FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Este texto pertence a série Protopia Futures Framework

Parte 2: Protopia Futures Framework : Por que Protopia?

Parte 3: Princípios da Protopia: uma imersão no conceitos

Vieses de Futuro: Conhecendo Protopia Futures

Ao longo deste documento, foi feita uma escolha consciente de usar o pronome “nós”. O “nós” da Protopia são todos os envolvidos na montagem disso, sim, mas também os colaboradores do passado e do futuro, juntando-se a esta nossa comunidade em expansão gradual. Juntos, aprendemos a promover maneiras futuras radicalmente esperançosas e inclusivas de ver e estar neste mundo.

Estruturas culturais colaborativas de coleta e nutrição estão na própria origem de nossa espécie, apesar da prevalência histórica de relatos patriarcais e individualistas associados à mitologia dos caçadores. Através de nossas explorações, expressamos profunda gratidão a todos aqueles que nutrem o solo no qual as sementes da imaginação protópica podem germinar e crescer.

Fomos inspirados por pensamentos desenvolvidos não apenas nos últimos anos, décadas ou mesmo séculos, mas em milênios. Especificamente, este documento foi influenciado pelo trabalho revolucionário liderado por autores, ativistas e inovadores na vanguarda do feminismo negro e ativismo indígena, queer e deficiente. Algumas dessas mentes brilhantes incluem Aimé Césaire, Angela Y. Davis, Ruha Benjamin, Tyson Yunkaporta, Bruce Pascoe, Robin Wall Kimmerer, Alice Wong, Imani Barbarin, Arundhati Roy e Adrienne Maree Brown.

Muito dessa estrutura surgiu através de conversas com nossos parentes: família escolhida e colegas cujas contribuições foram vitais, não apenas neste texto, mas em todos os projetos que a @protopiafutures já lançou e ainda está para lançar no mundo. A gratidão é especialmente estendida a todos no coletivo Knowledge Exchange cujos insights diários continuam expandindo os horizontes protopianos. Consulte o final deste documento para obter a lista completa de créditos.

Em última análise, o “nós” de Protopia, bem como a própria estrutura, devem ser continuamente reexaminados e aumentados. Este não é um “manifesto” pontual, mas sim um andaime que será ajustado e ampliado a cada novo aprendizado (e desaprendizado). O que você está lendo abaixo é realmente uma soma de nossas perguntas, explorações e conversas do ano pandêmico de 2020-2021.

Vieses de Futuros — NO PLURAL

O discurso futurista mainstream tende a extrapolar o status quo e propõe vieses de futuros singulares e predeterminados. O problema com muitos desses vieses de futuros é que eles são limitadas pelas restrições e suposições das percepções dominantes da realidade. (*Radha Mistry).

Dentro do Protopia Framework, no entanto, posicionamos que não existe uma trajetória “futura” singular, mas sim um vasto escopo de muitos futuros alternativos. Ele é continuamente moldado não apenas por nossas ações, mas também por nossas inações e nossa apatia. Por isso, optamos conscientemente por usar o plural “futuros”, em vez do singular “futuro”, ao longo deste texto. Nosso trabalho é sempre destinado a envolver a pluralidade de possibilidades futuras – não um fio singular, mas sim o perímetro sempre mutável do provável, possível, plausível e, mais importante, desejável.

Tanto a ficção científica quanto as visões de previsão corporativa influenciam diretamente a realidade, e seus estereótipos predominantemente distópicos/utópicos geralmente limitam nossa compreensão do espaço de possibilidades das escolhas de amanhã. A pesquisa da Protopia pretende abrir essas portas da imaginação para que muitos outros possam “passar por elas” e levar nossas ideias além do que poderíamos fazer por nós mesmos. Estamos aqui para viajar juntos – com você – na elaboração de design de mundo de ficção especulativa e práticas de previsão que desafiam, em vez de consolidar ainda mais o status quo.

Images por Mario Mimoso e Monika Bielskyte.

Vieses de Futuros: A crise da imaginação de hoje.

Antes de avançarmos para o que queremos alcançar especificamente com o Protopia Framework, é importante entender por que esse trabalho é necessário.

