, em Cupertino. A Salesforce tem a Tower, o arranha-céu de 61 andares em São Francisco. Mas, em março de 2020, quando o coronavírus chegou nos EUA, os fantásticos escritórios destas empresas ficaram vazios. E, agora, pode ser que eles nunca mais sejam como antes.
Twitter, Square e Shopify já avisaram que os funcionários não precisam voltar ao escritório este ano – todo mundo pode trabalhar de casa por quanto tempo achar adequado. Mas o anúncio mais elaborado partiu do Facebook: semana passada, em um livestream para funcionários, Mark Zuckerberg detalhou o plano para que, em cinco a dez anos, metade dos funcionários da empresa trabalhe fora do escritório.
- Como a Automação de Marketing e Vendas pode blindar sua empresa em tempos de crise e ainda lucrar muito
- ActiveCampaign: Uma poderosa ferramenta para sua empresa lucrar mais
- Como NFTs vão revolucionar o Mundo
Empresas distribuídas, como a Automattic, Gitlab e Basecamp, já consolidaram anos de boas práticas, ferramentas e vantagens de ter uma força de trabalho remoto, a saber: trabalho assíncrono, aumento de satisfação e produtividade, possibilidade de contratar os melhores profissionais espalhados pelo mundo, menos tempo no trânsito e mais tempo perto da família. Mas as grandes empresas de tecnologia ainda estavam céticas. Então, o coronavirus aconteceu.
Entre as estatísticas de trabalho remoto com base no desempenho, 85% das empresas confirmam que a produtividade aumentou em sua empresa devido à maior flexibilidade. Além disso, 90% dos funcionários dizem que permitir acordos e horários de trabalho mais flexíveis aumentaria o moral dos funcionários, enquanto 77% dizem que permitir que funcionários trabalhem remotamente pode levar a custos operacionais mais baixos. O estudo da Amerisleep com 1.001 trabalhadores remotos descobriu que eles têm 57% mais chances do que o americano médio de estarem satisfeitos com seu trabalho. Além disso, quase 80% dos entrevistados descreveram seu nível de estresse típico durante a semana de trabalho como “não estressado”, ou apenas “moderadamente estressado”.
A crítica que o Facebook está recebendo é que irá diminuir o salários dos funcionários que optarem por morar em uma região mais barata do que o Vale do Silício. Mark pretende construir hubs menores, para apoiar funcionários espalhados pelo mundo. Os funcionários que começarão a trabalhar remoto serão aqueles que trabalham na empresa há mais tempo. O gigantesco espaço de escritórios em Menlo Park será povoado por novos funcionários, aqueles que precisam absorver a cultura da empresa.
futuro dos escritórios
Por mais que alguns funcionários estejam querendo voltar o quanto antes para o trabalho presencial, boa parte das pessoas que está trabalhando de casa pode nunca mais querer voltar ao escritório. Assim como a pandemia fortaleceu as compras online de uma forma irrevogável, pode estar transformando definitivamente nossa relação com nossas empresas.
Conheça os encontros virtuais Em Tempos de Quarentena com Marcos Piangers