FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Tem coisas que as pessoas falam, mas só quando você vive entende de fato o que aquilo significava.

Tipo ir a Dubai. Ou entrar numa pirâmides no Egito.  Você pode até imaginar. Mas só depois que você vai é que você realmente entende. 

Por muitas vezes eu ouvi:

– Depois que você for a Índia, nunca mais você vai ser o mesmo.

Eu não duvidava, mas também não ficava imaginando como seria.

Pois posso dizer que desde dezembro, quando tive a oportunidade de estar apenas oito dias em Nova Delhi, Agra e Jaipur, venho aprendendo tanto, que hoje decidi compartilhar com vocês uma reflexão.

Era uma vez três deuses:

  • Brahma – O Deus da criação – Foi ele que criou tudo.
  • Vishnu – Deus da preservação – É o responsável pela manutenção das coisas, para que tudo aconteça
  • Shiva –  Deus da destruição – Ele é rei das mudanças. Ele destrói e dá lugar para que o novo floresça.

De forma infantil, essa é a “divina trindade”, ou trimurte,  a parte manifesta tripla da divindade suprema da religião hindu. 

E como quase tudo na Índia, as lendas, os ritos, as tradições e as crenças sempre estão presente como forma de reforçar valores e hábitos e valores (desde a massala até a yoga).

+ leia também:

Dessa maneira, sem pedir que você se torne devoto dos deuses hindus, mas da mesma maneira que você entende que por trás de histórias como o Chapeuzinho Vermelho existe um “sentido” e uma “moral da história”, podemos ter o mesmo sentimento com relação a essa tradição.

Brahma é o deus da criatividade e do intelecto. É a ele que devemos agradecer tudo que temos e reverenciar e cuidar de nossa mente, do que pensamos do que podemos aprender e reaprender.

Vishnu é quem cuida das rotinas. É a ele que devemos orar pela disciplina e pela verdade. Você se alimentar bem, fazer exercício, pensar e fazer positivo, ter foco, disciplina, não procrastinar manter essa “ordem” é que nos mantém como humanos com atividades, metas e objetivos.

E é para Shiva a quem devemos agradecer quando chegam as tempestades, a chuva, os ventos, a pandemia. Pois sem a destruição não há espaço para o novo. A nova safra só vem depois que a anterior foi colhida (não há outra maneira). Há tempo de plantar e tempo de colher. De adubar, de cuidar e de tirar os inços.

Assim como, TENHO CERTEZA, sempre que você vai pela estrada afora, bem sozinhx, levar os doces para a vovozinha você fica atentx ao lobo mau, permita-se a partir de hoje entender essa outra forma de ver o mundo.

#mentalidades #tradicoesindus #licoesdaindia

Share.
Marcelo Pimenta

Também conhecido como Menta, Marcelo reúne as competências de jornalista, professor e empreendedor, por isso suas palestras, cursos e workshops são reconhecidas pela qualidade e pela capacidade de sensibilizar e envolver o grupo. _Pioneiro da Internet no Brasil, com 20 anos de experiência como empreendedor digital. – Professor universitário desde 1996. Desde 2011 é o responsável pelas disciplinas de Gestão da Inovação e Design Thinking na ESPM/SP. – Editor de livros e cartilhas sobre empreendedorismo, inovação e modelo de negócios, incluindo o TREM (Trilha de Referência para o Empreendedor), Ferramentas Visuais para Estrategistas e Passo-a-passo para negócios inovadores. – Consultor credenciado ao Sebrae, nas áreas de marketing, vendas e negócios, para o qual já desenvolveu mais de uma centena de palestras, workshops e projetos de abrangência nacional e locais, em quase todos os estados brasileiros. Marcelo representa o Brasil na Rede Acadêmica NetExplo que, com o apoio da Unesco, identifica todos os anos as principais inovações digitais que afetam a sociedade.

Leave A Reply