Visite nosso Instagram | Participe da Comunidade Futurotopia Conheça o Marketplace

As narrativas históricas dominantes tanto na mídia de entretenimento quanto na educação trouxeram uma crise de nossa imaginação coletiva de futuros. Vieses de futuros atuam como marcadores industriais de “progresso” que nos levam a becos sem saída: a velocidade e os aspectos quantitativos de nossas tecnologias mecânicas avançaram para os paradigmas do século 21 – cultural, social e politicamente, no entanto, grande parte de nossas vidas permanece informada por uma multiplicidade de preconceitos e injustiças de séculos anteriores.

Essas narrativas falhas de progresso baseadas no colonialismo têm privilegiado teorias científicas traiçoeiramente incorretas, como o dualismo cartesiano, que distorcem qualquer compreensão verdadeira da comunidade humana e nossa complexa interdependência com toda a vida na Terra. As narrativas do “progresso colonizador” e do individualismo nos bloquearam de investigações científicas mais expansivas e descobertas inovadoras (*Mary Katherine Heinrich).

Vieses de futuros: DISTOPIA vs UTOPIA – Um falso binário.

Atualmente, as duas estruturas mais comuns para discutir o futuro são os opostos aparentemente polares da Distopia e da Utopia. Mas será que Distopia vs Utopia já era um binário ou esses conceitos são apenas dois lados da mesma moeda? Esse argumento é apenas mais uma manifestação do eu versus o “outro” enraizado no pensamento ocidental pela colonização como “coisificação” (Aimé Césaire, Le Discours Sur Colonialisme, 1954)? A maioria das utopias não foram distopias de outra pessoa e vice-versa? Em vez de serem quadros produtivos de investigação, as distopias e utopias são meras saídas de conteúdo neo-religioso para ideias dualistas de Céu, Inferno e o fetiche do Arrebatamento Apocalíptico?

Quais são as consequências tangíveis de formas tão restritas e monoculturais de definir nossos futuros? Quais poderiam ser as possibilidades de definições multiculturais e abertas (*Sydette Harry)?

Vieses de Futuros: Distopia – Escapismo do desespero e mapa do produto.

Vieses de futuros distópicos são geralmente descritos como desolados além do reparo e, consequentemente, na maioria das vezes fúteis para serem contratados ou recuperados. Qualquer ação que aconteça em tal cenário se parece muito com a dança cyberpunk no convés do Titanic.

Até agora, os vieses de futuros distópicos se tornaram tão óbvios e banais que são memes em vez de contos de advertência, escapismo de desespero e desculpas para inação e consumo adicional. Mas também, e possivelmente ainda pior: eles servem como roteiros de produtos para entidades como a Palantir de Peter Thiel, a tecnologia de vigilância preditiva profundamente racializada inspirada no Minority Report.

leia também:

Isso não quer dizer que, historicamente, advertências de vieses de futuros distópicos, especialmente por autores de origens marginalizadas, não tenham sido extraordinariamente prescientes e valiosas. Por exemplo, se nossos formuladores de políticas tivessem prestado atenção às lições de A Parábola do Semeador (1993), de Octavia Butler, poderíamos ter diminuído ou pelo menos estar melhor preparados para alguns dos aspectos mais desanimadores da última década: a guerra de desinformação – impulsionado ressurgimento da desigualdade, alienação, xenofobia, racismo, fascismo e colapso da biosfera.

A distopia de Butler soa verdadeira em 2021 EXATAMENTE porque os sistemas de opressão que ela critica permanecem. Além disso, suas experiências incorporadas como uma mulher negra, empobrecida e marginalizada no início de sua carreira de escritora, a posicionaram para ver as implicações sociais mais amplas dessas injustiças porque ela e aqueles em sua comunidade já estavam vivendo nessas distopias (*Ash Baccus-Clark) .

Vieses de Futuros: Utopia -Um projeto colonial

Ainda hoje, a maioria das figuras “mainstream” no campo da previsão posicionam as utopias como antídotos para os vieses de futuros distópicos. No entanto, essa abordagem tende a ser profundamente excludente, perpetuando o olhar e a experiência do privilégio, mesmo que com um toque “verde”. Deve-se dizer aqui que as “utopias ambientais” que não abordam a justiça racial, indígena, de gênero e deficiência são, na melhor das hipóteses, greenwashing e, na pior, ecofascismo.

