FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

COMO CONSUMIDORES, ACREDITAMOS QUE QUANDO SEPARAMOS CORRETAMENTE NOSSO LIXO DE PLÁSTICO, TUDO SERÁ MAGICAMENTE RECICLADO.

Poluição Plático

Publicado anteriormente em Futurism, tradução @moisesmoss


Uma equipe internacional de pesquisadores está soando o alarme, alertando que nosso problema global de poluição por plástico pode estar se aproximando do ponto sem volta.
Em um novo estudo publicado na revista Science, os pesquisadores descobriram que o planeta está se aproximando de um ponto de inflexão. Os plásticos são um “poluente pouco reversível”, argumenta a equipe, uma vez que se degradam muito lentamente e estão sendo reciclados em taxas inferiores ao suficiente em todo o mundo.


O plástico está profundamente enraizado em nossa sociedade e contamina o meio ambiente em todos os lugares, mesmo em países com boa infraestrutura de manuseio de resíduos”

Matthew MacLeod, professor da Universidade de Estocolmo

“O plástico está profundamente enraizado em nossa sociedade e vaza para o meio ambiente em todos os lugares, mesmo em países com boa infraestrutura de manuseio de resíduos” disse Matthew MacLeod, professor da Universidade de Estocolmo e principal autor do estudo, em uma nota para a imprensa sobre a pesquisa.
Apesar da crescente conscientização sobre o problema, a poluição do plástico ainda está tendendo para cima, argumentou a equipe de McLeod – em outras palavras, estamos permeando todo o nosso ecossistema.

+ leia também:


Raiz do problema

Os pesquisadores acreditam que a poluição por plástico não é apenas uma questão ambiental, mas também política e econômica – a raiz do problema que precisa ser tratada primeiro.
“O mundo promove soluções tecnológicas para reciclagem e remoção de plástico do meio ambiente”, disse Mine Tekman, candidato a doutorado no Alfred Wegener Institute na Alemanha e coautor do estudo, na sinopse. “Como consumidores, acreditamos que, quando separarmos adequadamente nosso lixo de plástico, tudo será magicamente reciclado.”
Mas isso não é suficiente.
“A degradação é muito lenta e não é eficaz para interromper o acúmulo, então a exposição ao plástico envelhecido só aumentará”, disse Hans Peter Arp, pesquisador do Instituto Geotécnico Norueguês que também trabalhou na pesquisa.

O problema é ainda pior em ambientes remotos, onde os detritos não podem ser simplesmente limpos. A existência de microplásticos, minúsculas partículas encontradas em praticamente todos os lugares da natureza – até mesmo dentro de órgãos humanos – só aumenta o problema.

Ações drásticas

Em suma, são necessárias medidas de longo alcance.

“Reduzir as emissões requer ações drásticas, como limitar a produção de plástico virgem para aumentar o valor do plástico reciclado e proibir a exportação de resíduos de plástico, a menos que seja para um país com melhor reciclagem”, argumentou Tekman.

“Até agora, não vemos evidências generalizadas de consequências ruins, mas se o desgaste do plástico causar um efeito realmente ruim, provavelmente não seremos capazes de revertê-lo”, alertou MacLeod no comunicado. “O custo de ignorar o acúmulo de poluição persistente de plástico no meio ambiente pode ser enorme.”

TRANSFORMANDO AMEAÇAS EM FIOS

Em parceria com Adidas, o Parley Ocean Plastic® é criado a partir de resíduos plásticos reaproveitados, interceptados em ilhas remotas, praias e comunidades costeiras. Ele é utilizado como um substituto do plástico virgem no processo de fabricação dos artigos esportivos de alta performance adidas x Parley. Depois de coletar os resíduos plásticos das áreas costeiras, ele é tratado e enviado para os parceiros da cadeia de produção da Parley. Lá, ele é triturado e retrabalhado até virar um fio de poliéster de alta performance, o Parley Ocean Plastic™, usado na confecção da linha esportiva adidas x Parley, perfeita para o seu treino e para o meio ambiente.

Share.
Moisés de Oliveira

Somos uma portal de conteúdo sobre tendências de futuros. Falamos sobre Tecnologia, Economia (Trabalho e Consumo), Ambiente e Sociedade, esses são os pilares de estudos furistas. Também falamos sobre transcendencialidade, assunto que ainda é tabu, porém muito necessário para entender para onde estamos indo.

Leave A Reply