fbpx
CURSO LINKEDIN

Ansiedade: Viva o futuro no tempo certo!

Com tantos avanços da tecnologia e mudanças no mundo, surge também a dificuldade em se adaptar ao novo, as pessoas ainda estão aprendendo a conviver com tantas variantes, com isso o nível de estresse e ansiedade tem aumentado gradativamente, principalmente no Brasil, que é o país mais ansioso do mundo e o quarto mais depressivo.

A preocupação com o futuro tem ocupado a nossa mente, nós vivemos com o pensamento naquilo que muitas vezes não irá acontecer. Quando passamos a ter esses pensamentos, surge em nós um sinal de alerta (estou em perigo!), chamado ansiedade. E com ele os sintomas: boca seca, frio na barriga, dificuldade de respirar, aperto no peito e aumento das batidas do coração.

Sentir ansiedade uma vez ou outra não é problema, mas hoje ela tem se transformado em algo constante, temos criado um futuro tenebroso e sentimos esses sintomas o tempo todo, o resultado disso pode ser uma saúde mental destruída e em alguns casos acarretar um tipo de transtorno, como a crise do pânico ou fobia.

Leia também o artigo: Um pequeno guia para treinar a mente.

Ansiedade, a doença que mais afeta pessoas no mundo: Como tratar?

ANSIEDADE-TRATAMENTO-FUTUROTOPIA

Existem 3 recursos utilizados para o tratamento: a psicoterapia, psiquiatria e indústria farmacêutica, com os medicamentos sendo utilizados para minimizar os sintomas. Medicação não trata a ansiedade, ela é somente uma barreira física. Quando se inicia o gatilho de pensamento que instaura o pensamento no futuro, ele é mandado para o sistema límbico, na base do cérebro, responsável por ativar as emoções, a partir daí começamos a sentir os sintomas, que podem desenvolver compulsões por compra ou comida. Nesse momento é utilizada a medicação que joga uma barreira entre o que você pensa e o que você sente. Após o efeito da medicação, o sentimento volta.

LINKEDIN-CURSO-futurotopiaA solução para minimizar esses sentimentos é cortar os gatilhos mentais. Uma dica é anotar todos os seus pensamentos, assim você conseguirá entender qual o seu padrão de pensamento. Comece a perceber seus pensamentos e quando vier algum negativo transforme-o em positivo. Se você pode visualizar algo negativo também pode visualizar algo positivo. Fazendo isso, você conseguirá mudar o seu padrão de pensamento.

Para os empreendedores que vivem num cenário cheio de incertezas, onde não há como planejar algo, o medo e a ansiedade podem trazer complicações nas tomadas de decisões. Por isso o empreendedor precisa manter a cabeça no lugar e controlar seus pensamentos, principalmente os negativos. Não viva o seu planejamento, viva um dia de cada vez e faça o máximo para esse dia ser incrível.

Este conteúdo faz parte dos encontros semanais do Clube de Aceleração Protagonistas. A seguir você confere o vídeo e o podcast da primeira parte do Programa, com Vasco Patú, para você compreender ainda mais sobre como a ansiedade pode atrapalhar seu futuro.

Confira no formato em que preferir!

Confira todos os demais episódios do Programa MENTALIDADE PROTAGONISTA na plataforma que preferir!

Blog: Mentalidade Protagonista

 

 

 

Já leu essa aqui?