FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

No momento de transformações profundas, o Dia Mundial do Futuro reúne estudiosos sobre o futuro em eventos em diferentes partes do planeta.

No próximo 1º de março, especialistas em estudos sobre futuros participam durante 24 horas, em diferentes fusos horários, de encontros do Dia Mundial do Futuro. As atividades têm o objetivo essencial de alertar jovens e seus pais, professores, gestores e autoridades sobre a necessidade urgente de colocar a “alfabetização sobre futuros” na agenda das prioridades da sociedade. 

Em especial, as reflexões de futuristas globais têm como foco principal os nascidos no século atual. São os adolescentes e jovens adultos que vão viver mais intensamente os efeitos das transformações determinadas pela revolução digital. Com a aceleração tecnológica e das mudanças sociais, econômicas, políticas e ambientais, entre outras, eles serão os principais protagonistas da construção de uma nova história da humanidade. 

O futurista Gerd Leonhard, um dos principais nomes do futurismo do planeta dizia, antes da pandemia, que o mundo viveria 200 anos em 20. Os problemas de saúde provocados pela Covid-19 aceleraram ainda mais o processo,  o que levou à revisão das suas projeções. As mudanças estão ainda mais aceleradas. E a antecipação das tendências se torna mais essencial ainda. A crise sanitária demonstrou que tecnologia disponível já tem potência suficiente para provocar grandes impactos em todas as dimensões das atividades das pessoas.

A “alfabetização sobre futuros” envolve basicamente o aprendizado de estratégias de identificação e análise dos possíveis acontecimentos que vão transformar rotinas, crenças, valores e comportamentos nos próximos anos. O processo envolve a compreensão das certezas e incertezas já esperadas e, com uso de técnicas específicas, promover a construção de propostas de intervenção na vida de indivíduos e da coletividade. 

Conversas globais e locais

Durante todo o dia 1º de março, os especialistas de todo o mundo participam das discussões sobre os temas relacionados às transformações que vão impactar as sociedades a médio e longo prazos. Mesmo destinado aos jovens, as atividades do Dia Mundial do Futuro são essenciais para todas as idades. 

Os organizadores reforçam a proposta de uma iniciativa intergeracional. Os encontros são realizados ao vivo no Zoom. A transmissão começa pela Nova Zelândia, seguindo  a jornada por diferentes fusos horários pelo planeta como Holanda, Estados Unidos e México.

No Brasil, Teach The Future (TTF Brasil), movimento de profissionais engajados em disseminar uma cultura de atenção em relação ao futuro, responde pela participação de jovens brasileiros nas conversas. 

O Dia Mundial do Futuro é realizado anualmente no dia 1º de março. O Teach the Future Brasil irá promover uma conversa ao meio dia (hora Brasilia), O tema central é sobre o futuro do trabalho: o que está acontecendo, o que poderá acontecer nos próximos 10 anos, eventos inesperados que poderão ocorrer e as visões, receios e desejos dos jovens na relação com esse futuro do trabalho.

Jovens como protagonistas

 “Queremos garantir que os jovens ocupem o espaço dessa conversa. Afinal, é do futuro deles que estamos falando. O Projeto Millennium e o movimento Teach the Future, junto com parceiros e amigos, estarão juntos na orquestração dessas vozes jovens”, assinalam os organizadores brasileiros. 

 Convocação

Quer ouvir visões de futuro dos jovens e conversar com eles sobre o futuro do trabalho? Então participe da sessão que o Teach the Future Brasil irá promover especialmente para nossa comunidade.

 Encontro intergeracional

Você quer participar desta conversa intergeracional com pessoas de todas as idades? 

Traga  suas ideias sobre o futuro ou venha apenas ouvir o que outras pessoas, mais jovens ou mais velhas que você, têm a dizer.

Sobre o Dia Mundial do Futuro

O Dia Mundial do Futuro é um evento anual, iniciativa de dois grandes think-tanks  que em 2013 inauguraram uma conversação global sobre o futuro:  Humanity+ e  Millennium Project Trata-se conversa on-line durante 24 horas em todo o mundo no 1 de março,  em que futuristas, pesquisadores, e públicos em geral discutem o futuro. O Millennium Project, um think tank participativo que estuda o futuro de diferentes temas, sediará uma conversa especial para adultos sobre o futuro em colaboração com a Associação de Futuristas Profissionais (APF), Humanity+, Global Futures Literacy Network da UNESCO, a Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS) , e a Federação Mundial de Estudos do Futuro (WFSF).

Sobre o movimento Teach The Future

Teach the Future é um movimento global que promove a alfabetização do futuros para estudantes e educadores. Sua aspiração é que todo jovem esteja preparado para navegar em um mundo incerto e possa imaginar e criar seu futuro preferido. O movimento ensina habilidades de pensar futuros a estudantes e educadores em todo o mundo e os inspira a protagonizar futuros desejados.

Mais informações: 

https://www.teachthefuture.org/event-details/world-futures-day-young-voices?lang=pt

Contato para mais informações: peter@teachthefuture.org

Share.
Carlos Teixerira

Jornalista, criador e produtor do Radar do Futuro, site de notícias e análises, especializado em identificação de tendências e dos impactos das transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas nas profissões, setores e na sociedade.

Leave A Reply