Os Futuros Utópicos são geralmente vistos como tão “perfeitos” que só podem existir saltando prodigiosamente todas as desigualdades mais urgentes do presente. Consequentemente, eles são em sua maioria fechados à investigação crítica. Imaginações utópicas dizem respeito à comunicação de um mundo pacífico e magicamente pós-austeridade, no entanto, de alguma forma, a paz desses vises de futuros é sempre paz sem justiça.

Uma história não caiada de branco nos conta uma história de horror dos sonhos de cima para baixo do século 20 da “sociedade perfeita” se transformando em pesadelos eugênicos e genocidas. Devemos lembrar que o extermínio de judeus, ciganos, homossexuais e deficientes pelo Terceiro Reich foi visto como um meio de alcançar uma utopia ariana. Ainda em 1994, o apartheid era a utopia dos africâneres, com o preço pago por todos “um tom mais escuro” que o branco.

O capítulo mais recente desses pesadelos “utópicos” apresenta evangelistas do Vale do Silício vendendo tecnologia para “conectar toda a humanidade”, que rapidamente mudou para o capitalismo de vigilância extremo – mercantilizando cada interação, radicalizando-nos por cliques, explorando-nos como produtos e destruindo o próprio fibra do nosso tecido social.

E, no entanto, mesmo com tudo isso se tornando um registro público, o melhor que muitos “líderes de pensamento” futuristas parecem propor para o século 22 é o absurdo do crescimento econômico sem fim baseado em “tecnologia exponencial”.

Os ideólogos do exponencialismo estão arrastando a mentalidade do “Iluminismo” para seus futuros projetados sem nenhuma análise real das consequências da exploração colonial e capitalista que se estendem do passado ao presente e ao futuro. Essa mentalidade tecno-utópica depende de um crescimento econômico extrativista ilimitado e encobre toda consideração genuína pelas extinções culturais e da biosfera que inevitavelmente acontecem na esteira desse crescimento. As principais ofertas dessas ideias de expansão material infinita em um planeta finito são sempre tecno-correções mágicas e, é claro, o colonialismo espacial como seu deus ex-machina.

O mito da tecnologia como salvadora aponta para um mito cristão subjacente que marginaliza outras narrativas e fés (*Phoenix Perry). Como podemos ver, ambas as iterações históricas e contemporâneas da visão utópica estão muito atoladas em ilusões de grandeza colonizadora: um insulto total à vida planetária E à nossa humanidade compartilhada.

Então, perguntamos aqui: algum desses conceitos binários pode representar verdadeiramente o tecido complexo de nossas realidades vividas ou eles os reduzem?

Este trabalho foi feito com contribuições vitais e conselhos de edição por (em ordem alfabética): Ash Baccus-Clark, Alina Negoita, Amber Case, Angie Davis, Ari Kuschnir, Carmen Aguilar Y Wedge, Caroline Barrueco, Charles Shafaieh, Dorothy R. Santos , Efflam Mercier, Gemma Milne, Ibtisam Ahmed, India Osborne, Jamie Perera, Jenka Gurfinkel, Jess Vovers, Joseph Purdam, Kayus Bankole, Kefiloe Siwisa, Kevin Bethune,Lidia Zuin, Luisa Ji, Mark Gonzales, Mary Katherine Heinrich, Phoenix Perry, Pumla Maswangany, Radha Mistry, Rasigan Maharajh, Regina Walton, Romi Ron Morrison, Sarah B Brooks, Sydette Harry, Tiana Garoogian, Tyson Yunkaporta.
Images by Mario Mimoso & Monika Bielskyte. Logo by Kazuhiro Aihara. Text originally commissioned for #SkyAnyColour curated by Errolson Hugh & Rod Chong.

Este artigo foi originalmente publicado aqui.

Tradução: Moisés Moss

Edição: Brendo Vitoriano

Gostou? Continue acompanhando a série Protopia Futures Framework para o texto completo.

Parte 2: Protopia Futures Framework : Por que Protopia?

Parte 3: Princípios da Protopia: uma imersão nos conceitos

Share.
Monika Bielskyte

Pesquisadora de futuros, designer futurista. Trabalhando para mudar a imaginação popular acerca de Distopia/Utopia através do @ProtopiaFutures. Nove anos como nômade digital.

Leave A Reply