FERRAMENTAS DIGITAIS & INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Use as Inteligências Artificiais

Sem saber qual ferramenta de automação de marketing e vendas escolher? Conheça o nosso testador de ferramentas.

Quer conhecer as últimas novidades em Inteligências Artificiais? Conheça o nosso diretório de I. A.

Muitas são as definições possíveis para responder o que é Meditação. Desde os tempos mais remotos, discípulos, estudiosos e alguns Mestres/algumas Mestras se aventuram neste grande desafio de definir o inefável e de tocar através de conceitos e palavras o que é  intangível para essa linguagem. 

Meditação não é conceito, é experiência. Não é estudo, é prática. Mesmo assim, algumas definições chegam bastante próximas do que de fato é esta prática, e embora não transmitam a experiência, exprimem muito bem a ideia do que seja. Uma destas definições possíveis é: “Meditação é uma experiência direta de Deus”.

Compreender esta ideia não necessariamente nos auxilia a dar um passo em direção a experiência que ela propõe e por isso surge então uma pergunta: Como viver a Meditação? Como ser tomado por essa experiência? A resposta é a atenção. 

É somente quando você está atento/atenta que absorve o máximo de um determinado momento. No instante em que permaneces integralmente atento/atenta, você desaparece, você se torna a experiência em si. 

+ Leia também: Entenda o conceito de Neohumanismo

Ao prestar atenção profundamente nas palavras de um amigo ou de uma instrutora, você perde a noção de si mesmo por um instante e se torna a situação.

A esta experiência, chamamos Meditação.

Não me refiro a perda de noção de si mesmo por uma amnésia mas sim por lembrança; lembrança e conexão com o seu Eu profundo, com o seu Eu Real.

O primeiro dos passos para integrar esta prática em nosso dia a dia é o exercício e treino da atenção. A atenção desenvolve a consciência e uma consciência desenvolvida é o berço do Amor Altruísta, do Amor Divino. 

De que forma desenvolvemos nossa atenção? 

Com o intuito de viver a Meditação, sugiro que você realiza tanto quanto puder o exercício de retomar a atenção ao momento presente. Há três coisas que sempre estão presentes, o seu corpo e portanto suas ações/comportamentos, sua respiração e seus sentidos.

Treinando a atenção a partir do seu corpo: 

Observe frequentemente a si mesmo, de modo a perceber como está seu batimento cardíaco, como estão os seus músculos, se contraídos ou relaxados, se há alguma parte dolorida, quais os movimentos seu corpo desenvolve enquanto toma uma xícara de chá ou enquanto se alimenta. 

Atuar com a consciência através dos movimentos é uma das formas de desenvolver a atenção. 

Treinando a atenção a partir da sua respiração: 

Seja em andamento e movimento ou quando estiver parado, analise como está o seu fluxo respiratório, o ritmo, intensidade e profundidade.

Observe que naturalmente – na maioria dos casos –  sua respiração irá acalmar. Permaneça o maior tempo possível em percepção dos seus ciclos respiratórios e assim desenvolverá paulatinamente a sua atenção a partir da respiração.

Treinando a atenção a partir dos seus sentidos: 

Aqui o leque é bastante grande, no entanto sugiro uma prática para cada sentido.

Audição: Ouça uma música permanecendo atento a todos os sons, a todos os instrumentos.

Tato: Sinta o toque dos seus pés em contato com o solo durante o seu caminhar (de preferência ser feito de pés descalços).

Paladar: Aplique-se em saborear cada etapa e cada momento durante o processo de ingestão de alimentos.

Olfato: Visite um campo florido ou um jardim e caminhe por este local sendo guiado pelo seu olfato, toque nas plantas para que elas liberem suas fragrâncias e atente-se às memórias ou sensações que cada cheiro lhe traz a mente.

Visão: Contemple uma obra de arte ou uma paisagem, seja ela qual for.

Todas essas são formas de conectar-se ao presente e logo, desenvolver sua atenção.

A atenção é uma premissa à Meditação, quando se recordar, ocupe-se neste singelo trabalho e sua experiência meditativa será adiantada.

Share.
Helio Gabriel

Hélio Gabriel é instrutor de Meditação, Yoga e de Filosofias Aplicadas Orientais. Atua ministrando práticas de Meditação, como também Cursos e Palestras que tratam sobre a Espiritualidade e Esoterismo das tradições Taoístas, Budistas, Tibetanas, Yoguis e Xamãnicas. Iniciou seu processo de imersão nas Filosofias Orientais há 11 anos e desde então vem se dedicando a compartilhar estas Milenares Artes de Viver.

Leave A Reply